(55) 3028.6888 | (51) 3723.1502

Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Não importa a época do ano. É sempre bom proteger o jardim contra pragas. A verdade é que, se as plantas estiverem saudáveis e com a adubação em dia, esses seres indesejáveis passarão bem longe do seu jardim.

Para garantir esse ambiente, há algumas coisas que você mesmo pode fazer. O primeiro passo preventivo é fazer uma boa limpeza nos vasos, canteiros e jardineiras, recolhendo galhos e folhas secas.

Mas, mesmo assim, os desequilíbrios térmicos, insolação ou ventilação inadequada, excesso ou escassez de água, uso de tesouras mal esterilizadas e lixo acumulado vão continuar a abrir caminho para a proliferação de lesmas, cochonilhas, pulgões, caracóis e formigas e outras pragas.

Vamos analisar alguns casos?

ALGUNS INIMIGOS DO SEU JARDIM

1. Ácaros

Os ácaros atacam flores, folhas e brotos, deixando marcas avermelhadas, semelhantes à ferrugem, e produzindo uma fina teia sobre as plantas. Sua ação diminui a velocidade de crescimento da espécie atacada, favorecendo a má formação e podendo até matar. O desenvolvimento desta praga se dá, geralmente, em ambientes quentes e secos.

2. Formigas

A espécie cortadeira é a que mais causa estragos nas plantas. Isso por que estas formigas cortam as folhas para levar seus pedaços ao formigueiro para servir de nutrição aos fungos, o verdadeiro alimento das formigas.

3. Moscas-brancas

Assim como as cochonilhas, as moscas-brancas costumam ficar na parte inferior das folhas, liberando um líquido pegajoso que deixa a folhagem viscosa e favorece o ataque de fungos. Esta praga alimenta-se da seiva da planta e deposita suas larvas que, em pouco tempo, causam uma grande infestação.

4. Pulgões

Os pulgões alojam-se em folhas mais novas, brotos e caules, que costumam ser mais macios. Eles sugam a seiva das plantas, deixando-as amareladas e enrugadas e podendo debilitá-las e transmitir graves doenças. As épocas mais propícias para o aparecimento desta praga são o início do outono, primavera e verão.

Como a Desinservice ajudará a deixar suas plantas mais belas?

Temos serviços especializados para eliminar pragas em jardins, com máximo zelo à saúde ambiental. Consulte-nos! Entre em contato ou acesse nosso site. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502.