Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

A água é um recurso natural essencial na vida de todo mundo. E uma das formas mais eficazes de preservar os recursos hídricos é investir no desassoreamento, medida que pode ajudar a resolver problemas como enchentes e alagamentos e que vamos abordar a seguir. Siga conosco!

O que é assoreamento?

Antes de falarmos de desassoreamento e seus benefícios, precisamos falar o que é assoreamento, que nada mais é do que o acúmulo de sedimentos e detritos como terra, lixo e matéria orgânica no fundo de corpos hídricos, como rios e lagos.

É um processo decorrente, na maioria das vezes, de negligência humana através do despejo de terra, pedras, troncos de árvores, lixo e outros resíduos que ficam armazenados no leito de rios e lagos. Esses materiais podem causar alterações no curso d’água dos locais afetados, bem como impactar diretamente no ecossistema e na qualidade dessa água.

A alteração do curso dessas bacias hidrográficas pode reduzir o volume de água local e impossibilitar a entrada de luz, tornando deficiente processos naturais como a fotossíntese e a renovação do oxigênio para algas e peixes. Isso tudo pode ser agravado pela chuva, vento e erosão nas margens desses rios. Para evitar ou remediar estas consequências negativas, é preciso recorrer ao desassoreamento.

O que é desassoreamento?

Como falamos acima, o desassoreamento é um processo importante para reverter situações em que sedimentos, lodo, areia, vegetação e outros materiais estão no fundo de rios, lagos, córregos e outros corpos d’água. Além de ajudar a evitar alagamentos e enchentes, também pode ser eficiente para devolver a capacidade natural de armazenamento e vazão de água, além de recuperar a funcionalidade de estações de tratamento de água e esgoto, e acabar com o mau cheiro de lagos.

Lixo às margens de lago
O lixo às margens de lago pode ser sinal de assoreamento.

Como é feito o desassoreamento?

Geralmente operadores usam um aparelho de sucção para fazer o desassoreamento, seja em meios aquáticos naturais (lagos, rios, córregos) ou artificiais (tanques, reservatórios de água e estações de tratamento). Esse dispositivo é uma draga hidráulica composta, especificamente, para a drenagem de areia, lodo, pedras, sedimentos, materiais contaminados ou não, que poluem o fundo de rios e lagos. Assim, esse mecanismo é capaz de remover diferentes componentes sólidos e pastosos, higienizando o fundo do lago ou rio.

Qual a diferença entre dragagem e desassoreamento?

A principal diferença entre dragagem e desassoreamento é o objetivo de cada uma dessas atividades. O desassoreamento busca remover sedimentos do fundo de rios, lagos e outros corpos d’água para restaurar a profundidade

Já a dragagem é um procedimento de escavação que ajuda a retirar os sedimentos por meio de diversos métodos e tecnologias. Todos os processos de dragagem são realizados através das dragas, que são as embarcações com estrutura própria para realizar o trabalho de desassoreamento e, na maioria das vezes, com intuito de aprofundar e alargar canais, construir diques e preparar fundações para pontes e outras estruturas. 

Leia também: É errado jogar papel higiênico na privada?

Qual a importância do desassoreamento?

Combater a poluição, preservar a vida aquática e evitar enchentes, como a catástrofe ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, são papeis importantes do desassoreamento. Esse processo também serve para ampliar a preservação de represas e a qualidade dos corpos d’água. Falando a grosso modo, quando falamos especialmente de córregos e corpos d’água que necessitam de uma vazão maior de água, é como se fosse feito o desentupimento desses locais, facilitando a fluidez.

Remoção de agentes contaminantes

Diversos podem ser os agentes contaminantes encontrados no fundo de rios e lagos. E a presença deles pode trazer severos problemas, como a contaminação da água e perigos à saúde humana, incluindo doenças intestinais, câncer, defeitos congênitos e danos neurológicos. 

Para evitar esse tipo de problema, além da contaminação e da degradação dos corpos d’água, é fundamental removê-los, e a forma mais eficiente para isso é fazendo o desassoreamento. Abaixo, veja a lista dos principais contaminantes: 

  • plásticos;
  • bactérias, vírus, parasitas e fungos;
  • pesticidas, fertilizantes, metais pesados, sais e minerais;
  • resíduos fecais, resíduos de animais domésticos, óleos, resíduos de indústrias e de postos de gasolina. 

Leia também: Limpeza industrial – como extrair e descartar resíduos corretamente

Prevenção de enchentes

O desassoreamento é uma das formas mais eficientes de evitar problemas como enchentes e, frequentemente, adotado como solução pelo poder público para desobstruir córregos, lagos e rios afetados pelo descarte de resíduos ou que estejam com o leito comprometido por conta de sedimentos. Justamente por ser um procedimento técnico que consiste na remoção desses materiais, facilita a vazão da água e não deve interferir na mudança de curso dos rios. 

Benefícios para a biodiversidade aquática

Resultado da ação humana na maioria das vezes (como já mencionamos), o assoreamento causa impactos irreparáveis à biodiversidade aquática, como perda de profundidade nos rios e lagos (já que os sedimentos se acumulam) e a morte de espécies aquáticas pela falta de oxigênio. Sem contar que o acúmulo de sedimentos carrega substâncias químicas nocivas para dentro d’água. A vegetação subaquática, os peixes e outros animais são os mais castigados e podem até mesmo desaparecer. 

Por isso, combinado com a conscientização da população sobre a prevenção, para que não joguem lixo nos rios e deixem de construir em encostas, o desassoreamento pode ser um grande aliado da biodiversidade aquática. A remoção desses dejetos e sedimentos do fundo de rios e lagos, auxilia na preservação e conservação destes diversos habitats, equilibrando os ciclos reprodutivos.

Desassoreamento traz benefícios para a biodiversidade aquática
Desassoreamento auxilia na preservação e conservação de habitats aquáticos.

Serviço de desassoreamento da Desinservice

Quando o assunto é desassoreamento, você encontra esse serviço de forma completa na Desinservice. Nós utilizamos caminhões com potentes bombas de sucção da fabricante italiana Jurop. A remoção e o descarte desses resíduos também são feitos pela empresa, que possui todas as licenças ambientais necessárias.

Nós, da Desinservice, usamos apenas equipamentos modernos e técnicas seguras que garantem a preservação ambiental e a eficiência em todo o processo. Com profissionais especializados, estamos prontos para devolver a capacidade total dos recursos hídricos nos locais atendidos, prevenindo problemas futuros como enchentes e a perda da biodiversidade.

Não espere até que os danos sejam irreversíveis. Chame a Desinservice e solicite um orçamento para desassoreamento agora mesmo. Nossas equipes prezam pela qualidade, trabalham com manuais rigorosos de boas práticas e passam por treinamentos de qualificação periódicos.

Entre em contato! Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados