O saneamento básico está diretamente relacionado à qualidade de vida dos moradores de Santa Maria. E, quando os sistemas públicos falham, é possível recorrer a serviços profissionais para atenuar a situação.
Mas, antes, que tal um pouco de contexto? Vale a pena saber como anda o cenário aqui no coração do Rio Grande do Sul. Os dados oficiais ajudam a entender melhor a nossa realidade. Fique conosco!
Relação entre o saneamento básico e a saúde pública
Saneamento básico envolve um conjunto de medidas que garantem mais qualidade de vida à população. Entre elas, estão o fornecimento de água potável, o tratamento do esgoto e a gestão de resíduos sólidos.
Essas práticas são importantíssimas para evitar intoxicações. Afinal, é no lixo e nos efluentes que estão muitos dos microrganismos causadores de doenças. Portanto, quando esse material é descartado da forma adequada, o risco de contato com agentes contaminantes diminui.
Tipos de saneamento básico
Dentre os vários componentes do saneamento básico, merecem destaque o tratamento do lixo e do esgoto. Acompanhe os detalhes:
Sistemas de esgotamento sanitário
São o conjunto de infraestruturas e processos para coletar, transportar, tratar e despejar o esgoto.
Quando os dejetos domésticos são jogados diretamente na natureza, eles podem contaminar o ambiente e pôr a população em risco. Portanto, são necessárias práticas de tratamento, que diminuem a quantidade de patógenos dos efluentes.
Gestão de resíduos sólidos
Inclui a coleta, o transporte, o tratamento e o descarte do lixo. Muitas vezes, isso significa separar os diferentes tipos de resíduos para que cada um tenha o destino adequado.
Lixo industrial, por exemplo, deve ser acondicionado em áreas específicas. Isso evita a contaminação do solo e das águas. Já resíduos como papel e plástico podem ser encaminhados à reciclagem.
Abastecimento de água potável
Abrange a captação, o tratamento e a distribuição de água segura para o consumo humano. Geralmente, isso requer a adição de cloro ou outros produtos para eliminar parasitas.
Dados sobre saneamento básico em Santa Maria
Santa Maria é o 5º município mais populoso do Rio Grande do Sul. Segundo o Censo de 2022, registravam-se 271.735 habitantes no território.
A maioria da população vive na zona urbana e o saneamento básico é razoável. Conforme o IBGE, o esgotamento sanitário adequado atinge 82,8% da população.
Já o Instituto Trata Brasil, do governo federal, traz informações mais preocupantes. Segundo a entidade, 91.996 pessoas vivem na cidade sem coleta de esgoto, o que corresponde a 33,9% dos habitantes.
Ou seja: ainda dá para melhorar bastante. Até porque, apenas em 2022, houve 36 internações e três mortes devido a doenças transmitidas pela água.
Enchentes de 2024 causaram danos ao saneamento básico
Vale lembrar que as enchentes de maio de 2024 atingiram diversas estruturas no Estado, inclusive em Santa Maria. Nos primeiros dias de chuva, já se calculava um prejuízo de R$ 300 milhões no município.
Os danos aos sistemas de saneamento básico precisam ser considerados, em situações assim. Isso porque, com a enxurrada, as galerias subterrâneas podem sofrer rachaduras e quebras. Da mesma forma, fossas sépticas e graxeiras podem transbordar, espalhando material orgânico (e contaminado) por ruas e quintais.
Sem contar a sujeira acumulada nas tubulações, claro.
O que fazer quando o saneamento básico é insuficiente ou inexistente?
Como você percebeu, o tratamento de esgoto sanitário ainda é uma questão para este, que é um dos maiores municípios do Estado. Embora a expressiva maioria da população santa-mariense tenha banheiro em casa, os dejetos são, muitas vezes, liberados na rede sem qualquer filtro. Isso causa um impacto ambiental considerável.
O uso da fossa séptica, mais comum na zona rural, pode aliviar o problema. Esse equipamento funciona como um sistema primário para tratar os rejeitos. O material orgânico passa por um processo de decantação, no qual os sólidos ficam depositados no fundo do recipiente.
Ocorre que a fossa tem uma capacidade máxima de armazenamento. Se ela chega perto do limite, os contratempos começam a aparecer: a tubulação entope e o vaso sanitário pode até “devolver” o conteúdo após uma descarga. Você não quer um banheiro todo alagado, quer?
Portanto, ao contratar um serviço de desentupimento em Santa Maria, solicite a limpeza de fossa. O popular “limpa-fossa” utiliza uma bomba de auto vácuo para sugar o material acumulado. Depois, os dejetos são transportados até um local seguro para o devido tratamento de efluentes.
Quem tem fossa em casa deve recorrer a essa solução periodicamente para prevenir transbordamentos. E mais: a técnica ainda pode ser utilizada para a limpeza de caixas de gordura (graxeiras) na cozinha de residências, restaurantes e outras empresas.
Ainda, cabe mencionar a falta de água potável. Esse problema é comum não só durante os períodos de seca, mas também após enchentes, já que as redes de captação ficam comprometidas, ou mesmo contaminadas.
Nessas horas, é possível recorrer ao caminhão pipa, assegurando a qualidade da água para beber, cozinhar e lavar a louça.
Encanamento defeituoso pode agravar problemas de um saneamento precário
Todo sistema de esgoto precisa de manutenção frequente. É que o material orgânico que escoa pelo encanamento nem sempre segue o caminho como deveria.
Pense nas artérias do corpo. Se a gente come muita gordura, as paredes internas ficam cheias de colesterol. Então, o sangue circula com dificuldade e pode até formar coágulos.
A lógica da planta hidráulica é basicamente a mesma. As tubulações de uma casa funcionam como artérias, e também ficam cheias de sujeira por dentro. Com o tempo, esses detritos vão estreitando as passagens de água. As consequências são os entupimentos, ou mesmo o rompimento de canos.
Vale lembrar que a região de Santa Maria sofre com a estiagem. No verão de 2020, a prefeitura chegou a decretar estado de emergência devido ao desabastecimento dos reservatórios de água. E, com a tendência mundial de anos cada vez mais quentes, esse quadro pode se tornar perigosamente comum por aqui.
Logo, não dá para desperdiçar água, muito menos por causa de vazamentos. É necessário providenciar o desentupimento antes que o pior aconteça.
Um trabalho profissional com hidrojateamento é a melhor solução. Essa técnica utiliza jatos d’água em alta pressão para desobstruir as passagens do encanamento.
Trata-se de uma alternativa muito mais amigável ao meio ambiente, já que não recorre a produtos químicos. Pois é: vale lembrar que as substâncias de limpeza mais agressivas podem danificar tubos de PVC, causando fissuras. Só mesmo a água é capaz de limpar a tubulação e manter a integridade da estrutura ao mesmo tempo.
Porém, fica o alerta: o hidrojateamento deve ser realizado por uma empresa especializada. A equipe tem que ser capaz de regular a pressão do jato de acordo com as particularidades do local, senão pode haver acidentes. Para completar, os técnicos precisam vestir uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo a segurança de todos.
Saiba mais: Principais causas para o entupimento de canos
Conte com os serviços de saneamento da Desinservice
A Desinservice oferece diversos serviços relacionados a saneamento básico em Santa Maria e região. Um dos nossos diferenciais é a máquina Jurop, uma tecnologia italiana avançadíssima para sucção e drenagem, que ajuda na remoção de resíduos.
Também atuamos com serviços de hidrojateamento para desentupir tubulações obstruídas.
Após a sucção e a limpeza, os resíduos removidos do ambiente são transportados em caminhão próprio para essa finalidade. O descarte se dá numa estação de tratamento licenciada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler).
Isso significa que nos preocupamos bastante com a sustentabilidade da operação. Obedecemos a todas as exigências dos órgãos reguladores, assegurando um trabalho eficaz e seguro para o meio ambiente.
Quer saber mais? Então entre em contato conosco e solicite um orçamento para desentupimento, fornecimento de água potável com caminhão pipa ou mesmo serviços de análise da qualidade da água.
Clique no botão abaixo ou LIGUE AGORA. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Bonûs
Antes de ir embora, confira o infográfico que traz o resumo dos principais dados sobre saneamento básico em Santa Maria. Para acessar a versão de download, basta clicar na imagem, que abrirá em uma nova aba. Nesta nova aba, clique com o botão direito sobre o infográfico e selecione “Salvar imagem como…”. Daí é só salvar no seu celular ou computador.