Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Plantas transformam qualquer ambiente. Flores dão um colorido especial à casa, enquanto uma horta ou um canteiro de temperos fornecem opções saudáveis à alimentação. O problema é que as pragas de jardim podem acabar com o cultivo dos vegetais.

Não devemos deixar os frutos do nosso trabalho e dedicação servirem de abrigo ou alimento para estas invasoras desagradáveis! Portanto, se você deseja se prevenir, ou se livrar das pragas de jardim, siga conosco. Neste texto abordaremos as principais pragas de jardim, formas de evitá-las e o que fazer para eliminá-las do seu ambiente!

Pragas comuns no jardim

Infelizmente existem diversos tipos de pragas que podem prejudicar as plantas do seu jardim ou da sua horta. Algumas delas são tão pequenas que nem conseguimos perceber a olho nu, mas o que todas elas têm em comum é a capacidade de causarem grandes estragos! A seguir, apresentamos as principais pragas de jardim com as quais você pode estar dividindo seu cultivo agora mesmo.

Ácaros

Os ácaros são aracnídeos microscópicos que atacam flores, folhas e brotos, deixando marcas avermelhadas, semelhantes à ferrugem, e produzindo uma fina teia sobre as plantas. Sua ação diminui a velocidade de crescimento da espécie atacada, favorecendo a má formação e podendo até matar. O desenvolvimento desta praga se dá, geralmente, em ambientes quentes e secos.

Imagem ampliada de um ácaro
Imagem ampliada de um ácaro – Foto: Divulgação

Vale lembrar que os ácaros também podem ser encontrados dentro de casa, em almofadas e colchões, e são conhecidos por causarem muito incômodo a pessoas com alergias respiratórias.

Formigas

As formigas são numerosas, persistentes e capazes de aniquilar diversos tipos de plantas. Dentre as diversas espécies deste inseto, as que mais causam estragos nos jardins e hortas por aí são as formigas cortadeiras, como as saúvas e as quenquéns. Estas formigas cortam as folhas para levar seus pedaços ao formigueiro para servir de nutrição a fungos, o verdadeiro alimento das formigas. Pequenas e destruidoras, estão presentes em todo o país, tanto em locais rurais, quanto urbanos.

Formiga cortadeira
Formiga cortadeira – Foto: Divulgação

Veja também: 5 curiosidades sobre formigas que vão surpreender você

Lesmas

Lesmas são pragas de hábito noturno e preferem ambientes úmidos, com pouca luminosidade. Elas se alimentam de quase todas as partes das plantas e atacam brotos, folhas, talos e até mesmo raízes. Além disso, deixam por onde passam, um rastro de muco e fezes que podem, inclusive, inviabilizar o consumo e a comercialização de vegetais.

As lesmas também são vetores de parasitas, pois são hospedeiras intermediárias do nematoide que causa a angiostrongilíase abdominal, infecção que afeta tanto pessoas quanto animais domésticos. Esse parasita pode causar áreas de congestão e até mesmo necrose nos intestinos dos seres humanos e dos pets! Os sintomas costumam ser dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, constipação intestinal, febre e, em raros e extremos casos, a morte.

Imagem de uma lesma vista de perto
Imagem de uma lesma vista de perto – Foto: Divulgação

Cochonilhas

As cochonilhas são pequenos insetos que possuem entre 3 mm e 5 mm de comprimento, seus corpos são de cor castanha ou amarela. Esta praga suga a seiva das plantas, processo que além de roubar nutrientes, injeta toxinas. Isto, além de debilitar o crescimento do vegetal, pode ocasionar queda precoce de folhas, flores e frutos. Outro problema ocasionado por uma infestação de cochonilhas é que elas secretam, enquanto se alimentam, uma substância açucarada, que atrai formigas e outros insetos. Para piorar, esta secreção também favorece o aparecimento de um fungo de cor escura conhecido como fumagina, que cobre as folhas e prejudica a fotossíntese.

Cochonilha atacando a folha de uma planta
Cochonilha atacando a folha de uma planta – Foto: Divulgação

Moscas-brancas

Assim como as cochonilhas, as moscas-brancas costumam ficar na parte inferior das folhas, liberando um líquido pegajoso que deixa a folhagem viscosa e favorece o ataque de fungos. Fora isto, esta praga de jardim ainda é transmissora do vírus da “necrose-da-haste”, do grupo dos carlavírus. Esta doença, conforme evolui, pode até mesmo matar a planta. Como se não bastasse os problemas já mencionados, a mosca-branca é um inseto “sugador”, ou seja, alimenta-se da seiva da planta, sugando seus nutrientes. Estes insetos, ao depositarem suas larvas, podem causar uma grande infestação em pouquíssimo tempo.

Moscas-brancas em uma folha
Moscas-brancas em uma folha – Foto: Divulgação

Pulgões

O pulgão, também chamado de afídeo ou piolho das plantas, mede até 5 mm e pode apresentar diversas tonalidades. A sua aparência lembra a de um pequeno besouro sem casca, com olhos e pernas aparentes. Este inseto é uma das principais pragas da agricultura brasileira. Os pulgões podem se desenvolver entre 10°C e 35°C, ou seja, conseguem popular boa parte do território brasileiro sem grandes problemas.

Estas pragas de jardim gostam de se alocar na parte inferior das folhas para se alimentarem da seiva do vegetal. Assim como as cochonilhas, este processo também libera substâncias açucaradas que favorecem o aparecimento de fungos e atraem formigas. Elas, em troca disto, protegem os pulgões de seus inimigos, uma perigosa relação de troca. Este pequeno parasita ainda é vetor de mais de 100 tipos de vírus diferentes!

Pulgões se alimentando de um vegetal
Pulgões se alimentando de um vegetal – Foto: Divulgação

Nematoides

Estes vermes parasitas possuem um corpo alongado e cilíndrico e seu tamanho pode variar. As espécies que afetam plantas costumam medir entre 0,3 mm e 3 mm de comprimento. Qualquer ambiente que tenha água disponível pode ser um potencial habitat para os nematoides. Os locais onde geralmente ficam costumam ser próximos das raízes de plantas, sob o solo.

Para se alimentarem, estes vermes utilizam uma espécie de “estilete” bucal para sugarem nutrientes. Isto, além de enfraquecer o vegetal, favorece a entrada de diversas toxinas nas células da planta, podendo ocasionar deformidades nos galhos e escurecimento dos tecidos, bem como dificultar a retirada de água e nutrientes do solo.

Nematóides parasitando as raízes de um vegetal
Nematóides parasitando as raízes de um vegetal – Foto: Divulgação

Tesourinha (Lacrainha ou Lacraia tesoura)

Estas pragas de jardim, também chamadas de lacrainha e tesoura, possuem seis patas, um par de asas, corpos marrons ou amarelados e, uma característica que as torna facilmente identificáveis: estruturas que parecem pinças ou tesouras localizadas na extremidade traseira do seu corpo. As tesourinhas utilizam estas estruturas para diversas funções, seja para buscarem alimentos, limparem seus corpos, para se defenderem e até mesmo, atraírem parceiros para se reproduzirem. Além de não serem venenosas, as tesourinhas “beliscam” apenas para se defenderem, ou seja, são inofensivos para os humanos. Porém, algumas espécies se alimentam de plantas, flores e frutos, o que prejudica jardins e hortas.

Tesourinha (lacrainha) sobre uma folha
Tesourinha (lacrainha) sobre uma folha – Foto: Divulgação

As pragas de jardim aumentam na primavera?

Ao contrário do que muitos pensam, as pragas não deixam de existir no inverno, por exemplo. Porém, na primavera, em função do aumento das temperaturas, as atividades metabólicas das pragas também se intensificam. Isto afeta inclusive o ciclo reprodutório delas. Ocasionando um aumento em suas populações. Ou seja, infelizmente, a primavera não é feita apenas de flores. Ela é também um período de intensificação de atividades de diversas criaturas, como cupins, baratas, formigas e, até mesmo, ratos!

Inverno é uma boa época para manutenção das plantas

O ciclo das plantas se divide em floração, crescimento, frutificação e dormência. É preciso conhecer cada uma dessas fases para realizar os cuidados no tempo certo.

Por exemplo, o inverno é o período em que a maioria dos vegetais entra em estado de dormência. O clima frio faz com que essas espécies entrem num modo de “hibernação” para poupar energia.

A época favorece as podas de limpeza. Devem-se remover os galhos secos ou malformados para que os arbustos e as árvores cresçam com mais vigor na estação seguinte.

Já as regas devem ser espaçadas. Isso porque, nos dias de temperatura baixa, a evaporação da água é mais lenta. Ou seja, o solo fica encharcado durante muito tempo.

O excesso de umidade favorece a proliferação de fungos. Além disso, pode atrair insetos sugadores de seiva, como a cochonilha e o pulgão, apresentados acima. Sendo assim, se você regar as plantas demais, a tendência é que elas fiquem mais vulneráveis ao ataque de pragas.

Estes cuidados preventivos ajudam a para controlar as pragas, mesmo nos períodos em que elas aparentam não existirem mais (o que sabemos que não é verdade). Assim, quando chega a primavera você não terá surpresas desagradáveis com infestações.

Saiba mais: Como deixar sua casa pronta para o inverno

Como proteger o jardim das pragas

Já vimos que existe uma ampla variedade de pragas de jardim que podem trazer estragos e dores de cabeça. Então, pensando em ajudar a evitar todo esse estresse (e prejuízo), preparamos dicas super práticas para ajudar a manter estes pequenos invasores longe do seu ambiente!

A primeira delas é manter o ambiente limpo. Pode parecer óbvio, mas não subestime o poder que a limpeza adequada tem na hora de espantar as pragas. Até mesmo um simples punhado de folhas mortar e velhas pode ser um convite para elas. Fora isto, evite deixar o solo úmido demais e manter água parada. Qualquer vaso ou recipiente capaz de acumular água é um potencial local de reprodução de insetos e doenças.

Caso seu jardim ou horta esteja sendo alvo destes invasores nojentos, pode ser que seja a hora de utilizar barreiras físicas. Às vezes, utilizar obstáculos como telas finas pode ser bem eficiente na hora de manter insetos e demais pragas longe, permitindo que suas plantas cresçam em segurança.

Veja também: Dicas simples para manter os insetos noturnos longe

Cultive plantas que são repelentes naturais

Outra dica super interessante é a utilização de plantas que servem como repelentes naturais. É isto mesmo, algumas plantas afastam naturalmente as pragas! Então além de enriquecer seu jardim, você ainda está deixando seu ambiente mais seguro para plantas, flores e frutos. Confira uma lista de plantas que também atuam como repelentes naturais:

  • Alecrim;
  • Erva-doce;
  • Arruda;
  • Citronela;
  • Coentro;
  • Manjericão,
  • Hortelã.
Plantação de hortelã
Plantação de hortelã – Foto: Divulgação

Como combater as pragas existentes

Claro que cada inseto pode demandar cuidados específicos. No entanto, quaisquer que sejam as pragas do seu jardim, o método de controle seguirá alguns passos em comum:

  • Remova os insetos manualmente, usando luvas para não entrar em contato direto com os animais;
  • Pode as áreas danificadas do vegetal;
  • Higienize a planta com uma solução caseira (água e fumo, água e sabão neutro ou outro recurso considerado eficaz).

Atenção também com possíveis ratos no jardim

Se já não bastassem os insetos, ainda é necessário prestar atenção aos ratos. Alguns roedores fixam moradia em arbustos e até em frestas de muros. Por isso, tornam-se uma ameaça em chácaras, sítios e semelhantes.

O rato preto (Rattus rattus) come frutas e grãos. Ele escava abaixo das plantas para chegar ao alimento. Desse modo, vai estragando gemas, raízes e sementeiras. Alguns trepam em árvores e causam danos às cascas. Outros destroem flores ornamentais.

Ou seja: não importa se você tenha um pomar, uma pequena lavoura ou um simples canteiro. Algumas atitudes devem ser postas em práticas para barrar a proliferação de ratos no jardim. Acompanhe as dicas:

  • Guarde o lixo em latões ou caçambas fechadas;
  • Evite acumular entulho no pátio, pois os materiais servirão de ninho para os roedores;
  • Mantenha os gramados sempre aparados;
  • Exija a limpeza de terrenos baldios nos arredores. Converse com o proprietário ou, se for o caso, denuncie a negligência ao órgão competente da prefeitura.

Saiba mais: Ciclo de vida dos ratos dificulta o controle da praga

Conte com ajuda profissional

Seguir dicas e manter o olho aberto é importante. Esses cuidados reduzirão consideravelmente os perigos na sua propriedade. Mas mesmo assim, não podemos subestimer a persistência e a astúcia das pragas de jardim. Por isto é extremamente importante manter os serviços de controle de pragas e dedetização em dia!

Nesta hora, a alternativa mais segura e eficiente é chamar a Desinservice. Temos serviços especializados para controle de pragas, prestados com máximo zelo à saúde ambiental e que ainda criam uma barreira protetora que perdura e ajuda a manter seu ambiente muito mais saudável e livre de pragas.

Precisa de ajuda profissional para combater as pragas? Entre em contato ou acesse nosso site.

Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados