Elas são uma das pragas mais abomináveis em qualquer lugar do mundo. E com razão, já que carregam milhares de bactérias de um lugar para outro, causando contaminação por onde passam. Por isso, você deve aprender como eliminar baratas de uma vez por todas.
Confira mais informações sobre os hábitos nada agradáveis das cascudas e, também, como se proteger de infestações.
Indestrutíveis? Saiba por que acabar com baratas é tão difícil
Existem cerca de 5 mil espécies de baratas no mundo. Apenas 1% vive nas cidades, mas o número já é suficiente para causar muito transtorno.
Esses seres asquerosos se multiplicam rapidamente e podem espalhar doenças por onde passam. A presença da praga é tão constante, e é tão difícil acabar com baratas, que elas parecem indestrutíveis!
Infelizmente, a impressão de que barata não morre tem um fundo de verdade. Entenda por quê.
Baratas são invasoras habilidosas
As baratas podem invadir sua casa ou empresa entrando livremente por aberturas como portas, janelas ou frestas. Casas mais antigas, como aquelas de madeira e que têm paredes duplas, também são convidativas para a invasão de baratas. Elas também podem vir no meio das sacolas de compras do supermercado, ou ainda subir pela tubulação do esgoto e dos ralos e até mesmo pela tubulação de gás em condomínios.
Como esses insetos são sensíveis ao menor movimento, além de muito rápidos, se escondem em qualquer fresta ao perceber a presença de possíveis predadores. Isso dificulta sua eliminação.
Baratas sabem se esconder dos predadores
Se você já tentou dar uma chinelada em uma barata, precisa reconhecer que o bicho sabe escapar como ninguém. A rapidez para fugir ocorre devido a dois elementos. O primeiro deles são os espinhos traseiros que captam deslocamentos de ar, sinalizando quando uma ameaça se aproxima. O segundo são as células sensíveis à luz que ajudam a identificar áreas mais seguras na sombra.
É justamente nos locais escondidos, como vãos entre a parede e o armário, que muitas espécies depositam as ootecas. Essas estruturas contêm dezenas de ovos de barata.
O ambiente doméstico se torna um ótimo refúgio, pois não há predadores naturais. Assim, os filhotes podem nascer livremente – e já chegam ao mundo infestando o seu ambiente.
Baratas sobrevivem há milhões de anos
O fóssil mais antigo de barata tem aproximadamente 320 milhões de anos. Isso significa que a criatura já circulava pela Terra bem antes dos dinossauros, surgidos 75 milhões de anos mais tarde. Desde então, o corpo do inseto não evoluiu muito. Registram-se apenas variações nos espinhos das pernas e nas nervuras das asas.
Talvez as características biológicas ajudem a explicar a longevidade das baratas. Elas possuem as estruturas vitais no tórax e respiram por orifícios nas laterais do corpo, os espiráculos. Dessa forma, conseguem se manter vivas por um certo tempo até mesmo quando são decapitadas!
Além disso, a escassez de comida nunca é problema. A barata-americana chega a sobreviver 90 dias sem alimento e 40 dias sem água.
Baratas comem qualquer coisa
“Coma de tudo”, recomendam muitos pais a seus filhos para as crianças crescerem fortes e saudáveis. Nesse ponto, mais uma vez, deve-se reconhecer o mérito das baratas.
A praga urbana não é chata para escolher o jantar. Cola, papel, fezes, restos de alimentos e até cadáveres em decomposição servem de prato para o banquete.
As baratinhas miúdas que invadem a sua cozinha podem atacar os produtos industrializados. Elas adoram cerveja e cacau, por exemplo.
Já as cascudas de esgoto se deliciam com matéria orgânica gordurosa. É por essa razão que você deve manter a graxeira vedada. Basta uma rachadura no equipamento para as penetras invadirem seu quintal sem convite nem cerimônia.
Saiba mais: Tudo que você precisa saber sobre desentupimento
Ciclo reprodutivo das baratas fica mais intenso no verão
Na verdade, todos os insetos se proliferam de forma intensa nos meses quentes. A alta no termômetro acelera o metabolismo das baratas, fazendo com que cheguem à fase adulta em menos tempo.
As condições climáticas do verão também são ideais para a sobrevivência das cascudas. Elas preferem fazer o ninho em um local com temperatura ambiente superior a 25°C e umidade relativa do ar acima dos 50%.
No entanto, isso não significa que as infestações podem sumir no inverno. Aliás, pode acontecer o fenômeno oposto.
O interior das casas se torna o lugar mais propício para a reprodução dos seres indesejados durante os dias frios. Uma despensa, por exemplo, costuma ser bem aquecida – além de ter alimento de sobra para as invasoras.
Baratas se tornam resistentes a inseticidas
Cientistas da Universidade da Carolina do Norte (EUA) apontam que a barata francesinha pode desenvolver aversão à glicose. Ocorre que essa substância serve de base para iscas de captura do inseto. Em outras palavras, a estratégia para acabar com a invasora tende a se tornar ineficaz no longo prazo.
Outra pesquisa, da Universidade de Purdue (EUA), indica que a mesma espécie também consegue criar resistência aos inseticidas vendidos em supermercados. A característica genética é transmitida à prole. Então, as próximas gerações passam a infestar a área com muito mais força.
Portanto, não tente eliminar baratas usando venenos comuns. Os insetos sobreviventes poderão dar origem a filhotes de barata superpoderosos. Lembre-se que a resistência das baratas passa muito pelos órgãos e funções vitais do inseto, que estão protegidos no tórax, e porque o inseto consegue sobreviver sem água, sem comida e até sem cabeça.
Leia também: Por que você deve parar de usar inseticida agora mesmo
Principais doenças transmitidas por baratas
Não bastasse toda a destruição e a contaminação cruzada de alimentos, as baratas ainda podem transmitir doenças. Isso porque elas carregam fungos e bactérias nas patas, de modo que espalham esses microrganismos por onde passam.
Falando nisso, não é muito comum, mas elas podem até mesmo morder uma pessoa que esteja dormindo. Ainda que humanos não sejam o principal alvo das cascudas, o risco existe.
Portanto, é importante prevenir infestações para não ter problemas de saúde. Entre as principais doenças que as baratas podem transmitir, destacamos as seguintes:
- Gastroenterite: uma inflamação do estômago e dos intestinos que geralmente causa vômito e diarreia;
- Febre tifoide: a doença bacteriana é caracterizada pela febre alta e pelas dores de cabeça associadas a mal-estar geral;
- Tuberculose: afeta principalmente os pulmões, sendo que a tosse prolongada (por mais de três semanas) é o principal sintoma;
- Hanseníase (lepra): leva à diminuição ou à perda da sensibilidade tátil nos membros do corpo, possivelmente ocasionando incapacidades permanentes;
- Furunculose: a infecção de pele gera diversos furúnculos (caroços avermelhados) pelo corpo.
Além das doenças que essas pragas podem causar, as baratas podem ser extremamente nocivas a estabelecimentos como empresas e espaços públicos, já que qualquer local pode sofrer com uma infestação de baratas. Por exemplo, os restaurantes e a indústria alimentícia precisam se preocupar com a dedetização de baratas francesinhas. É que esses locais apresentam as condições ideais para a proliferação da praga: temperatura elevada e bastante comida à disposição.
Já os setores relacionados à saúde, desde hospitais até indústrias de medicamentos, devem tomar mais cuidado com a barata-americana. Essa criatura pode carregar fungos e bactérias do esgoto, contaminando as áreas por onde passa.
Como identificar as principais espécies de baratas
Embora existam centenas de espécies de baratas na natureza, você só deve se preocupar com duas, justamente as mais comuns no meio urbano. São elas:
Barata de esgoto (Periplaneta americana)
Essas baratas, como o apelido nada lisonjeiro sugere, habitam galerias de esgoto, lixo e caixas de gordura. Imagine a quantidade de micróbios que elas podem levar à sua casa ou empresa!
Você, com certeza, já as viu circulando por aí, pois são grandes, marrons e têm asas – o que faz com que sejam conhecidas como “baratas voadoras”. Outro apelido comum é “barata americana”.
Francesinha ou alemã (Blatella Germanica)
Já as germânicas preferem locais quentes e úmidos, vivendo em cozinhas, restaurantes e áreas de produção de alimentos, principalmente. Elas têm uma coloração mais clara e são miúdas.
Normalmente, as baratas pequenas preferem circular à noite. Ou seja: nesse momento é mais comum perceber se elas estão infestando o perímetro.
Porém, caso você se depare com os insetos durante o dia, não pense duas vezes antes de chamar uma imunizadora. Isso é sinal de que a quantidade de bichos está muito alta, forçando alguns deles a sair em outros horários para procurar alimento.
Como evitar infestação de baratas
Na maioria das vezes, conter baratas ou qualquer praga que quer invadir a sua casa é algo muito difícil (e desafiador!). Acabar com essas criaturas, em casa ou na empresa, requer cortar os quatro “As”: acesso dos invasores, abrigo onde eles possam se esconder, alimento e água que os mantêm vivos.
Além disso, você pode adotar medidas preventivas para diminuir a incidência de baratas nos arredores. Veja o que fazer:
- Instale telas nas janelas para impedir o acesso de insetos ao interior do prédio;
- Mantenha ralos e bueiros tampados;
- Vede rachaduras nas paredes, pois podem servir de abrigo às invasoras;
- Ao chegar do supermercado, observe as sacolas plásticas para verificar se há francesinhas junto aos produtos;
- Armazene os alimentos em potes fechados;
- Faça faxina com frequência, principalmente na despensa, na cozinha e em áreas de depósito de materiais;
- Verifique a presença de insetos ou ootecas em pontos de refúgio, tais como atrás do armário e embaixo da geladeira;
- Deposite o lixo em latões com tampa, uma vez que os detritos servem de alimento para pragas;
- Não faça lanches na sala ou em frente ao computador, pois os farelos poderão atrair insetos (essa dica é ótima para acabar com baratas francesinhas);
- Lembre-se, ainda, que inseticidas comuns têm apenas ação paliativa. Os produtos afugentam alguns invasores, mas não agem no núcleo da colônia. Ou seja: não acabam com a infestação.
Saiba mais: Controle de pragas ajuda a evitar prejuízos ao meio ambiente
Conte com ajuda profissional para acabar com as baratas
O jeito mais eficaz para o controle de pragas urbanas é a desinsetização, também conhecida por dedetização.
No caso da dedetização de baratas, os profissionais utilizam domissanitários autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas substâncias resolvem o problema e criam uma barreira protetora no local.
Infestações mais brandas podem ser solucionadas com a instalação de iscas de gel. Assim, não há necessidade de desocupar o imóvel. A resolução do serviço é rápida, levando até 48 horas.
Nas situações mais graves, em que a invasão das baratas já atingiu níveis severos, é preciso recorrer à pulverização com domissanitário líquido. Isso implica isolamento da área durante o procedimento e por um período mínimo de 14 horas após a aplicação.
Qualquer que seja o caso, chame a Desinservice. Nós seguimos as melhores práticas de controle de pragas recomendadas pelos órgãos reguladores. Desse modo, conseguimos eliminar baratas com agilidade e eficiência, respeitando a sua saúde e preservando o meio ambiente.
A dedetização de baratas é segura?
A desinsetização é um procedimento controlado por autoridades ambientais, com profissionais que seguem manuais de boas práticas, usam equipamentos de proteção individual (EPIs) e, acima de tudo, prezam pela qualidade e segurança na aplicação minuciosa.
No Rio Grande do Sul, a entidade responsável pela autorização e a fiscalização do serviço é a Fepam (Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler). Logo, apenas imunizadoras com a licença em dia podem realizar a dedetização de baratas.
O método utiliza produtos químicos domissanitários autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quando aplicados na quantidade certa, os domissanitários não representam risco nem ao meio ambiente, nem à saúde dos humanos. Para isso, é imprescindível contratar uma empresa séria para a realização do controle de pragas.
Há três maneiras de conduzir a imunização contra as cascudas. São elas:
- Aplicação em gel: essa substância não tem cheiro, podendo ser usada na dedetização de baratas em restaurantes, farmácias ou outros estabelecimentos com grande fluxo de pessoas. O gel é aplicado em pontos estratégicos – fundo de armários, frestas no piso, embaixo de balcões etc;
- Pulverização: a técnica é indicada para casos graves de infestação de baratas. Espalha-se uma calda inseticida por todas as superfícies, que elimina os insetos existentes e cria uma camada de proteção para espantar novos invasores;
- Dedetização com pó químico: esse produto é usado em espaços inusitados onde os insetos podem se instalar. Alguns exemplos incluem conduítes elétricos e motores de geladeira ou freezer.
Atenção: nos casos em que há recomendação para a pulverização do domissanitário, deve-se desocupar a área por algumas horas. Sendo assim, quando se trata de empresas, sugerimos que você agende a dedetização de baratas para um dia de folga da equipe, ou então para o contraturno das atividades, de modo que o serviço não interfira nas operações do local.
A imunizadora também precisará instruir o cliente quanto aos processos de higienização e reocupação do prédio após a conclusão do trabalho. Confira o Manual de Recomendações da Desinservice como exemplo.
Preço da dedetização de baratas
O valor do serviço depende de diversos fatores. Entram no cálculo, por exemplo, o tamanho da área a ser imunizada e a gravidade da infestação. Essas variáveis impactam diretamente a quantidade de domissanitário que será empregada para resolver o problema.
Contudo, podemos dar uma dica de ouro: desconfie de orçamentos baixos demais. As imunizadoras têm despesas com treinamento de equipe e aquisição de equipamentos. Se o preço estiver muito fora da média de mercado, é provável que a companhia esteja negligenciando a qualidade do serviço ou usando produtos de procedência duvidosa para baratear custos. Em resumo, pesquise várias opções antes de fechar negócio.
A Desinservice tem um compromisso com a Saúde Ambiental. Nossa equipe segue os mais rígidos protocolos para oferecer um controle de pragas seguro e que dê resultado. Conte conosco para a dedetização de baratas em sua empresa ou residência. É só entrar em contato e solicitar um orçamento para controle de insetos.
Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.