Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

A gente não cansa de falar deles aqui no blog. Afinal, essas criaturas minúsculas têm um alto poder de destruição.

Hoje o assunto é a infestação de cupins na cama de um cliente da Desinservice. Vamos mostrar detalhes desse caso real para prevenir que o problema também aconteça com você. Acompanhe!

Com quantos cupins se destrói uma cama?

Uma cama infestada de cupins vai enfraquecendo de dentro para fora. Isso porque os insetos penetram na madeira e vão criando galerias, por onde eles circulam.

Como fazem isso? Ora, mastigando as estruturas! Desse modo, logo os estrados de madeira vão ficando ocos e quebradiços.

O que são aqueles farelinhos?

Os farelinhos de cupim são nada mais que fezes. Isso mesmo. À medida que as criaturas abocanham a madeira, elas vão liberando esses excrementos que parecem areia.

Se você nota um acúmulo de farelo junto à cama, é porque esse material estava lotando as galerias internas. Os cupins, então, precisaram esvaziá-las.

O que são os furinhos que aparecem nos móveis?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os furinhos não são o ponto de entrada dos cupins. Na verdade, são aberturas que eles fazem de dentro para fora justamente para limpar as galerias, quando elas estão cheias de farelo.

Já entendeu o que isso quer dizer, né? Se o pozinho aparece, é porque o móvel está sendo consumido há algum tempo.

Asinhas de cupim pelo chão

Já as asinhas ao redor da cama indicam que houve a chegada de cupins alados recentemente. Eles são os reprodutores, que saem em revoada para achar onde morar.

Ao encontrarem um parceiro, os bichos perdem as asas e se instalam na madeira para copular. Esse é o início de uma nova colônia.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre cupins

Cama box pega cupim?

Ô, se pega. Tendo estruturas de madeira, qualquer móvel está suscetível ao ataque.

É possível encontrar cupim em cama antiga, mas também em peças mais recentes. Prova disso é o caso real que vamos mostrar a seguir, atendido pela equipe da Desinservice.

Na ocasião, o móvel havia sido adquirido pelo cliente um ano antes, mas a infestação já causava danos estruturais a ponto de quebrar uma das madeiras centrais. Resumindo, era uma cama nova com cupins e muitos danos.

Nossa equipe detectou o problema ao observar os resíduos embaixo da peça. Ao virá-la e abrir o forro, eis o que o pessoal encontrou:

Grande quantidade de excrementos de cupins no interior de uma cama.
Dentro do forro, havia uma grande quantidade de excrementos de cupim.

Dentro da cama, havia uma quantidade grande de cocô de cupim. Isso demonstrava que a atividade da colônia era intensa. O tipo de madeira, macia, também facilitava o consumo.

Na próxima foto, é possível ver os furinhos. Também dá para perceber que as galerias cavadas pelos cupins enfraqueceram uma das madeiras de sustentação, que quebrou com o peso do ocupante.

Madeira da cama quebrada em função dos cupins.
As galerias cavadas pelos cupins enfraqueceram uma das madeiras de sustentação, que quebrou.

Assim como ocorre no estrado da cama, o mesmo pode estar acontecendo com o madeiramento do seu telhado, ou com o chão da sua casa. Por isso, é importante manter o controle de cupins sempre em dia.

Saiba mais: Cupins não se alimentam de madeira? Como assim?

Uma dúvida que surge nessas horas é se a madeira estaria infestada ainda na fabricação da cama. Para ter essa resposta, repare bem no tecido branco na foto abaixo. Você consegue visualizar inúmeras asinhas de cupins?

Asinhas de cupins no interior de uma cama box.
As asinhas dos cupins mostram que eles chegaram em uma revoada para criar uma nova colônia.

Como dissemos anteriormente, as asas mostram que cupins chegaram em revoada para estabelecer uma nova colônia. Nesse caso, é inegável que muitos insetos se instalaram no móvel quando ele já estava em uso.

É preciso descartar um móvel infestado por cupins?

Ao ver tamanho nível de destruição, muitas pessoas pensam que o móvel precisa ser descartado. Porém, felizmente, isso nem sempre é verdade.

No caso desta cama, foi possível realizar o processo curativo de descupinização para, depois, consertar o móvel. Assim, a família continuou utilizando-o.

Não é necessário desfazer-se de peças caras, ou com valor sentimental, apenas porque elas apresentam focos de infestação. Com o serviço de uma imunizadora profissional, pode-se realizar a inspeção do móvel e aplicar o melhor tratamento. Essa medida ajuda a eliminar a colônia e impedir a destruição da madeira.

Além de usar produtos adequados para acabar com os cupins sem danificar o móvel, os profissionais utilizam equipamentos que injetam o líquido com alta pressão. Ou seja: a substância descupinizadora atinge até os pontos mais inacessíveis das galerias, onde geralmente se encontra a rainha da colônia.

Pronto: com a rainha e seus súditos devidamente eliminados, a infestação acaba e o móvel está salvo.

Tem mais dúvidas sobre cupins? Então acesse o banner e baixe gratuitamente nossa cartilha.

Baixe grátis a cartilha de 50 perguntas sobre cupins

Se preferir, nosso diretor, Jefferson Hoffmann responde em vídeo algumas perguntas da cartilha. Inscreva-se no canal da Desinservice no YouTube e assista aos 3 vídeos desta série!

Onde contratar o serviço de descupinização?

A internet está cheia de fórmulas caseiras para eliminar cupins. Só que essas “soluções” podem ser tóxicas e até causar incêndios, tornando-se um perigo à saúde das pessoas.

Portanto, opte sempre pelo serviço profissional. Verifique se a empresa é credenciada nos órgãos ambientais e mantém em dia a licença para utilizar produtos controlados, pois são eles que trazem eficácia no combate aos cupins.

No Rio Grande do Sul, a entidade fiscalizadora do controle de pragas é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).

Saiba mais: Entenda como funciona a descupinização

Por quanto tempo duram os efeitos da descupinização?

Vale lembrar que o serviço de descupinização tem função curativa (para eliminar infestações) e preventiva (evitando que novos insetos atinjam as estruturas). Mas o efeito some em até um ano, sendo necessária a reaplicação dentro desse período.

O problema é que, na hora de comprar um móvel, você não sabe por quanto tempo ele permaneceu na loja, muito menos se o lugar passou pela imunização contra pragas. Dessa forma, recomendamos o controle de cupins inclusive para aquisições recentes, pois os itens podem já vir infestados.

A Desinservice oferece o serviço de descupinização com um ano de garantia. Disponibilizamos assistência técnica completa durante esse prazo, de modo que os cupins não incomodem você. Atuamos em residências, indústrias, condomínios, órgãos públicos e no comércio de bens e serviços.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o controle de cupins e brocas. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados