Limpeza de caixa d’água é um procedimento medida importante para evitar doenças e garantir a integridade do equipamento. No entanto, esse trabalho não pode ser conduzido por qualquer amador. A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
Por que limpar a caixa d’água?
O principal motivo é bastante óbvio: eliminar a sujeira. Com o tempo, o reservatório vai acumulando incrustações escuras, formadas por material biológico. Elas podem causar mau cheiro, entupir a tubulação e deteriorar o recipiente.
Outro risco é a proliferação de germes e bactérias. O uso de água contaminada para cozinhar ou tomar banho está associado a diversas doenças.
Saiba mais: Por que você precisa limpar a caixa d’água
Quando deve ocorrer a manutenção dos reservatórios de água?
Sempre que necessário. Segundo a resolução RDC nº 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as caixas d’água devem estar livres de rachaduras, infiltrações e vazamentos. O texto diz respeito a empresas do setor alimentício, mas essas boas práticas se estendem a outros ramos de atividade.
Portanto, recomendam-se vistorias periódicas que assegurem a integridade do equipamento. Lembre-se: sem tampa, os reservatórios tornam-se possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Saiba mais: Vantagens de limpar a caixa d’água no inverno
Qual a frequência ideal para limpeza de caixa d’água?
Ainda de acordo com a Anvisa, a periodicidade mínima para a higienização do reservatório é de uma vez a cada seis meses. Contudo, conforme a intensidade do uso, pode ser preciso que o serviço seja realizado em intervalos ainda menores. Na dúvida, consulte um técnico capacitado ou especialista.
Saiba mais: Com que frequência limpar a caixa d’água?
Quem deve realizar a higienização do reservatório?
Uma equipe especializada deve realizar a limpeza de caixas d’água. Isso porque a simples limpeza com esponja não é o bastante para completar a desinfecção bacteriológica do ambiente. Os profissionais utilizam substâncias específicas, autorizadas pelos órgãos de saúde do país. Além disso, contam com aparatos de proteção individual.
Como é feito o processo de higienização?
O procedimento de limpeza e higienização de caixas d’água consiste em três etapas. Primeiro, há o esvaziamento dos reservatórios. Em seguida, a equipe efetua o enxague e a desinfecção bacteriológica com materiais específicos. Por fim, ocorre a reposição de água potável no recipiente.
Como evitar o desperdício de água, durante o esvaziamento?
Os serviços de manutenção costumam acontecer com data e hora marcadas. Alguns dias antes, feche os registros para interromper a entrada de água da rua. Desse modo, no momento da limpeza, o nível do reservatório estará abaixo dos 20 cm de altura.
Numa empresa ou num condomínio residencial, deve-se avisar o público interno previamente quanto à realização do procedimento. Assim, todos podem se programar.
Quais outros cuidados tomar?
Enquanto ocorre a limpeza da caixa d’água, é importante não abrir torneiras nem acionar descargas. Isso impede a entrada de ar nos canos.
Após o procedimento, deve-se aguardar cerca de 30 minutos. Depois desse período, tanto o abastecimento quanto o consumo poderão, então, ser retomados.
A higienização de reservatórios é um serviço oferecido pela Desinservice. Entre em contato conosco e solicite um orçamento! Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.