Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Será que existe algum procedimento que nos permita espantar os pombos de vez e garantir que iremos nos livrarmos dos problemas causados por eles? E melhor: nos permitir viver longe de qualquer doença transmitida por essa ave?

Sim… Existe!

E nós iremos revelar nesse artigo.

Você já deve ter percebido que os pombos são adotados como representação religiosa da paz, transporte de mensagens e até como forma entretenimento para nós. A presença de pombos em locais como portos, aeroportos, escolas, hospitais, praças, armazéns e galpões trazem transtornos e efeitos nocivos à saúde pública.

A pergunta que fica nesse momento é: como nos livramos dos problemas trazidos pelos pombos sem afetar estas aves?

Entre os quatro métodos para espantar pombos que você encontrará aqui, um deles é o principal meio de impedir os pombos a pousarem em seu telhado ou terraço. Mas calma, não se preocupe! Após ler esse artigo até o final, você vai saber exatamente o que você precisa fazer para se livrar completamente dos pombos.

Os pombos são pragas urbanas responsáveis por causar até 50 doenças diferentes e a transmissão delas pode ser feita de várias formas.

Quais são os prejuízos causados pelos pombos?

Seja por meio de alimentos infectados, inalação de poeira com fezes da ave ou contato direto com seus nichos, as consequências dessas enfermidades podem ser graves. Suas fezes podem trazer problemas respiratórios. De quebra, essas aves ainda disseminam carrapatos, que trazem agravos ao homem e aos animais domésticos.

Por isso, é extremamente necessário controlar a presença excessiva de pombos para evitar o contágio e o desenvolvimento de doenças.

Alimentá-los não é uma boa ideia

As autoridades sanitárias e médicos do país inteiro estão preocupados com a disseminação de doenças em potencial propagada pelos pombos. Mediante a isso, uma lei foi criada para proibir a alimentação desses animais.

Os pombos quando encontram abrigo, comida e água, acabam se instalando e claro, procriando nesses locais. O objetivo dessa lei é destinar aos pombos outro lugar que não sejam nossas propriedades e locais públicos, para que continuem sua sobrevivência. Afinal, eles são de extrema importância ao nosso ecossistema.

Essa Lei é tão importante, que além de todos os riscos à saúde, ela nos liberta dos danos causados pelos pombos. Suas fezes representam danos patrimoniais. Por ano são produzidos cerca de 2,5 kg de fezes por cada pombo em centro urbanos, o grande problema está na acidez dessas grandes quantidades de excrementos, que acabam sujando os ambientes, arruinando pinturas, superfícies metálicas, monumentos, entupindo calhas e gerando mau cheiro, desvalorizando o seu imóvel.

Ou seja, além do prejuízo relativo à saúde pública e infestação de alimentos, a presença dos pombos ainda gera gastos de manutenção.

Saiba mais: Como limpar fezes de pombos sem arriscar sua saúde

Como eu me livro dos problemas causados pelos pombos?

Antes de expor tudo, tem algo que você precisa saber…

Há normas que regulamentam o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva, a qual os pombos fazem parte. Por isso, o controle de pombos é o serviço especializado em afastar as aves de um determinado local, respeitando a legislação vigente, estabelecendo um front diante desse problema tão comum dos centros urbanos.

Agora, você já possui todas as informações sobre como os pombos causam transtornos nos centros urbanos, desde danos ao patrimônio público e/ou privado à disseminação de doenças para humanos e animais.

Quais são os métodos corretos para espantar pombos?

O que vamos compartilhar contigo a partir de agora, são as ações realizadas pelo serviço de controle de pombos que cessam todos os problemas causados pelas aves citados nesse artigo.
Os métodos para espantar pombos são os seguintes:

Restrição do acesso aos locais de pouso

Através da instalação de armações de hastes pontiagudas e espículas ou instalação de fios de nylon ou arame ao longo da superfície de pouso, como:

  • Parapeitos;
  • Grades de janelas;
  • Marquises.

Vedação das Entradas

Bloqueio do acesso aos abrigos e locais onde as aves constroem seus ninhos.

Instalação de telas metálicas ou de plástico e repelentes

Geralmente são substâncias pegajosas em forma de gel que evitam o pouso dos pombos nos locais citados acima.

Tecnologia de controle de pombos

Chegou a hora de revelar o método mais relevante do controle de pombos para a expulsão destas aves em sua residência, condomínio, indústria, comércio e etc.

Esse método é tão poderoso, que é potencialmente a forma mais rápida e simples de conseguir acabar com os problemas trazidos pelos pombos.

O melhor, é que não compromete o meio ambiente e nem a saúde destas aves. Não é veneno, é tecnologia de controle de pombos através do uso de campos eletromagnéticos.

Como funciona a tecnologia de controle de pombos por campo eletromagnético?

O procedimento de controle é feito por meio de uma instalação de um campo eletromagnético em pontos estratégicos do seu telhado ou terraço. O campo dispara um pulso eletromagnético invisível aos olhos criando uma redoma onde as aves não conseguem penetrar, a intensidade do disparo é suficiente para provocar um desconforto, impedindo o seu pouso, pois ficam desorientados.

O processo reduz até 100% a presença dos pombos em residências, condomínios, indústrias, comércios e entre outros.

Confira os principais benefícios em contratar esse serviço:

Evite gastos com manutenção!

Pombos trazem problemas como pintura, limpeza de forro, retirada de nichos e riscos para a saúde por conta das fezes e ácaros das aves (piolhos de pombos). Além disso, impedindo o pouso dos pombos, você não compromete a estética do telhado da casa ou terraço do prédio.

Emite pulsos de energia de baixa frequência

Os pulsos eletromagnéticos facilitam o afastamento desses animais sem exterminá-los, uma vez que eles são amparados pela Lei nº 9.605 de 12/02/1998 do IBAMA que em seu Artigo 29 cita que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, poderá sofrer pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Totalmente ecológico

O controle de pombos tem a preocupação em manter a biodiversidade. Isto é, são produtos que possuem na cadeia produtivo o princípio de não gerar grandes alterações no equilíbrio do ecossistema.

Sem espanto na conta de luz!

Um dos principais pontos é a sustentabilidade e a economia. O consumo de energia é muito baixo, equivale a 10watts/hora.

Zero ruído!

Além da instalação rápida, limpa e segura. O campo eletromagnético não gera nenhum incômodo sonoro.

Conte com ajuda profissional para espantar os pombos

A execução desse serviço necessita seguir as normas legais para não causar problemas como o de crime ambiental. A vida dos pombos não pode ser ameaçada em hipótese nenhuma.
A Desinservice já resolve esse problema há mais de 10 anos. Somos especialistas no controle de pombos e atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Entre em contato pelo WhatsApp (55) 99905.3373 ou ligue para um de nossos telefones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502.

Compartilhe esse artigo!

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios

Posts Relacionados