Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Existem diversas pragas urbanas que podem estar dentro da sua casa, agora mesmo, destruindo o seu patrimônio. Por isso é importante identificar os sinais de cupim na madeira. Afinal, quanto antes você perceber os problemas, mais chances tem de salvar os móveis.

Sinais de infestação por cupins

Mas, então, como saber se tem cupim na madeira? Confira abaixo os principais indicativos de infestação:

1. Asinhas de cupins soltas

Com certeza você já viu uma revoada de cupim com asas. Irritante, né?

Mas é quando eles perdem as asas que se tornam um problema de verdade. Isso porque os bichos não vão embora. Na verdade, eles deixam as asinhas para trás quando encontram um local para criar sua colônia.

E, se tem asas de cupim no chão, significa que eles já podem estar dentro de algum móvel, batente, estrutura ou peça de madeira.

Aliás, que saber o que atrai cupim de asas? Este artigo traz tudo sobre cupins alados.

Leia também: Por que a chuva atrai insetos e outras pragas?

2. Farelinho de cupim

Aquele resíduo granulado em forma de microesferas marrons, que costumamos ver perto de móveis, é o excremento do cupim. Isso mesmo: cocô. Ele se parece com uma serragem.

O mais grave é que só fica evidente quando as galerias escavadas na madeira estão lotadas. Ou seja, o “farelinho” significa que os cupins já se instalaram, formaram colônia, se alimentaram e encheram as cavidades com detritos. Para limpar seu habitat e seguir se movimentando por essas galerias, eles fazem uma faxina, jogando os resíduos para fora.

Vale lembrar que as brocas também deixam um pozinho e podem ser confundidas com cupins. Você consegue diferenciar os resíduos desses insetos porque são bem mais fininhos. Na dúvida, chame uma imunizadora para realizar uma inspeção técnica.

3. Furinhos

O furinho, com cerca de um milímetro de diâmetro, é um sinal claro da invasão de cupim. Mas preste atenção: nem sempre os móveis, batentes e objetos infestados vão apresentar orifícios!

É que os insetos entram por quinas, frestas e partes do móvel que não têm acabamento e não ficam aparentes, então você não perceberá os meios de entrada apenas olhando a superfície.

E vale lembrar que cupins não consomem necessariamente madeira, mas, sim, materiais com celulose, o que inclui papel, tecido e até o drywall (gesso acartonado). Por isso, furinhos em livros, documentos e cadernos também podem sinalizar a presença dos intrusos.

Saiba mais: Aprenda a se proteger de cupins em instrumentos musicais

4. Madeira quebradiça e oca

Uma forma muito triste de detectar a infestação é descobrir que só sobrou a “casquinha” daquele móvel que você gosta tanto! O que antes era uma estrutura forte agora está oco, consumido pelos cupins.

Como dissemos anteriormente, talvez a superfície não apresente os furinhos, pois a forma de entrada foi através de uma quina ou de uma área da madeira sem proteção. Por exemplo, algo muito comum é ver batentes de portas que foram atacados pela parte interna.

Como isso pode acontecer? Os cupins podem ter feito galerias pelo concreto das paredes, passando por frestas e rachaduras, e se instalado nos batentes. Assim, portas e janelas ficam comprometidas.

5. Túneis de terra pelas paredes

Os cupins de solo, que preferem locais úmidos, precisam sair em busca de alimento para a colônia. Nesse caso, os vestígios mais comuns são rastros de terra que ficam pelo caminho e pelas paredes. Eles constroem esses tubos de lama como uma forma de abrigo, até porque o contato com a luz do dia pode ser prejudicial.

O pior é que essa espécie tem mandíbulas poderosas e pode superar quase qualquer obstáculo para chegar à madeira, podendo condenar uma construção inteira! Saiba mais no vídeo abaixo.

Bônus: cuidados com cupim na hora de comprar um móvel de madeira

Ao comprar um móvel de madeira, você deve tomar cuidado para evitar uma infestação de cupim em casa. Isso pode acontecer devido a colônias já presentes na peça.

A atenção não vale apenas para seminovos. Mesmo a mesa e o armário recém-saídos da fábrica podem vir com essa desagradável surpresa.

1. Madeiras que não dão cupim

Uma primeira dica é escolher artigos feitos com material de qualidade. Há espécies de árvores que são naturalmente resistentes a cupins, a exemplo do jacarandá, da peroba, do ipê e da aroeira.

Obviamente, essa característica encarece o produto final, até porque a comercialização de algumas madeiras de lei é controlada. Se o preço assustar, uma solução mais em conta são os móveis tratados. A matéria-prima dos compensados, por exemplo, passa por processos de proteção ainda na indústria.

Os itens fabricados com sobras de madeira acendem a luz amarela. Nesses casos, fica mais difícil assegurar a resistência à praga, em função dos diversos componentes misturados.

De qualquer modo, antes da aquisição, observe a mobília de todos os ângulos. Se houver ranhuras ou buracos que indiquem a presença de insetos, desista do negócio.

2. Como transportar e acomodar móveis de madeira

A infestação por cupins também pode ocorrer no transporte entre a loja e a residência. A carroceria do caminhão que faz o frete pode estar povoada com esses bichinhos. Portanto, verifique se o produto estará devidamente embalado e seguro durante a viagem.

Em casa, mantenha o móvel levemente afastado da parede. Evite posicioná-lo em solo não cimentado – caso de galpões e áreas externas. Cupins gostam de locais escuros e úmidos.

3. Outros cuidados com a mobília

Realize faxinas gerais periodicamente. Remova todos os objetos do armário ou da prateleira. Limpe-os e seque-os bem e, ao devolvê-los ao lugar, não os deixe empilhados nem amontoados.

Inspecione, também, janelas, rodapés e molduras de quadros. A aplicação de tinta ou verniz pode tapar brechas e impedir a entrada de parasitas.

Contudo, dispense as receitas caseiras. Soluções à base de vinagre ou óleo de cravo não resolvem o problema. Já venenos mais fortes, quando mal administrados, podem causar alergia e intoxicação em pessoas e animais domésticos.

Ao menor sinal de madeira oca ou de um pozinho granulado nas frestas dos móveis, chame ajuda especializada. O controle de cupins e brocas requer conhecimento técnico para a identificação de ninhos e o correto manuseio dos químicos.

Saiba mais: 3 motivos para contratar uma empresa de descupinização

Então: passou no teste dos cupins?

Se você não identificou nenhum dos sinais que descrevemos no artigo de hoje, levante as mãos para o céu e agradeça! Mas mantenha-se alerta e, de preferência, considere um serviço preventivo de descupinização para evitar que a próxima revoada se instale na sua casa.

Agora, se você percebeu alguns dos sinais de infestação, não perca tempo. Chame logo o serviço de descupinização. Além de preventivo, ele também pode ser curativo, ou seja, eliminar as infestações já presentes.

Lembre-se: as soluções contra cupins que estão disponíveis no varejo só têm algum efeito nos casos em que o ataque recém começou, o que é muito difícil de confirmar. O ideal é contar com a ajuda profissional, pois essas empresas usam produtos específicos, que só podem ser administrados por equipes credenciadas e autorizadas.

Veja também: Confira um caso real de ataque de cupins em um cama box

Identificou sinais de infestação por cupim? E agora?

Controlar uma infestação de cupim em casa requer ajuda especializada. Apenas técnicos treinados conseguem inspecionar o ambiente com eficácia. Os profissionais identificam o núcleo da colônia e eliminam a rainha – única maneira possível de interromper o ciclo de destruição da praga.

Vale lembrar que os venenos de cupim mais eficientes não são vendidos a pessoas físicas. Você nunca encontrará esses produtos nas gôndolas de um supermercado, por exemplo. Esse é mais um motivo para contratar uma empresa de descupinização, que utiliza nomes como imunizadora ou dedetizadora.

Independentemente da nomenclatura, fato é que a companhia deve ter licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). O órgão é responsável por autorizar e inspecionar a atividade de controle de pragas urbanas no Rio Grande do Sul.

Também é necessário que a equipe administre substâncias registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa é uma garantia de que os produtos foram testados, confirmando a eficácia da operação e a proteção ao meio ambiente.

E fique alerta: receitas caseiras, como querosene ou óleo de motor queimado, não servem para matar cupim. Pior ainda, elas põem a sua segurança em risco. Há possibilidade de incêndios e intoxicação.

Confie seu patrimônio à Desinservice

Precisa de ajuda para acabar com cupim em casa? Chame a Desinservice!

Pertencemos a um grupo com mais de 35 anos de experiência no ramo de controle de pragas. Nossos colaboradores passam por capacitações constantes e seguem todas as normas de segurança ambiental.

Nosso serviço de descupinização tem um ano de garantia, período em que oferecemos assistência técnica completa. Atuamos em residências, indústrias e no comércio de bens e serviços.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o controle de cupins e brocas. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados