Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Você já ouviu falar em limpeza industrial com hidrojateamento? Trata-se de um método altamente eficaz para a manutenção das estruturas. O serviço profissional ajuda a remover sujeira dos equipamentos e ainda garante o transporte dos resíduos até um local seguro, sem prejuízo para o meio ambiente. Saiba mais a seguir.

O que é hidrojateamento

O hidrojateamento é uma tecnologia avançada para limpeza de reservatórios e tubulações. Consiste no uso de jatos de água em alta velocidade. Assim é possível remover incrustações de todo tipo, mesmo os resíduos industriais mais difíceis.

Para tanto, os técnicos regulam a bomba d’água conforme as necessidades do local. Dá para gerar uma pressão que varia entre 100 e 1.000 kgf/cm³. Dessa maneira o processo ocorre sem danos à estrutura.

Por exemplo, os canos de uma residência costumam ser feitos em PVC. Portanto, quando o hidrojato é usado para desentupir o encanamento do banheiro, aplica-se uma pressão mais baixa. Ela será suficiente para limpar os dejetos sanitários, mas preservando o material plástico, que é delicado.

Já em segmentos como a construção civil, o jorro d’água deve ser potente. Somente desse jeito os restos de cimento e outros detritos pesados são removidos. E ainda há os casos em que se usa o nível mais alto de pressão, indicado para a manutenção em metalúrgicas e petroquímicas.

Saiba mais: Desentupimento – Conheça os diferenciais da Desinservice

Como funciona a limpeza industrial com hidrojateamento

O hidrojateamento para limpeza industrial pode ser utilizado nas mais diversas áreas do mercado. Alguns exemplos incluem fábricas de papel e celulose, companhias de saneamento básico, siderúrgicas, petroquímicas, construtoras, indústria automobilística e até plantas de processamento de alimentos.

O processo é feito com um caminhão equipado com reservatório de água e uma bomba de alta pressão. Basta posicionar a mangueira no local a ser higienizado e, depois, regular a potência do jato.

Não são aplicados detergentes, solventes ou outros produtos químicos para ajudar na remoção da sujeira. Usa-se apenas água em alta velocidade. Dessa forma, não há risco de comprometimento das estruturas, muito menos de danos ao meio ambiente.

Ou seja: a prática de limpeza industrial com hidrojato é uma alternativa segura, além de altamente eficaz. Ela pode ser empregada em caldeiras, fornos de refinaria, trocadores de calor, tubulações de diâmetros variados, torres de destilação e de resfriamento, cabines de pintura, filtros e toda sorte de máquinas e seus periféricos.

Ainda, o serviço de hidrojateamento pode ser extremamente útil para limpar pátios, chão de fábrica ou garagens. Qualquer lugar que demande uma “faxina” mais pesada pode contar com esse sistema.

Hidrojateamento

O hidrojato pode ser regulado tanto na pressão quanto na vazão da água para remover as mais diversas incrustações.

Vantagens do hidrojato para a limpeza industrial

Por ser um procedimento que dispensa o emprego de químicos, a limpeza industrial com hidrojateamento acaba se tornando uma opção segura para os clientes. Confira as vantagens de recorrer a esse método:

Proteção dos equipamentos

O jato d’água não produz faíscas nem corrói superfícies. Graças a isso, pode ser administrado sem risco de incêndios, explosões ou rompimentos. Basta regular a pressão conforme a capacidade do local. Essa medida garante uma limpeza eficiente do maquinário ao mesmo tempo que resguarda a estrutura de possíveis avarias, como deformidades e erosões.

Manutenção do patrimônio material

Manter as máquinas limpas é importante para aumentar sua vida útil. Isso porque o acúmulo de resíduos pode causar danos, como a oxidação de metais ou mesmo o mau funcionamento de motores. Nesse aspecto, o hidrojateamento colabora para a economia de recursos financeiros da fábrica. Afinal, equipamento defeituoso demanda conserto e substituição de peças, o que nunca sai barato.

Preservação ambiental

Precisamos frisar a relevância do hidrojateamento para a preservação da natureza. É que utilizar solventes ou outros abrasivos geraria um impacto ambiental muito alto. Sem contar que essas substâncias são tóxicas, podendo ameaçar inclusive a saúde dos trabalhadores da indústria. Logo, melhor contar com uma solução limpa e abundante: água, simplesmente.

Descarte correto dos resíduos industriais

Vale lembrar que, após a limpeza industrial, os rejeitos precisam ser coletados e transportados para um descarte apropriado. É necessário respeitar a legislação vigente no que diz respeito à gestão desses materiais. Convém estudar a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Cada segmento econômico segue regras próprias. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os resíduos industriais são divididos em três classes diferentes, e cada uma delas demanda manejo específico. Confira:

Resíduos industriais de classe I (perigosos) – São aqueles que representam algum grau de periculosidade. Podem ser inflamáveis, tóxicos, corrosivos etc.

Resíduos industriais de classe II A (não inertes) – Embora não sejam tão perigosos, apresentam questões no que diz respeito a combustão, solubilidade em água ou biodegradabilidade. Por isso, seu lugar não é na natureza.

Resíduos industriais de classe II B (inertes) – Esses são os rejeitos que, mesmo diluídos em água, não ameaçam a potabilidade para consumo humano.

Dependendo da classificação, os resíduos industriais têm que ser enviados para aterros licenciados, ou então incinerados em fornos próprios para tal função. Seja como for, o transporte deve ocorrer em caminhões vedados, o que evita vazamentos e previne acidentes ambientais ao longo do caminho.

Saiba mais: O que são emergências ambientais e como lidar com elas

Precisa de limpeza industrial? Chame a Desinservice

A Desinservice é uma empresa especializada em saúde ambiental. Nossa equipe executa limpeza industrial com hidrojateamento nos quatro cantos do território gaúcho, sempre seguindo rigorosas normas de segurança.

Temos caminhões equipados com tecnologia de ponta. Além disso, seguimos todas as recomendações do órgãos reguladores (Corsan, Ibama e Fepam). Nosso licenciamento nos autoriza a conduzir a remoção e o transporte de resíduos industriais, em consonância com os protocolos vigentes.

Precisa dar uma geral nos reservatórios de combustível? Remover óleo industrial de máquinas e tubulações? Conte conosco.

Entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento e solicite um orçamento para limpeza industrial. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 99548 6391. WhatsApp: (55) 99905.3373.  Aproveite, também, para conhecer nossos serviços de controle de pragas e sanitização de ambientes. Você vai se surpreender com os resultados para o seu negócio. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar