(55) 3028.6888 | (51) 3723.1502 | (55) 99905.3373

Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

A higienização de reservatórios é um procedimento que serve para eliminar sujeira e, assim, evitar doenças. Mas você sabe com que frequência limpar a caixa d’água de sua casa ou seu estabelecimento comercial? Fique conosco e tire as dúvidas.

Frequência ideal para limpeza da caixa d’água

A água que chega ao reservatório não vem totalmente limpa. Por mais que haja tratamento, sempre fica alguma sujidade na tubulação ou uns microrganismos no equipamento.

Por conta disso, o recipiente vai acumulando material biológico. Aí, com o passar do tempo, criam-se incrustações escuras nas paredes internas da caixa d’água. Elas podem causar mau cheiro, entupir o encanamento e até mesmo deteriorar a estrutura.

Falando em danos, é sempre bom verificar se o reservatório de água se encontra em perfeitas condições. Rachaduras são a porta de entrada para insetos – como o Aedes aegypti, que se reproduz nesse ambiente.

Ratos, baratas e pombos também podem circular pelo espaço para saciar a sede. O problema, além da sujeira, são os parasitas que eles carregam, como bactérias e protozoários. Muitos desses são causadores de doenças como gastroenterite, febre tifoide e leptospirose.

Por todas essas razões, você deve limpar a caixa d’água com frequência. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomenda-se um intervalo de seis meses entre uma higienização e outra. Porém, se o consumo for elevado, a periodicidade pode ser ainda menor. Na dúvida, consulte um técnico especializado.

Como higienizar o reservatório de água corretamente

Não basta esvaziar a caixa d’água e lavá-la com água e esponja. Esse procedimento remove as incrustações aparentes, mas é ineficiente para a desinfecção bacteriológica. Ou seja: os agentes patógenos continuam ali.

A manutenção dos reservatórios de água deve ficar a cargo de uma equipe profissional. Os colaboradores aplicam materiais específicos para a higienização completa do local. Em acréscimo, utilizam aparatos de segurança e seguem manuais de boas práticas para evitar acidentes.

O processo de limpeza é relativamente simples e rápido. Após a conclusão do trabalho, o abastecimento de água pode ser normalizado em meia hora. Desse modo, você não precisa atrapalhar as atividades regulares da casa ou da empresa.

Quer saber mais? Então confira nosso artigo com dúvidas sobre a limpeza da caixa d’água. E não deixe de conhecer os serviços da Desinservice. Nossos colaboradores são treinados para realizar o procedimento com agilidade e eficiência.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para higienização de reservatórios. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios