Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

A doença de Chagas ainda preocupa os brasileiros. E, para evitá-la, é preciso combater a criatura transmissora: o inseto barbeiro. Siga conosco para conhecer as medidas capazes de eliminar essa praga.

O inseto barbeiro (Triatoma infestans)

Os insetos triatomíneos, popularmente conhecidos como chupão, procotó, bicudo ou barbeiro, englobam diversas espécies. Algumas das mais conhecidas são o Triatoma infestans e o Triatoma brasiliensis.

Embora possam apresentar hábitos diferentes, esses bichos têm uma característica em comum: são hematófagos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam do sangue de animais vertebrados, inclusive humanos.

É nesse ataque que eles podem transmitir parasitas. Ou, pelo menos, deixam uma ferida que incha, coça e fica avermelhada.

Leia também: Picada de inseto desconhecido? Saiba o que fazer

Ciclo de vida do barbeiro

O inseto barbeiro pode viver de 1 a 2 anos. O ciclo de vida começa quando a fêmea deposita ovos, que eclodem e dão origem às ninfas. Nesse estágio, a criatura não tem asas, mas já se alimenta de sangue.

Ao todo são cinco fases evolutivas até o barbeiro atingir a forma adulta. Quando plenamente desenvolvido, o barbeiro é capaz de voar e, assim, migrar de um esconderijo para outro.

Onde o inseto barbeiro vive?

A presença do barbeiro é mais comum em áreas silvestres. Ele se esconde em ninhos de animais, ou mesmo nas copas e nos troncos das árvores.

Também é possível que voe até quintais de residências. A partir daí, pode se alojar em cantinhos estratégicos, tais como:

– Frestas de paredes;

– Molduras de quadros;

– Camas, colchões e outros móveis.

Qual é a diferença entre barbeiro e percevejo?

Muitas vezes, o inseto barbeiro é confundido com percevejo. Isso porque ambas as pragas possuem corpo achatado e uma cabeça fina, alongada (usada justamente para sugar o sangue das vítimas).

A grande diferença é que o percevejo não transmite doença de Chagas. Porém, pode ser vetor de outros males, como explicamos no artigo abaixo.

Saiba mais: Percevejo-verde: aprenda a proteger sua colheita contra a praga

Doença de Chagas é transmitida pelo inseto barbeiro

De fato, o maior perigo relacionado ao inseto barbeiro é a doença de Chagas. Ela tem esse nome em alusão ao médico sanitarista Carlos Chagas, que identificou a enfermidade em 1909.

A doença de Chagas

Originalmente chamada de tripanossomíase americana, a doença de Chagas é uma infecção parasitária. Estima-se que, na década de 1980, tenha atingido entre 18 e 20 milhões de pessoas na América Latina.

A gravidade é tanta que, no Brasil, uma portaria do Ministério da Saúde exige a notificação compulsória de todos os casos. Isso acelera a identificação de surtos e, consequentemente, as medidas de controle necessárias para impedir o avanço do contágio.

Aqui no Rio Grande do Sul, houve 364 óbitos pela doença de Chagas entre 2008 e 2019. É uma média superior a 30 mortes por ano.

Modo de transmissão

A transmissão da doença de Chagas ocorre pelas fezes do barbeiro. É que, ao picar a vítima para sugar sangue, o bicho geralmente defeca.

Caso a pessoa coce o local da ferida, os microrganismos presentes no excremento podem penetrar o corpo e atingir a corrente sanguínea. Esse contato também é possível através das mucosas dos olhos, do nariz e da boca.

Há, ainda, a transmissão da doença de Chagas por meio de transfusão de sangue contaminado; de gestante para o filho, via placenta; ou pela manipulação de carne de caça contaminada.

Trypanosoma cruzi

O agente causador da doença de Chagas é o protozoário Trypanosoma cruzi. Ou seja: o inseto barbeiro só vai transmitir a infecção se estiver carregando esse parasita.

O Trypanosoma vive principalmente no sangue periférico e nas fibras musculares do hospedeiro. Ele é encontrado, por exemplo, no coração e no trato digestivo.

Sintomas da doença de Chagas

A doença de Chagas se apresenta de duas formas: aguda e crônica. A fase aguda pode passar despercebida, sem qualquer sintoma. No entanto, quem manifesta sinais costuma desenvolver:

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Inchaço nas pálpebras e em outras partes do corpo;
  • Aumento do baço e do fígado;
  • Distúrbios cardíacos.

Já a forma crônica se manifesta por um longo período, podendo durar a vida toda do paciente. Muitos, inclusive, são portadores do Trypanosoma cruzi sem saber.

Vale acrescentar que, mesmo sem sintomas, a doença de Chagas pode comprometer funções vitais, como o funcionamento do coração e do aparelho digestivo.

A doença de Chagas tem cura?

As chances de cura da doença de Chagas chegam a quase 100% na fase aguda. Basta seguir o tratamento corretamente, com a ingestão de medicamentos prescritos por profissional de saúde.

Isso demonstra a importância do diagnóstico precoce. É que, quanto mais tempo leva da infecção até o início do tratamento, menor tende a ser a eficácia dos remédios.

Na fase crônica, o indivíduo com doença de Chagas pode continuar gerando anticorpos para o Trypanosoma cruzi durante 20 ou 30 anos. Assim, fica difícil testar a efetividade das medicações no longo prazo, pois não se sabe se houve cura definitiva.

E, infelizmente, não existe vacina para a doença de Chagas até o momento. Portanto, a melhor forma de prevenção é o controle do inseto transmissor.

Como se livrar dos insetos barbeiros?

As medidas preventivas contra o inseto barbeiro também valem para outras pragas, como carrapatos, aranhas e escorpiões. São as seguintes:

  • Varrer o chão e limpar atrás dos móveis;
  • Expor colchões, travesseiros e cobertores ao sol;
  • Instalar telas nas portas e nas janelas para barrar a entrada de insetos;
  • Rebocar ou passar massa corrida nas paredes para tampar frestas e rachaduras;
  • Nunca acumular lenha ou outros entulhos perto de casa;
  • Remover ninhos de pássaros do telhado.

Leia também: Como espantar pombos da forma correta, sem agredir a natureza

Além dessas ações, recomendamos o serviço profissional de controle de pragas, chamado de desinsetização ou dedetização. Ele cria uma barreira química no ambiente, eliminando eventuais focos de infestação e impedindo que novos invasores cheguem até o local.

Quer saber mais? Entre em contato com a Desinservice e solicite um orçamento para controle de insetos. Nossa equipe conta com a mais avançada tecnologia para combater barbeiros, percevejos e outras criaturas nocivas à saúde.

Fones: (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados