Muita gente erra na hora de falar essa palavra ou de pesquisar esse serviço na internet. Qual delas você fala: dedetização ou detetização? Continue a leitura e descubra a origem da palavra – depois disso, garantimos que você não terá mais dúvidas!
Qual é a origem da palavra dedetização?
Sim, a versão correta é dedetização. E ela vem do produto pesticida utilizado para combater infestações de parasitas nas lavouras, conhecido pela sigla DDT (diclorodifeniltricloroetano). Assim, a aplicação do DDT ficou popularmente conhecida como dedetização.
O DDT foi considerado o primeiro pesticida moderno, bastante utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Barato e muito eficaz, o produto era largamente empregado nas lavouras como forma de controlar infestações de parasitas, o que ocasionou a contaminação do solo e dos alimentos. Em humanos, o contato tinha potencial de causar distúrbios sensoriais, dificuldades respiratórias e até o óbito.
Aos poucos, o pesticida foi sendo abandonado. No Brasil, a fabricação, a comercialização e o uso do DDT foram proibidos em 2009, com a sanção da Lei nº 11.936.
Quanto à nomenclatura do serviço de dedetização, ela não corresponde mais à realidade das imunizadoras. Muitas empresas ainda usam o termo porque ele é mais conhecido entre o público – também vamos utilizar a palavra “dedetização” ao longo deste texto para facilitar a compreensão. No entanto, o segmento adotou o termo ”controle de pragas”.
Saiba mais: Tiramos 8 dúvidas sobre dedetização de ambientes
Sai o DDT, entram os domissanitários
Além de proibir o uso do DDT, a Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária – e o Ministério da Saúde do Brasil regulamentaram o uso de Produtos Domissanitários em locais com circulação de pessoas. Os domissanitários são desenvolvidos com uma tecnologia que garante mais segurança para a vida das pessoas e maior toxicidade para as pragas.
Na hora de contratar, é fundamental confirmar com o prestador de serviço quais produtos serão utilizados e se eles são realmente domissanitários, pois uma empresa de dedetização não pode usar produtos agrícolas (agrotóxicos) na sua casa ou local de trabalho.

Controle de insetos com o uso de domissanitários em uma residência.
Inseticidas e outros produtos semelhantes não podem ser usados de qualquer forma, pois podem oferecer perigo a pessoas, aos animais e ao meio ambiente. Por isso a importância de contratar empresas licenciadas e certificadas: elas utilizam químicos autorizados pelo Ministério da Saúde e seguem manuais de boas práticas. Assim, os procedimentos são conduzidos de modo que não interfiram no bem-estar de pessoas e promovam a segurança dos animais.
Existe diferença entre dedetização de insetos e controle de pragas?
Controle de pragas é a nomenclatura mais adequada, pois engloba as questões de responsabilidade e segurança ambiental, mostrando dois aspectos fundamentais:
- O termo “controle” é mais verdadeiro, pois a promessa de eliminar definitivamente não é viável. O serviço tem um tempo de garantia e, depois disso, o efeito residual do produto já não é mais tão efetivo e chega o momento de refazer o procedimento.
- As pragas não são controladas apenas com os produtos, mas também com outras medidas de segurança sanitária.
Elaboramos um comparativo para você entender as principais diferenças. Confira na imagem abaixo:

Diferença entre dedetização e controle de pragas.
Quanto à eficiência, é fundamental ressaltar que o uso de produtos adequados para combater cada espécie de praga é indispensável.
Existem ainda outras terminologias para designar este mesmo processo:
- Detetização (a versão errada da palavra) é um termo que as pessoas usam para se referir à dedetização de insetos.
- Desinsetização e desinfecção com inseticida também são nomenclaturas possíveis para classificar o processo de afastamento e controle das pragas pelo uso de inseticida.
- Imunização é um processo que tem o intuito de tornar imune algo (no caso, o seu ambiente).
Para que serve a dedetização?
Existem duas funções principais nos serviços de controle de pragas: resolver uma infestação através do processo curativo ou prevenir novas infestações através do processo preventivo.
Resolver uma infestação
O serviço curativo busca um controle imediato da infestação de alguma praga, ou seja, age de forma emergencial para sanar um problema que já se encontra instalado. Geralmente, é solicitado quando os ocupantes percebem a gravidade da infestação ou quando são cobrados por alguma necessidade legal através da Vigilância Sanitária, em caso de empresas.
Todos os serviços curativos são também preventivos, entretanto o contrário não é válido.
Prevenir novas infestações
O serviço preventivo é para locais que estão sem pragas no momento e querem garantir a qualidade do espaço, ou seja, querem prevenir qualquer chance de uma infestação. Com o processo preventivo, é formada uma barreira protetora no ambiente, evitando o acesso das pragas e, consequentemente, sua permanência e proliferação.
O serviço preventivo é sempre mais econômico e vantajoso. Infelizmente, muitas pessoas só acreditam nisso após terem prejuízos materiais pelas infestações ou, até mesmo, morais, quando a reputação de um estabelecimento é comprometida pela presença de pragas.
Isso sem falar das ameaças à saúde que se repetem todos os anos na chegada do calor, com o aumento dos mosquitos, aranhas e escorpiões.
Se você ainda não sabe quais são os sinais para identificar possíveis incidentes com pragas em seu ambiente, temos um infográfico que essas informações. É só clicar no banner abaixo e baixar gratuitamente!
Por que fazer a dedetização?
Nenhuma edificação está totalmente imune à invasão de pragas. Aberturas, frestas, buracos, ralos, tubulações, qualquer espaço é uma forma de entrada de insetos e pragas. Depois que eles se estabelecem, fazem seu ninho e começam a proliferação.
Inseticidas comuns não controlam infestações. Podem até eliminar alguns animais, mas dificilmente conseguem atuar na colônia, onde as pragas estão se proliferando. Além disso, os bichos são espertos e evitam as armadilhas domésticas.
Existem muitos motivos para realizar o controle de pragas na sua casa ou ambiente de trabalho. Além das doenças, inclusive letais, transmitidas por ratos, baratas e mosquitos, existe o risco de contaminação através de microrganismos que insetos e pragas transportam e, também, da destruição dos seus bens.
Quando falamos de empresas, além da preservação da saúde e da qualidade, ainda temos as exigências legais da Vigilância Sanitária.
Saiba mais: Quais empresas devem ter controle de pragas para obter alvará?
A solução, portanto, é o controle profissional de pragas. O serviço é recomendado para todo o tipo de local:
- Residências urbanas, rurais e no litoral;
- Condomínios;
- Indústrias de todos os setores;
- Estabelecimentos comerciais, shoppings e centros de distribuição;
- Estabelecimentos de prestação de serviços;
- Entidades como escolas, hospitais e igrejas;
- Órgãos públicos;
- Transporte coletivo, entre outros.
O importante é encontrar uma equipe idônea, que adote uma política de qualidade e ofereça assistência técnica após o procedimento.
Saiba mais: Como planejar o calendário de renovação do controle de pragas
Quais tipos de dedetização existem?
Cada infestação requer uma abordagem específica, pois cada praga é diferente da outra e, muitas vezes, entre suas próprias espécies, como o cupim de solo e o cupim de madeira seca, por exemplo.
Deve-se realizar uma investigação técnica na área para identificar as criaturas invasoras. Assim, é possível definir os métodos de controle mais adequados. O domissanitário para baratas, por exemplo, é diferente do produto administrado contra aranhas.
Dentro do amplo universo do controle de pragas, destacamos os seguintes serviços:
Dedetização de insetos, desinsetização ou controle de insetos são os nomes mais comumente encontrados em sites de busca. Consiste no controle de aranhas, baratas, escorpiões, formigas, pulgas, moscas e traças, geralmente executado em áreas urbanas a fim de reduzir a sua infestação.

Técnico da Desinservice aplicando tratamento em gel contra formigas.
Dedetização de ratos, desratização ou controle de ratos são as expressões mais utilizadas para buscar pelo serviço. O principal foco de controle são os ratos de telhado, ratazanas e camundongos. Cada um deles é diferente e por isso precisam de metodologias distintas para maior efetividade.

Colocação de iscas para o Controle de ratos em empresa alimentícia.
Dedetização de cupins e brocas, descupinização ou controle de cupins e brocas são termos que também podem ser utilizados para designar esses serviços. Mesmo que o cupim seja um inseto, o que faria com que ele fosse uma praga do Controle de Insetos, pelo seus comportamentos e habitat o controle deve ser feito com métodos bem específicos. Por isso as empresas consideram como um serviço diferente.

Técnico da Desinservice aplicando tratamento contra cupins
Dedetização é segura?
Apenas empresas licenciadas podem realizar a dedetização de ambientes. No Rio Grande do Sul, o órgão que fiscaliza essa atividade é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Ao contratar o serviço, você deve verificar se a empresa possui registro e se encontra em situação regular.
Esse cuidado é necessário porque os domissanitários são altamente tóxicos se não houver os procedimentos de segurança. Portanto, a equipe deve tomar medidas como isolar o perímetro e utilizar equipamentos de proteção individual.
Seguidas essas precauções, não há risco para pessoas nem para animais domésticos. O local já pode ser reocupado algumas horas depois.
O período de isolamento depende do serviço realizado. Na dedetização com aplicação líquida, o tempo médio até o produto secar é de 12 horas. Animais de estimação e plantas devem permanecer fora por um dia inteiro, o que evita envenenamentos.
Nos casos de aplicação em gel ou de instalação de armadilha luminosa, os habitantes podem permanecer no interior do prédio o tempo todo. O manual de recomendações abaixo traz mais detalhes sobre os procedimentos antes, durante e depois da dedetização. Basta clicar no banner abaixo e baixá-lo gratuitamente.
Considerações importantes
Embora tenhamos utilizado o termo “dedetização” ao longo do texto para uma boa compreensão do conteúdo, já que essa palavra é mais conhecida, a forma correta de se referir ao serviço é ”controle de pragas”, pois ele abrange muito mais do que somente a aplicação de um produto em seu ambiente.
O DDT é um produto proibido no Brasil. Escolha sempre empresas que, além de estarem regulares legalmente, utilizem produtos domissanitários e não agrícolas, isso garante a qualidade do serviço prestado.
Tenha o controle de seu ambiente em dia e saiba quais são as principais pragas que podem acometer seu lar ou empresa, de acordo com a estação.
Por fim, lembre de questionar quando for realizar orçamento quais são os diferenciais e qualidades da empresa controladora de pragas. Às vezes, o barato pode sair caro quando o serviço não é bem feito!
Conte a experiência da Desinservice. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos, controle de ratos ou controle de cupins e brocas.
Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.