Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Não são apenas residências que estão vulneráveis à infestação de pragas. Um veículo pode estar repleto de pragas escondidas, seja carro, ônibus ou caminhão. E esse incômodo é mais comum do que você imagina. Por isso, neste post vamos falar da importância da dedetização automotiva.

Um veículo pode estar repleto de pragas escondidas

Insetos como baratas, formigas, aranhas e mosquitos podem “fixar residência” dentro do seu carro quando você menos espera simplesmente por ter as condições ideais que eles precisam. Além disso, não se pode descartar que roedores como ratos – e especialmente camundongos, que são menores – possam entrar em busca de alimentos.

E essa lista pode aumentar com a possível proliferação de ácaros nos estofados e carpetes, assim como percevejos, cupins, traças e lacraias. Siga conosco e entenda tudo o que você precisa saber para proteger seu veículo e a saúde dos passageiros.

Por que as pragas invadem os veículos?

Primeiramente, o que você precisa saber é que: as pragas buscam em um veículo proteção e abrigo, já que o interior de qualquer automóvel oferece um espaço seguro e longe de predadores. 

Outro cenário favorável é o calor. O motor de um carro (pouco usado) pode ser um convidativo para infestação e até formação de ninhos.

Por último, e não menos importante, está a busca por alimentos, porque se você (motorista ou passageiro) tiver o hábito de comer ou transportar comida dentro do carro, isso pode ser um “chamarisco” para esses animais justamente pelos restos que podem cair no banco ou nos tapetes.

Alimentos atraem pragas em automóveis
Comer no carro ou transportar alimentos pode deixar restos que atraem insetos e roedores.

É importante destacar que não existe uma fórmula exata para atribuir o desenvolvimento de pragas em carros, pois depende diretamente dos hábitos do proprietário (ou usuários) do veículo. E também não haverá um lugar certo em que a infestação poderá iniciar. Pode ser no porta-luvas, no porta-malas, nos tapetes ou até mesmo na borrachinha do capô.

Por isso, trazemos exemplos de como pode ser iniciada uma infestação de pragas em automóveis, sejam eles particulares, coletivos ou comerciais.

  • Carros de passeio ou uso familiar: neste caso, as pragas podem ser mais comuns e desenvolver uma infestação a partir de migalhas que se alojam em tapetes e bancos, se tornando um grande atrativo para insetos como baratas e formigas. Também não se pode descartar, que em caso de o carro ficar muito tempo fechado, o desenvolvimento de ácaros pode ser comum;
  • Veículos de transporte coletivo: os meios de transporte coletivos – como ônibus, vans, táxis ou transportes de aplicativos – têm uma circulação grande de passageiros todos os dias. E isso pode favorecer infestações;
  • Veículos de transporte de carga: esse tipo de transporte pode sofrer grandes perdas caso seja afetado por insetos. Seja uma carga com alimentos ou com itens de medicação, a mercadoria pode ser comprometida e trazer prejuízos à empresa. Sem contar o tempo que o veículo afetado pode ficar parado para controlar a situação.

Como identificar sinais de infestação veicular

Deu para perceber como as pragas urbanas podem ser um pesadelo na vida de qualquer motorista ou proprietário de veículo automotivo, não é mesmo? Odores e a presença de manchas de urina, fezes, marcas de roeduras e arranhões podem ajudar você a identificar se há infestação no seu veículo.

Veja também: Quais empresas devem ter controle de pragas para obter alvará?

Perigos que infestações de pragas em veículos podem trazer

Infestações em veículos são perigosas tanto para o patrimônio quanto para a sua saúde das pessoas. Além do risco de transmissão de doenças por conta das pragas, há risco material e possibilidade de cheiro ruim devido à fezes, urina e decomposição de pragas mortas.

O que também pode acontecer, caso seu veículo seja tomado por uma infestação, é a desvalorização do automóvel por conta dos danos que podem acontecer, além de dificultar a limpeza, evidentemente.

Danos materiais causados por pragas

Mais uma vez, reforçamos que a dedetização veicular é extremamente importante, assim como a higienização do veículo. Porque além dessa série de danos que as pragas podem causar à estrutura dos veículos e aos humanos, também há o risco de danos materiais. Os roedores, por exemplo, podem danificar cabos e mangueiras, causando falhas mecânicas e prejuízos inesperados.

Também existe a chance de possíveis acidentes em função desses danos, já que a presença de insetos ou roedores pode tornar a experiência de dirigir desconfortável.

Disseminação de doenças perigosas

Como falamos, pragas podem transmitir doenças e alergias, colocando em risco a saúde dos ocupantes dos veículos, principalmente na presença de crianças. Dentre os maiores causadores de doenças estão:

  • baratas: podem causar diarreia, hepatite A, febre tifoide, tuberculose, salmonelose e gastroenterite;
  • mosquitos: Dengue, Zika e Chikungunya, febre amarela e malária;
  • roedores (ratos/camundongos): leptospirose, reações alérgicas e podem contaminar alimentos.

A importância da dedetização preventiva de frotas automotivas

A dedetização de frota automotiva é indispensável, porque além de carros de passeio, as pragas também podem infestar frotas comerciais inteiras, que carregam produtos dos mais variados tipos, inclusive alimentos. Isso tudo pode acarretar numa série de prejuízos para a empresa e para a reputação da marca.

Economia e proteção ao patrimônio empresarial

O ideal é investir na dedetização preventiva e regular de frotas para evitar prejuízos causados pelas pragas. Quando você investe na dedetização, não estará apenas preservando o veículo, como, também, a carga. Além disso, evita que a empresa interrompa os serviços de forma inesperada por conta de uma infestação, por exemplo.

Não arrisque! Evite problemas graves com dedetização automotiva eficaz

Não importa a época do ano. O importante é investir em prevenção e, por isso, você precisa de uma empresa de qualidade para atuar nesse serviço.

Quer uma dica? Entre em contato com a Desinservice e solicite um orçamento para dedetização automotiva. Nossos profissionais são altamente capacitados, investimos constantemente em tecnologia de ponta e possuímos todas as licenças das autoridades sanitárias, fornecendo, inclusive, laudos e certificados atestando o serviço prestado.

Proteja seus veículos: conte com a Desinservice. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados