Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Estas criaturas botam medo em muita gente. Porém, nem sempre é preciso temer as aranhas. Embora todas as espécies sejam capazes de inocular veneno, apenas algumas são realmente perigosas aos humanos.

Hoje vai saber mais sobre os famigerados seres de oito patas. Entenda quais tipos de aranhas são os mais perigosos e veja, ainda, como evitar infestações.

Aranhas não são insetos!

Para começo de conversa, vale esclarecer um ponto que algumas pessoas ainda não sabem. Sim, as aranhas podem ser tão horripilantes quanto baratas. Mas, ao contrário das cascudas, não são insetos.

Aranhas são classificadas como aracnídeos. É a mesma classe de animais como ácaros, carrapatos e escorpiões.

É possível diferenciar aranhas de insetos devido às seguintes características:

  • Elas têm quatro pares de pernas (enquanto mosquitos, formigas e outros insetos têm três pares);
  • Não apresentam asas nem antenas;
  • O corpo é dividido em duas partes (nos insetos, são três).

Biologia das aranhas: boas de caça e de esconderijo

As aranhas carregam centenas de ovos numa bolsa de fios de seda – o ovissaco. Depois que os filhotes eclodem, eles trocam de pele algumas vezes até chegar à forma adulta.

Há espécies que vivem dezenas de anos! Para tanto, caçam pequenos animais, principalmente insetos. Ou seja: na natureza, as aranhas ajudam a controlar outras pragas.

De hábitos noturnos, esses aracnídeos permanecem em lugares escuros durante o dia. É por esse motivo que você dificilmente encontra um esconderijo de aranha em casa: elas farão de tudo para se manter protegidas até o horário de saírem para buscar alimento.

Todas as aranhas tecem teias?

A maioria das espécies de aranha produz teia. É assim que elas fazem armadilhas para capturar insetos que servirão de alimento.

No entanto, nem todas têm essa capacidade. Algumas usam a seda natural apenas para construir a própria morada e proteger seus ovos.

Um exemplo de espécie que não tece teia é a temida aranha armadeira.

Portanto, não adianta procurar teias pela casa para identificar sinais de infestação. Os aracnídeos podem estar escondidos sem deixar rastro de sua presença.

Todas as aranhas são venenosas?

Agora chegamos a um grande mito que envolve essas criaturas. Sim, aranhas são venenosas, mas isso não quer dizer que todas sejam perigosas.

Os seres de oito patas têm glândulas produtoras de veneno. Só que, na maioria das vezes, uma picada causa apenas irritação na pele.

Há, sim, espécies capazes de inocular uma toxina letal para seres humanos. Mas casos assim são exceção.

Leia também: Por que você deve parar de usar inseticida agora mesmo

Quais são as aranhas mais perigosas do RS?

O território gaúcho concentra poucas variedades letais de aranhas. Ainda assim, é preciso tomar cuidado com as seguintes espécies:

Aranha armadeira (Phoneutria sp.)

A mais nociva das espécies encontradas no Estado tem esse nome porque “se arma” para atacar a presa, erguendo as patas dianteiras, abrindo os ferrões e eriçando os pelos. Ela também apresenta comportamento bastante agressivo.

O veneno da aranha armadeira atinge o sistema nervoso da vítima. Se não houver intervenção médica, a pessoa pode ir a óbito.

Aranha marrom (Loxosceles sp.)

O ataque desse aracnídeo causa bolhas e necrose no local da picada. E o pior é que o bicho se adapta muito bem ao ambiente urbano, vivendo em garagens, sótãos e demais lugares escuros. Pode ter aranha marrom nas gavetas da escrivaninha, no fundo do armário ou até mesmo dentro dos seus sapatos.

Aranha de jardim (Lycosa sp.)

Essa aranha acinzentada vive em gramados e pátios. Tal como a aranha marrom, não chega a ser agressiva (ela ataca se sentir alguma ameaça no ar). Seja como for, a picada deixa uma ferida feia, com escamação da pele.

Primeiros socorros em caso de picada de aranha

A picada de aranha causa uma lesão dolorida e que, em alguns casos, chega a necrosar. Se você notar inchaço, vermelhidão ou descamação da pele ao redor do ferimento, é bem provável que tenha sido alvo de um aracnídeo.

Contudo, vale lembrar que as aranhas domésticas não costumam atacar pessoas aleatoriamente. Elas dão a ferroada quando se sentem ameaçadas – por exemplo, se você pisa por acidente numa delas.

Ao passar por uma situação desse tipo, veja o que fazer para aliviar o incômodo:

  1. Lave o local da ferida com água e sabão neutro;
  2. Aplique compressa de água fria sobre a área;
  3. Se necessário, use antisséptico ou uma pomada dermatológica específica.

Bem, esse é o procedimento para os quadros leves. Num ataque de aranha exótica ou desconhecida, principalmente em áreas silvestres, há risco maior de a espécie ser perigosa. Desse modo, acrescente os seguintes cuidados à lista de primeiros socorros:

  1. Lave a ferida com água e sabão;
  2. Sente-se ou deite-se para desacelerar a circulação do veneno;
  3. Caso a picada tenha sido na perna ou no braço, mantenha o membro erguido;
  4. Procure a unidade de saúde mais próxima.

Para outras dicas, consulte o Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS). Tem plantão por telefone a qualquer hora do dia: 0800.721.3000.

Como prevenir uma infestação de aranhas

A principal estratégia para manter as aranhas longe é cuidar da limpeza. Faça faxinas frequentes, varrendo atrás dos móveis e aspirando o pó de carpetes e estofados.

Lembre-se: aranhas se escondem em locais escuros. Por isso, a higienização dos ambientes tem que atingir todos os cantinhos.

Outra estratégia é instalar telas de proteção nas janelas. Desse modo, você evita que aranhas, mosquitos e outras pragas migrem para dentro de sua residência.

Saiba mais: Picada de inseto desconhecido? Saiba o que fazer

O que fazer quando o ambiente já está infestado de aranhas

Se as precauções anteriores não forem suficientes para você evitar uma infestação, chame ajuda especializada.

A Desinservice tem uma equipe altamente capacitada no controle de pragas. Nossos profissionais seguem todas as normas de segurança e utilizam produtos autorizados pela Anvisa. Dessa forma, você consegue eliminar as visitas indesejadas sem pôr em risco a saúde de sua família.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de insetos e de aracnídeos.

Fones: (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados