Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

O zumbido das moscas incomoda você? Pois saiba que elas podem trazer problemas bem mais sérios. Quando esse inseto pousa numa superfície, é capaz de transmitir parasitas que afetam a saúde de pessoas, animais e até plantas.

Por isso, vale a pena conhecer algumas medidas de controle de pragas. Fique conosco para saber os detalhes.

Que tipos de problemas as moscas trazem?

As moscas podem causar vários problemas, principalmente quando aparecem em áreas de manipulação de alimentos. Algumas das preocupações associadas a esses insetos incluem:

Transmissão de doenças

Moscas entram em contato com materiais contaminados, como lixo, fezes e alimentos em decomposição. E, após isso, podem carregar microrganismos patogênicos nas patas.

Ao pousarem em superfícies limpas, elas acabam espalhando bactérias, vírus e outros parasitas. Risco sanitário na certa!

Contaminação de alimentos

Como carregam micróbios, o simples contato das moscas com qualquer alimento pode torná-lo impróprio para consumo. Aliás, fica o alerta sobre padarias e lanchonetes em geral: se tem inseto rondando o balcão, é sinal de que o estabelecimento não segue cuidados básicos de higiene.

Prejuízos a animais

As moscas são verdadeiras ameaças aos animais, sejam eles domésticos ou de rebanho. Quando pousam nos bichos, essas pragas podem transferir patógenos para a pele, as mucosas ou mesmo feridas existentes, causando infecções.

Os animais do campo, como bois e ovelhas, são particularmente vulneráveis. Porém, cães e gatos também têm risco de desenvolver inflamações de pele ou problemas gastrointestinais.

Doenças transmitidas por moscas

Cerca de 30% dos parasitas encontrados em moscas varejeiras são bactérias patogênicas, ou seja, capazes de causar doenças em pessoas. Essa informação vem de um estudo realizado por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da PennState University, dos Estados Unidos, e da Nanyang Technological University, de Cingapura.

Trata-se de um índice alto, que espantou inclusive os pesquisadores envolvidos. Veja quais enfermidades podem estar associadas ao contato com moscas:

Conjuntivite

Essa infecção ocular é altamente contagiosa. Causa irritação, coceira e secreção nos olhos.

Gastroenterite

Essa é a irritação do tubo digestivo (estômago e intestino). Os sintomas podem incluem cólicas, náusea e febre.

Desinteria

Outro problema associado é a diarreia. Com a evacuação líquida e frequente, a pessoa pode inclusive ficar desnutrida.

Salmonelose

Moscas também podem transmitir bactérias do tipo salmonela. Esses microrganismos costumam desencadear intoxicações alimentares graves.

Febre tifoide

Variação da salmonelose, a tifoide desencadeia febre alta, falta de apetite, tosse seca, manchas rosadas pelo corpo e alteração do ritmo cardíaco. Pode inclusive levar à morte.

Tuberculose

A infecção pelo bacilo de Koch afeta principalmente os pulmões. Tosse seca, fraqueza e emagrecimento acentuado são os principais sinais.

Cólera

Outra doença bacteriana é a cólera, que causa diarreia. Ela é transmitida por fezes contaminadas. Portanto, se moscas pousam sobre o excremento, elas podem levar adiante os microrganismos nocivos.

Moscas podem prejudicar tanto o gado quanto as lavouras

Não são apenas pessoas e animais que sofrem com a ação das moscas. Dependendo da espécie de inseto, nem mesmo as plantas escapam dos estragos.

Um exemplo é a mosca-branca (Bemisia tabaci), muito comum em todas as regiões do Brasil. Ao sugar a seiva das plantas, ela injeta toxinas e ainda pode transmitir diversos tipos de vírus.

O resultado só poderia ser este: quebra na produção. Os vegetais perdem o vigor e podem até morrer.

Outro perigo é a mosca-dos-estábulos, como já mencionamos aqui no blog. Confira:

Saiba mais: Mosca-dos-estábulos ataca o gado e prejudica a produção

Empresas do ramo alimentício devem redobrar a atenção contra moscas

Empresas do setor gastronômico precisam evitar ao máximo a incidência de moscas em suas instalações. Afinal, o risco sanitário é alto.

Toda vez que uma praga dessas pousa num alimento, ela libera saliva para dissolvê-lo. Dessa forma, consegue tornar a comida pastosa, facilitando a digestão.

Só que, além de nojento, esse processo pode disseminar diversos organismos causadores de doenças. É por isso que existem normas de boas práticas para a indústria de alimentos, como a Portaria nº 326 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Ela estabelece, inclusive, a exigência de controle de pragas profissional.

Espécies de moscas mais comuns

Embora já tenhamos mencionado a mosca-branca, que é uma verdadeira ameaça no campo, as espécies mais comuns na cidade são outras. A saber:

Mosca-doméstica (Musca domestica)

Com corpo cinzento e olhos avermelhados, ela mede entre 5mm e 8mm. Ao contrário de muitos insetos, tem hábitos diurnos. Ela se alimenta principalmente de fezes, secreções e materiais em decomposição.

Mosca-varejeira (Chrysomya megacephala)

Essas moscas grandes, relativamente maiores que as moscas domésticas, podem apresentar coloração verde ou azul, num tom metálico.

Ainda que tenham importância no campo, agindo como polinizadoras, ela são um perigo a pessoas e animais. Isso porque se alimentam de tecidos do corpo. No contato, podem depositar larvas, causando uma infestação conhecida como miíase.

Dicas para afastar as moscas do seu ambiente

Até aqui você viu como moscas são uma praga ameaçadora. A boa notícia é que existem medidas simples para afastá-las de sua casa ou empresa. Acompanhe:

– Nunca acumule lixo orgânico por mais de um dia, pois os alimentos em decomposição atraem essas e outras pragas;

– Lave as lixeiras com cloro ou água sanitária pelo menos uma vez por semana, o que elimina odores e resquícios de matéria orgânica;

– Mantenha a comida em recipientes fechados, evitando o ataque de moscas, formigas, baratas…;

– Instale telas de proteção nas janelas para barrar a entrada de moscas, mosquitos e outros insetos voadores;

– Se você tem um estabelecimento comercial, especialmente do ramo alimentício, considere instalar uma armadilha luminosa. No artigo a seguir, damos detalhes sobre esse equipamento:

Como a armadilha luminosa acaba com os insetos noturnos

O que fazer no caso de uma infestação por moscas

Agora, se todas essas dicas não forem suficientes para impedir a infestação, você deve recorrer a profissionais. É hora de procurar os serviços da Desinservice.

Somos uma imunizadora especializada no controle de pragas urbanas. Nossa equipe utiliza produtos certificados para eliminar diversos tipos de insetos.

O tratamento também cria uma barreira protetora no ambiente. Assim, além de se livrar das moscas, você impede que novas invasoras se instalem no local.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e peça um orçamento para controle de insetos (desinsetização).

Fones: (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados