Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Em 2019, o mês de julho deixou a marca de 24 municípios com temperaturas negativas em uma única noite!  Com tanto frio, a gente só quer ficar debaixo das cobertas! Para este ano, antes das fortes ondas de frio chegarem, você pode tomar uma série de providências e deixar sua casa pronta para o inverno. Com uma boa organização, dá tempo de fazer tudo e deixar seu lar muito mais saudável e confortável para aqueles dias em que não dá coragem de colocar o nariz para fora!

Confira as dicas que separamos para você!

Preparando a casa para o inverno: por onde começar?

Comece pela lista de atividades e pelo cronograma, assim você organiza o que precisa ser feito no tempo hábil e chega em 20 de junho com todas as tarefas cumpridas!

Vamos montar uma lista de sugestões aqui no post e, também, sugerimos que você conheça um material muito especial que disponibilizamos aqui no blog: o Calendário Mensal de Limpeza e Organização! Neste link, você encontra as instruções de como usar essa ferramenta. Depois é só clicar no banner para fazer o download!

download calendário de limpeza grátis Desinservice

 

Checklist

Agora, vamos montar uma lista bem ampla para deixar sua casa pronta para o inverno, cobrindo vários estilos de vida! Então, se alguns itens não se encaixam na sua realidade, é só passar para o próximo. Certamente, muitas dessas atividades também precisarão ser feitas na sua casa!

1. Realizar pequenos reparos e limpezas

Chuva, vento, frio! Inverno é época de manter tudo isso lá fora, não dentro de casa! Por isso, é muito importante avaliar a necessidade de pequenos reparos nos telhados, nas aberturas, nos encanamentos e na estrutura da residência em geral. A limpeza das calhas também entra aqui: as folhas que caem desde o outono contribuem para o entupimento das calhas, o que se transforma num grande problema quando as chuvas começam a ficar mais volumosas. Deixar as calhas desimpedidas pode evitar muitos outros problemas.

2. Limpar lareiras, chaminés e fogões à lenha

Quem aí já descobriu, da pior maneira, que a chaminé estava entupida? Aquela fumaça toda voltando para dentro de casa é desesperador! Garantir a limpeza da lareira e do fogão à lenha, com suas respectivas chaminés, é algo que deve ser feito antes de iniciar o uso frequente.

3. Vistoriar a lenha estocada

A lenha que você tem estocada – ou vai estocar – precisa de uma boa vistoria. Ela pode esconder insetos e outras pragas. Na Serra Gaúcha, principalmente, é surpreendente a quantidade de aranhas que escolhem as pilhas de lenha como esconderijo,  representando um grande perigo para você e sua família. Além disso, a lenha pode estar trazendo cupins para a sua casa. Considere também fazer uma descupinização na residência antes do frio chegar, assim é mais fácil de acabar com as colônias antes da época de reprodução, que começa na primavera.

Controle de insetos
O controle de pragas evita que as aranhas se escondam em meio à lenha.

4. Realizar o controle de pragas

O inverno é o momento em que todo mundo busca mais abrigo e proteção – todo mundo mesmo -, inclusive insetos e outras pragas urbanas. Sua casa pode ser o esconderijo ideal para formigas, aranhas, baratas, ratos e outros hóspedes indesejados. Realizar agora o controle de pragas é bastante indicado por ser mais fácil de combater a totalidade dos invasores. No verão, quando a infestação e a proliferação é mais intensa, o volume do material emprega é maior, o que também aumenta o custo do serviço.

Saiba mais: O que acontece com os insetos no frio?

5. Tirar dos armários as roupas de cama mais pesadas para higienizar

Na hora de abrir os baús e armários, começa uma sinfonia de espirros! Os ácaros e o mofo, presentes nas cobertas e cobertores guardados, desencadeia uma reação alérgica e prejudica a respiração. Não dá pra usar esses itens dessa maneira. Se você não tem como lavar as roupas de cama em casa, vale a pena mandar para um serviço de lavanderia antes do inverno. Ao mexer nas roupas de cama guardadas, lembre-se de usar máscara: isso evita que você aspire uma grande quantidade de microrganismos nocivos.

6. Agendar a sanitização de colchões, estofados e tapetes

Ácaros se alimentam de resíduos como poeira e células mortas que nosso corpo abandona. Nossos colchões, nossos sofás, os tapetes que adoramos, todos estão superpovoados de ácaros que precisam ser eliminados. A Desinservice realiza um serviço de sanitização com um equipamento que aplica 7 camadas de filtragem para eliminar ácaros, fungos, vírus e bactérias. É realmente um investimento na sua saúde!

Sanitização de colchões
As 7 camadas de filtragem da sanitização promovem uma limpeza profunda.

7. Lavar ou encaminhar para a lavanderia as roupas de inverno

Assim como suas cobertas, seu colchão e seu sofá, suas roupas quentes precisam de uma boa dose de higienização para eliminar o que se acumulou durante o tempo em que ficaram guardadas. Elas também têm o poder de causar reações alérgicas quando retiradas dos armários. Nem todas podem ser lavadas na máquina caseira: observe alguma peça que requeira lavagem especial, geralmente casacos, e encaminhe para a lavanderia. Se você tem filhos, confira com antecedência se as roupas estão servindo ou se precisam de novas peças para este ano.

8. Separar para doação tudo que você não quer ou não precisa mais

Quando você examinar os seus armários, veja o que não quer ou não precisa mais (inclua aquelas peçam que não servem) e doe para as campanhas do agasalho promovidas por entidades sociais. Infelizmente, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade sofrem com o frio rigoroso do inverno e contam com doações para ter o mínimo de conforto. Seja solidário!

9. Conferir a despensa e montar uma lista de compras

Às vezes, compramos as coisas no impulso e nunca consumimos. Quando são mantimentos, eles podem atrair pragas atrás de alimentos e, até mesmo, sofrer com o ataque de carunchos. Armários sem manutenção podem ser o esconderijo de aranhas e traças. Aproveite enquanto o tempo está ameno e faça uma boa avaliação da sua despensa. Limpe os armários, descarte o que está vencido, doe o que não vai utilizar e prepare uma lista de compras para o inverno! Não podem faltar as suas bebidas favoritas: seja café, chá, chimarrão, água ou suco! Hidratação é superimportante no frio. Abasteça-se também de ingredientes para sopas, caldos e cremes; e não esqueça do chocolate quente!

10. Vistoriar sapatos e acessórios guardados há muito tempo

Cuidado, esse item não é brincadeira não: a maior parte dos acidentes com picadas de aranhas marrons (a que oferece maior risco de letalidade) acontece na hora de vestir uma roupa ou um sapato, quando a pessoa pressiona contra o corpo a aranha que estava escondida na peça. Por isso, se o controle de pragas na sua casa não está em dia, inspecione todos os calçados, acessórios e casacos antes de vesti-los.

11. Fazer uma faxina caprichada na cozinha

Formigas e baratas gostam muito de consumir os resíduos de alimentos que ficam na sua cozinha: a gordura nas frestinhas do fogão, alguma sujeira que ficou imperceptível nos eletrodomésticos, os farelos que caíram dentro da gaveta, entre outros. Por isso, antes que a temperatura caia muito, providencie uma faxina caprichada, com a missão de não deixar alimento para os invasores. Sem alimento acessível, a chance deles não ficarem na sua cozinha é maior!

12. Eliminar o mofo dos ambientes

A proposta da faxina vale para toda a casa, considerando que cada cômodo tem suas particularidades. É muito comum que os banheiros comecem a apresentar mais os sinais do mofo no inverno, assim como alguns cômodos que ficam em áreas mal solarizadas do imóvel. Uma solução para eliminar o mofo, assim como fungos, ácaros, vírus e bactérias do local é a sanitização de ambientes. Esse procedimento também forma uma película protetora nas paredes, deixando o ambiente protegido por mais tempo.

Veja também: quais os benefícios da sanitização

13. Preparar os animais de estimação para o inverno

Talvez você não saiba disso, mas o sistema imunológico de muitos animais fica mais fragilizado no inverno, principalmente o dos animais com idade superior a 6 anos. As clínicas veterinárias oferecem serviços como check ups preventivos para avaliar a saúde do animal e também é possível aplicar a vacina contra a gripe. Algumas raças com mais propensão a problemas cardíacos, respiratórios, ortopédicos ou musculares devem receber bastante atenção, pois a situação fica mais agravada no frio. Caso você dê banho em casa, vale considerar a tosa higiênica e o banho na pet shop durante o inverno, onde os equipamentos de secagem profissionais causam menos exposição ao frio.

14. Listar os filmes e séries que você vai querer maratonar

Parabéns, suas atividades já estão quase todas cumpridas, então agora é hora de fazer a lista de filmes e séries para maratonar enquanto você fica debaixo das cobertas!  Não pule esse item, ou já prevemos que você vai perder um tempo precioso só rolando o catálogo para cima e para baixo sem conseguir escolher! Todo mundo passa por isso. Ter uma lista com suas intenções é sempre melhor!

Algumas sugestões de séries que a nossa equipe deixou para você: Outlander, The Blacklist, Anne with an E, La Casa de Papel.

15. Separar as receitas de gostosuras para os dias frios

Agora sim, chegamos ao item que coroa seu Checklist! Só podia ser coisa boa! Vai ser frio e aquele buraco negro vai se abrir no seu estômago: uma vontade de comer coisa gostosa que nunca passa! Então é fundamental ter separado as receitas das delícias que você vai preparar para o inverno! Pode ser brigadeiro de panela, macarronada, lasanha, bolo vulcão, pudim e por aí vai! É você que manda!

E tem mais: junho é mês de Festa Junina! Com o distanciamento social, não vamos poder fazer o arraial e o casamento na roça, nem montar fogueira, mas o cardápio da festa tá liberado para fazer em casa! Inclusive, vamos deixar aqui uma receita ótima de quentão para elevar as temperaturas! Experimente!

Receita de Quentão de Vinho

  • 2 litros de vinho tinto
  • 200 ml de água
  • 1/2 copo de cachaça
  • 1 e 1/2 copo de açúcar
  • 2 pauzinhos de canela
  • 12 cravos (ou a gosto)
  • 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto)

Misture todos os ingredientes ao fogo em uma panela. Depois do início da fervura, deixe ferver por mais 10 minutos. É só servir e tomar ainda quente. Aproveite!

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados