Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Está procurando por serviço de desentupimento em Santa Maria ou região? Pois você veio ao lugar certo. Hoje vamos explicar a importância de se contratar uma equipe profissional tanto para resolver problemas quanto para prevenir novos casos. Também apresentaremos soluções como o esgotamento de fossa e a limpeza com hidrojateamento.

Mas, antes, que tal um pouco de contexto? Vale a pena saber como anda o saneamento básico aqui no coração do Rio Grande do Sul. Os dados oficiais ajudam a entender melhor a nossa realidade. Fique conosco! No final do artigo, confira o infográfico com os principais pontos do texto.

Dados sobre saneamento básico em Santa Maria

Santa Maria é o 5º município mais populoso do Rio Grande do Sul. Segundo o Censo de 2010, registravam-se 261.031 habitantes no território, mas a estimativa é de que esse número já tenha subido para 283 mil.

A maioria da população vive na zona urbana e o saneamento básico é razoável. Conforme informações do Instituto Trata Brasil, do governo federal, a produção anual de esgoto chega a 793.698 m³, mas apenas 182.424 m³ são tratados, o que corresponde a 22,98% do total.

O índice põe a cidade em 61º lugar no ranking brasileiro de saneamento, que avalia 100 municípios com mais de 260 mil habitantes. Ou seja: ainda dá para melhorar bastante.

O IBGE aponta que, na zona urbana de Santa Maria, 71% das casas liberam os dejetos diretamente na rede pluvial ou na rede geral de esgoto. A fossa séptica está presente em 17% dessas edificações e a fossa rudimentar, em 7%. Os 6% restantes correspondem a outros escoadouros, como valas ou lagos.

Na zona rural, a destinação dos efluentes muda bastante. Apenas 15% vão parar na rede geral. Já a fossa séptica é utilizada em 39% das propriedades, enquanto a fossa rudimentar abrange outros 35% dos domicílios. Confira os detalhes no gráfico abaixo, elaborado pela plataforma Infosanbas.

Gráfico indicando índices de esgotamento sanitário no município de Santa Maria/RS

Imagem: Reprodução/Infosanbas

Desentupimento em Santa Maria: limpa-fossa previne transtornos

Como você percebeu, o tratamento de esgoto sanitário ainda é uma questão para este, que é um dos maiores municípios do Estado. Embora a expressiva maioria da população santa-mariense tenha banheiro em casa, os dejetos são, muitas vezes, liberados na rede sem qualquer filtro. Isso causa um impacto ambiental considerável.

O uso da fossa séptica, mais comum na zona rural, pode aliviar o problema. Esse equipamento funciona como um sistema primário para tratar os rejeitos. O material orgânico passa por um processo de decantação, no qual os sólidos ficam depositados no fundo do recipiente.

Ocorre que a fossa tem uma capacidade máxima de armazenamento. Se ela chega perto do limite, os contratempos começam a aparecer: a tubulação entope e o vaso sanitário pode até “devolver” o conteúdo após uma descarga. Você não quer um banheiro todo alagado, quer?

Portanto, ao contratar um serviço de desentupimento em Santa Maria, solicite o esgotamento de fossa. O popular “limpa-fossa” utiliza uma bomba de auto vácuo para sugar o material acumulado. Depois, os dejetos são transportados até um local seguro para o devido tratamento de efluentes.

Quem tem fossa em casa deve recorrer a essa solução periodicamente para prevenir transbordamentos. E mais: a técnica ainda pode ser utilizada para a limpeza de caixas de gordura (graxeiras) na cozinha de residências, restaurantes e outras empresas.

Saiba mais: Por que (e quando) realizar o esgotamento de fossa

Por que contratar uma desentupidora profissional

Mesmo os sistemas que não operem com fossa precisam de manutenção frequente. Isso porque o material orgânico que escoa pelo encanamento nem sempre segue o caminho como deveria.

Pense nas artérias do corpo. Se a gente come muita gordura, as paredes internas ficam cheias de colesterol. Então, o sangue circula com dificuldade e pode até formar coágulos.

A lógica da planta hidráulica é basicamente a mesma. As tubulações de uma casa funcionam como artérias, e também ficam cheias de sujeira por dentro. Com o tempo, esses detritos vão estreitando as passagens de água. As consequências são os entupimentos, ou mesmo o rompimento de canos.

Vale lembrar que a região de Santa Maria sofre com a estiagem. No verão de 2020, a prefeitura chegou a decretar estado de emergência devido ao desabastecimento dos reservatórios de água. E, com a tendência mundial de anos cada vez mais quentes, esse quadro pode se tornar perigosamente comum por aqui.

Logo, não dá para desperdiçar água, muito menos por causa de vazamentos. É necessário providenciar o desentupimento antes que o pior aconteça.

Um trabalho profissional com hidrojateamento é a melhor solução. Essa técnica utiliza jatos d’água em alta pressão para desobstruir as passagens do encanamento.

Trata-se de uma alternativa muito mais amigável ao meio ambiente, já que não recorre a produtos químicos. Além disso, vale lembrar que as substâncias de limpeza mais agressivas podem danificar tubos de PVC, causando fissuras. Só mesmo a água é capaz de limpar a tubulação e manter a integridade da estrutura ao mesmo tempo.

Porém, fica o alerta: o hidrojateamento deve ser realizado por uma empresa especializada. A equipe tem que ser capaz de regular a pressão do jato de acordo com as particularidades do local, senão pode haver acidentes. Para completar, os técnicos precisam vestir uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo a segurança de todos.

Saiba mais: Principais causas para o entupimento de canos

Desentupimento em Santa Maria: conte com a Desinservice

Gostou do artigo de hoje? Confira o infográfico a seguir, com os principais pontos do texto. Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre os serviços de esgotamento de fossa e hidrojateamento.

Precisando desentupir canos em Santa Maria ou região, chame a Desinservice! Nossa empresa conta com diferenciais como a máquina Jurop, uma tecnologia italiana avançadíssima para a remoção de resíduos.

Também nos preocupamos bastante com a sustentabilidade da operação. Por isso, obedecemos a todas as exigências dos órgãos reguladores, assegurando um trabalho eficaz e seguro para o meio ambiente.

Após a sucção e a limpeza, os resíduos removidos do ambiente são transportados em caminhão próprio para essa finalidade. O descarte se dá numa estação de tratamento licenciada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler).

Quer saber mais? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento para desentupimento. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 99548 6391. WhatsApp: (55) 99905.3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Antes de ir embora, confira o infográfico que traz o resumo dos principais pontos do texto. Para acessar a versão de download, basta clicar na imagem, que abrirá em uma nova aba. Nesta nova aba, clique com o botão direito sobre o infográfico e selecione “Salvar imagem como…”. Daí é só salvar no seu celular ou computador.

Infográfico sobre saneamento básico em Santa Maria

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar