Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

A sanitização de ambientes, que também tem sido chamada de desinfecção, se tornou um procedimento mais conhecido em função da pandemia do novo coronavírus. Nos noticiários, assistimos imagens de ruas e hospitais sendo sanitizados no mundo inteiro, como forma de conter o avanço da doença. Mas como saber se uma empresa é boa neste serviço? Reunimos 5 fatores para você avaliar antes de contratar uma empresa de sanitização. Confira!

Saiba mais: A sanitização contra o coronavírus

Quem é a empresa de sanitização?

O primeiro ponto é, sem dúvida, saber mais sobre a empresa que você está contratando. Ela existe há quanto tempo? Tem um site apresentando seus serviços? Está nas redes sociais? O que as pessoas estão falando sobre ela em comentários, avaliações ou recomendações? Com uma simples pesquisa online é possível descobrir se existem elogios ou reclamações sobre essa empresa na internet.

A etapa da pesquisa é importante para conhecer o grau de credibilidade do serviço que você está contratando, porque existem muitas empresas surgindo agora, com a demanda gerada pela pandemia. Ao mesmo tempo que essas empresas podem ser qualificadas e confiáveis, também haverá muito amadorismo.

Empresas com mais tempo de mercado possuem mais experiência e, em geral, equipes mais qualificadas. Não deixe de pesquisar!

Sanitização de Vias Públicas

A Desinservice realizou a sanitização em diversas ruas e locais de alta circulação de pessoas em Porto Alegre.

Qual o produto usado na sanitização?

Muito cuidado com a lábia de pseudoespecialistas quando o assunto é produto sanitizante. O produto utilizado pela Desinservice é um sanitizante de quinta geração, que não mancha, não é corrosivo, não deixa odores desagradáveis e não tem toxicidade, se respeitadas as recomendações de uso do fabricante.

Ele é indicado pelo Ministério da Saúde para desinfecção de superfícies e é um dos produtos registrados e regulamentados para o combate ao Coronavírus pela ANVISA. Além disso, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA mostra que o vírus é controlado em apenas 10 minutos após o contato com o produto, realizando a quebra da cápsula do vírus e, assim, desabilitando seu potencial infeccioso.

Confira a lista de produtos indicados pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde e sempre exija produtos regularizados por estes dois órgãos.

Talvez você tenha acompanhado a descoberta da fraude na desinfecção das ruas de Rio Pardo/RS, onde o procedimento estava sendo realizado apenas com água, criando uma falsa ilusão de prevenção para a população.

Para evitar problemas, peça para ver os produtos que serão utilizados, confira se estão lacrados antes do uso, registre o lote e a validade.

Quanto custa a sanitização?

É normal buscarmos alternativas vantajosas economicamente quando fazemos negócios, mas o ditado “O barato sai caro” existe por um motivo: ensinar que nem sempre o que parece ser vantajoso num primeiro momento é realmente bom.

Uma boa estrutura de atendimento, equipe treinada e qualificada, produtos de qualidade e equipamentos adequados têm um custo mais alto do que serviços amadores e produtos de procedência ou qualidade duvidosa. Por isso, optar pelo menor preço pode ser uma armadilha.

Você pode, por exemplo, economizar no procedimento de sanitização e descobrir, depois, que o produto utilizado causou manchas no mobiliário e corrosão em materiais e objetos, trazendo custos maiores do que a sua “economia” inicial.

Outra consequência que pode resultar em prejuízo de produtividade e em risco à saúde da equipe é a toxicidade do produto utilizado e as reações alérgicas que, em casos graves, podem levar à hospitalização. O custo baixo de um produto barato pode ter sérias implicações. Avalie todos os fatores antes de contratar.

Saiba mais: 5 locais de sanitização obrigatória

Garantia do serviço: por quanto tempo vale a sanitização?

Este é um ponto fundamental: não acredite na promessa de garantia do serviço. A sanitização tem EFEITO DE CHOQUE, ou seja, elimina os microrganismos nocivos que estão no local naquele momento, não tendo EFEITO RESIDUAL.

Isso quer dizer que não há como garantir a atuação do produto horas depois da aplicação, muito menos por dias, semanas ou meses. O efeito máximo do sanitizante é obtido justamente no momento da aplicação.

Exatamente por esse motivo é fundamental a sanitização frequente nos locais com maior fluxo de pessoas.

O objetivo da sanitização é eliminar vírus, bactérias, fungos, ácaros e outros microrganismos que estão no local, deixando o ambiente livre de agentes que possam causar novas contaminações por contato.

Dessa forma, caso a empresa que você contratou faça uma promessa de garantia, solicite a demonstração dessa informação na ficha técnica dos produtos utilizados.

A empresa emite um Certificado de Serviços?

Não existe, até esse momento, legislação própria de sanitização sobre licença de operação. Para dar um exemplo, no caso do serviço de Controle de Pragas, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM) é o órgão que regula essa atividade e concede credenciamento para empresas habilitadas realizarem o serviço, garantindo maior segurança para o consumidor. As empresas credenciadas podem comprar os produtos – de uso restrito – e devem atuar conforme as normas estabelecidas.

Entretanto, para a sanitização de ambientes, esse controle ainda não existe, por isso é fundamental que o próprio cliente faça a avaliação da procedência da empresa.

Independentemente de não haver regulação, é indicado solicitar um Certificado de Serviços. Esse documento deve declarar a realização do serviço, a técnica e os produtos utilizados, especificando o lote, os ambientes sanitizados e a data do procedimento, além da assinatura do responsável pela empresa.

Precisa de uma empresa de sanitização no Rio Grande do Sul?

Desinservice possui uma equipe altamente qualificada para a sanitização de ambientes, segue rigorosos protocolos de segurança e utiliza a mais alta tecnologia em equipamentos e produtos.

Aproveite que o serviço de sanitização está sendo oferecido pelo PREÇO DE CUSTO, temporariamente, para auxiliar no combate à pandemia.

Entre em contato e solicite um orçamento para sanitização de ambientes. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 99548 6391. Whatsapp: (55) 99905.3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados