O descarte incorreto de materiais é uma das maiores causas de entupimento de canos, tanto em residências quanto na indústria e no setor de bens e serviços. A tubulação hidráulica também pode sofrer outras avarias ao longo do tempo. Portanto, devem-se tomar medidas preventivas, que diminuam os transtornos.
Como deve ser a instalação da tubulação hidráulica
A primeira recomendação é para quem ainda está construindo um imóvel. Deve-se contratar um encanador ou bombeiro capacitado para a instalação do equipamento. Essa precaução diminui os riscos de encaixes malfeitos, que possam ocasionar vazamentos e infiltrações.
Outra preocupação diz respeito à qualidade do material utilizado. Tubos e conexões de procedência duvidosa, ou sem garantia, podem sofrer um desgaste mais rápido.
Ainda, a planta hidráulica deve ser dimensionada conforme as necessidades do ambiente, para uma vazão adequada de esgoto e outros dejetos. Um número suficiente de fechos hídricos (sifões) evita a passagem de gases – e dos odores desagradáveis. Recomenda-se, por fim, que cozinhas tenham um caixa de gordura.
Causas mais comuns para o entupimento de canos
O tempo leva ao ressecamento e à oxidação de peças hidráulicas. Sem manutenção, é provável que o encanamento precise ser substituído. Porém, o maior agravante costuma ser o uso inadequado das instalações.
Alguns dos materiais descartados incorretamente pelo ralo são:
– Gordura e óleos: a gordura usada no preparo da comida se solidifica, criando camadas nas paredes dos canos e impedindo o escoamento. Sem contar que o óleo de cozinha é extremamente poluente.
– Borra de café e erva de chimarrão: os restos de alimentos, de uma maneira geral, podem ficar acumulados na tubulação. Em contato com gorduras quentes, a borra de café cria um bolo pegajoso e com alto poder de entupimento.
– Papel higiênico: esse produto tem ação absorvente. Ou seja, incha em contato com a água, ocasionando obstruções na passagem dos dejetos. Idem para papel toalha, lenços umedecidos e chumaços de algodão.
– Tinta: muitas são feitas à base de látex ou óleo, sendo insolúveis em água. O ideal seria nem mesmo utilizar a pia para lavar pincéis ou rolos de pintura.
Saiba mais: É errado jogar papel higiênico na privada?
Soluções para evitar entupimentos
Seja em casa, seja numa empresa, a principal atitude é descartar os rejeitos no local apropriado: o lixo. Até mesmo óleo de cozinha e tinta, quando destinados a cooperativas específicas, podem ser reciclados.
A manutenção dos canos também é importante. A limpeza com hidrojateamento usa jatos de água em alta velocidade para desobstruir a tubulação sem danificá-la. Já os serviços de sucção como higienização de fossas e de caixas de gordura impede o acúmulo de material orgânico – que, além do mau cheiro, pode atrair pragas.
A Desinservice atua como empresa de desentupimento e possui licença dos principais órgãos reguladores para realizar os serviços de forma sustentável. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.