Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Aqui no blog, nós já falamos muito sobre eles, inclusive, temos um post que é um guia completo sobre cupins para todos os conteúdos que já produzimos sobre esse bichinho destruidor. Por isso, neste texto, vamos focar nos bastidores da destruição causada por uma infestação de cupins, mostrando um dos casos que atendemos recentemente.

Mas, antes, convidamos você a conhecer a nossa cartilha com as 50 dúvidas mais frequentes sobre cupins respondidas por especialistas. São perguntas que a nossa equipe recebe todos os dias, a cada atendimento. Clique no banner a seguir e baixe a cartilha, com certeza a sua dúvida está respondida ali!

Baixe grátis a cartilha de 50 perguntas sobre cupins

Infestação: com quantos cupins se destrói um móvel?

Quando você compra uma cama, ela vem com uma determinada garantia de fábrica contra defeitos e, em alguns casos, com a madeira tratada e garantia também contra cupins. Só que você não sabe há quanto tempo esse móvel esteve na loja esperando por você. Podem ter se passado meses. Se a madeira foi tratada há mais de 1 ano, o efeito residual do tratamento já não é eficaz. Para efeito de comparação, a garantia dada pela Desinservice para o controle de cupins e brocas é de 12 meses. Completando esse período, é importante renovar a proteção para evitar novas infestações.

No caso que vamos mostrar a seguir, a cama havia sido adquirida pelo cliente há um ano e a infestação de cupins já estava causando danos estruturais a ponto de quebrar uma das madeiras centrais. Nossa equipe detectou a infestação ao observar os resíduos – o tradicional farelinho de cupim que é, na verdade, as fezes dos cupins – embaixo do móvel.

Ao virar a cama e abrir o forro, eis o que eles encontraram.

Controle de cupins

Dentro do forro, havia uma grande quantidade de excrementos de cupim.

A imensa quantidade de resíduos demonstrava que a atividade da colônia era intensa. O tipo de madeira, macia, também facilitava o consumo. Na próxima foto é possível ver os furinhos abertos pelos cupins. Ao contrário do que muitos pensam, os furinhos não são os pontos de entrada, mas sim aberturas que eles fazem de dentro para fora para limpar as galerias, que ficam cheias desse farelinho.

Sabe o que isso quer dizer? Que, quando o pozinho começa a aparecer, o móvel já está sendo consumido há algum tempo.

Controle de cupins

As galerias cavadas pelos cupins enfraqueceram uma das madeiras de sustentação, que quebrou.

Na foto acima, no local em que a madeira quebrou, é possível visualizar as galerias internas feitas pelos cupins: elas deixaram a estrutura da madeira enfraquecida para sustentar o peso dos ocupantes. O mesmo pode estar acontecendo com o madeiramento do seu telhado ou mesmo com o chão da sua casa. Por isso é importante manter o controle de cupins sempre em dia.

Outra dúvida que sempre surge é se a madeira não podia estar infestada antes da fabricação. Para ter essa resposta, podemos observar o seguinte: repare bem no tecido branco na foto abaixo. Você consegue visualizar inúmeras asinhas de cupins?

Controle de cupins

As asinhas dos cupins mostram que eles chegaram em uma revoada para criar uma nova colônia.

As asinhas são dispensadas quando eles chegam a algum ponto, após a revoada dos cupins, em que podem juntar-se a um novo parceiro e iniciar uma nova colônia. Neste caso, é inegável que muitos cupins chegaram até esse móvel para se proliferar quando ele já estava montado.

É preciso descartar um móvel infestado por cupins?

Ao ver esse nível de destruição, muitas pessoas pensam que o móvel precisa ser descartado, mas isso não é sempre necessário. No caso desta cama, foi possível realizar o processo curativo de descupinização e consertar o móvel para que a família continuasse utilizando-o.

Não é necessário desfazer-se de móveis de família ou móveis com valor sentimental apenas porque eles estão infestados por cupins. Os profissionais da Desinservice realizam a inspeção e podem aplicar o tratamento de forma a eliminar a colônia e impedir a destruição do móvel.

Além de determinar o melhor produto a ser utilizado para acabar com os cupins e não danificar o móvel, os equipamentos profissionais permitem a injeção do líquido com alta pressão, atingindo até os pontos mais inacessíveis das galerias, onde geralmente se encontra o núcleo da colônia.

Saiba mais: Cupins: o que você precisa saber para acabar com eles

Onde contratar o serviço de descupinização?

Antes de qualquer coisa, é importante você saber que existem muitos boatos sobre como eliminar os cupins. A maioria deles fala de fórmulas caseiras que podem trazer prejuízos à saúde dos ocupantes do espaço e até riscos de tragédias como incêndios.

Opte sempre pelo serviço profissional e verifique se a empresa é credenciada nos órgãos ambientais e possui licença para utilizar produtos controlados, pois são eles que trazem eficácia no combate aos cupins.

Nosso serviço de descupinização possui função curativa, para eliminar infestações, e preventiva, evitando que novos insetos atinjam as estruturas. Oferecemos um ano de garantia, período em que disponibilizamos assistência técnica completa. Atuamos em residências, indústrias, condomínios, órgãos públicos e no comércio de bens e serviços.

Conheça nosso diretor, Jefferson Hoffmann, neste vídeo respondendo algumas perguntas da cartilha sobre cupins. Inscreva-se no canal da Desinservice no YouTube e assista aos 3 vídeos desta série!

Você quer se livrar de vez dessas criaturas? Então, entre em contato conosco e solicite um orçamento para o controle de cupins e brocas. Whatsapp: (55) 99905.3373. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 99548 6391. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados