(55) 3028.6888 | (51) 3723.1502 | (55) 99905.3373

Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

O controle integrado de pragas é um conjunto de ações que previnem infestação por parasitas no ambiente. O processo vai muito além da aplicação de inseticidas, até porque esses produtos não resolvem o problema. Trata-se, isto sim, de uma mudança sistêmica de comportamento.

Por exemplo, todo comerciante sabe que deve manter seu armazém limpo. Porém, os caixotes de frutas dos fornecedores podem chegar à loja já cheios de cupins. Ou seja: mesmo com tanto zelo, o local fica suscetível à deterioração causada por essas criaturas.

É para evitar situações assim que você deve investir num controle integrado, prevendo práticas tanto preventivas quanto curativas. Veja algumas dicas.

Boas práticas no controle integrado de pragas

Tudo começa pela observação do entorno. Um restaurante, uma fábrica ou uma escola estão situados em determinada região geográfica, com características específicas.

Pode ser que o bairro tenha muitas árvores, o que eleva a incidência de mosquitos. Já numa zona extremamente urbanizada, talvez a porta de acesso ao prédio fique próxima a uma boca de lobo, por onde circulam ratos e baratas.

A instalação de barreiras físicas ajuda a manter sua área de trabalho livre de pragas. Telas nas janelas, grades nos ralos e até armadilhas eletromagnéticas para pombos são algumas opções.

Outro cuidado indispensável diz respeito à higiene. A maioria dos insetos encontra abrigo em cantos escuros e sujos. Portanto, faxinas periódicas tornam o lugar inóspito para as colônias.

Ainda, deve-se prestar atenção ao descarte do lixo. O acúmulo de dejetos, especialmente em latões a céu aberto, também atrai pragas urbanas variadas. Até mesmo as formigas, aparentemente inofensivas, podem carregar fungos e bactérias causadores de doenças.

Controle integrado de pragas impede o avanço de infestações

Além dessas medidas de caráter preventivo, o controle integrado de pragas também engloba o manejo de substâncias químicas. Elas servem para eliminar eventuais focos de infestação, já que os bichinhos se escondem em qualquer fresta de assoalho e podem sobreviver à limpeza do ambiente.

Mais que isso, os produtos afastam insetos, ratos e cupins, impedindo a formação de novas colônias. E tudo acontece sem comprometer a saúde das pessoas.

Contudo, os químicos demandam conhecimento técnico para que a aplicação seja feita com segurança. É por isso que os serviços de desinsetização, desratização e descupinização devem ser realizados por uma imunizadora qualificada. Os profissionais passam por capacitação e utilizam equipamentos de proteção individual, garantindo a eficácia dos procedimentos.

A Desinservice oferece serviços de controle de insetos, controle de pombos, controle de ratos e controle de cupins e brocas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios