O entupimento de canos é uma das situações mais irritantes que alguém pode enfrentar. Chega a ser constrangedor quando a água não desce pelo ralo da pia, ou então quando a privada “devolve” os dejetos após uma descarga. Mas você sabe o que é hidrojateamento? Essa técnica, usada para a limpeza e desobstrução de superfícies e tubulações, ajuda a prevenir problemas hidráulicos.
O artigo de hoje vai trazer todos os detalhes. Continue conosco para saber como funciona a limpeza com hidrojato e quais são os benefícios do serviço na preservação de seu patrimônio.
O que é hidrojateamento de alta pressão?
O hidrojateamento é uma das tecnologias mais avançadas para limpar grandes superfícies, fossas e encanamentos. Esse processo utiliza jatos de água com alta velocidade e pressão para remover sujeiras e desobstruir tubulações.
Nenhum detrito resiste à potência da água. Dos pequenos objetos às raízes de árvores que invadem os canos, tudo é levado pela corrente. Até mesmo as incrustações mais difíceis saem nessa limpeza.
Porém, apesar de tamanha força, trata-se de um método bastante seguro para as estruturas. Como o hidrojato não utiliza produtos químicos, os riscos de danos são praticamente nulos.
Como funciona o hidrojateamento?
O hidrojateamento é realizado com um caminhão equipado com reservatório de água e bomba de alta pressão. Os técnicos posicionam a mangueira num local específico, como a fossa séptica ou uma saída de esgoto, e em seguida começam o procedimento.
A aplicação dos jatos de água em alta velocidade gera uma pressão intensa, que pode variar entre 100 e 1.000 kgf/cm². Isso resulta na movimentação dos resíduos dentro da tubulação. O material é deslocado, ou mesmo destruído, de forma a liberar por completo as paredes internas do encanamento.
Vale ressaltar que existe a possibilidade de aplicar diferentes tipos de pressão. Ou seja: a técnica de hidrojateamento pode ser ajustada para diversas demandas, conforme as particularidades de cada caso.
Por exemplo, os canos de PVC numa residência são menos resistentes, se comparados às estruturas internas de uma indústria. Portanto, exigem uma limpeza com baixa pressão.
Já em setores como a construção civil, o jorro d’água deve ser mais potente. Somente assim é possível remover restos de cimento ou outros detritos pesados.
Tem, ainda, o nível mais alto de pressão. Esse é indicado para situações bem pontuais, como a manutenção das tubulações em companhias metalúrgicas e petroquímicas.
Vale destacar que essa ampla variedade de aplicações é característica do hidrojateamento profissional, que usa técnicas e equipamentos bem diferentes em relação às lavadoras de “alta pressão”, vendidas no varejo, por exemplo. Por serem voltadas para uso doméstico, são projetadas para tarefas básicas como limpeza de carros, quintais, móveis de jardim e pequenas áreas externas. Geralmente são compactas, leves e seus motores tem apenas uma fração da potência de hidrojatos profissionais.
Leia também: Como elevar a vida útil do encanamento e evitar vazamentos
Principais aplicações do Hidrojateamento
O hidrojateamento é uma técnica versátil que pode ter várias funções. Dentre elas:
- limpeza da rede de esgoto pluvial ou sanitário em condomínios;
- manutenção de galerias de esgoto da cidade;
- desobstrução de coifas e tubulações com presença de gordura (algo recorrente em restaurantes e na indústria alimentícia);
- limpeza de reservatórios de combustível (em postos de abastecimento, garagens de companhias de transporte e fábricas do setor petroquímico);
- limpeza industrial em diversas áreas do mercado;
- remoção de resíduos de óleo industrial.
A seguir, vamos aprofundar um pouco como funciona o serviço nas principais aplicações:
Limpeza de tubulações entupidas
Esse é um serviço que, em casos mais graves, necessita da intervenção de profissionais. Pode ser com sondagem ou uso de equipamentos específicos por empresas especializadas, mas o método mais recomendado é o hidrojateamento para desentupimento.
Limpeza Industrial
Esse tipo de limpeza é um conjunto de técnicas voltadas para a higienização de fábricas e empresas de grande porte. E essa limpeza de superfícies industriais é especialmente eficaz na remoção de gorduras, óleos e resíduos difíceis de eliminar com uma faxina convencional.
Manutenção urbana
Neste caso, o hidrojateamento é usado para remover sujeira, detritos e obstruções em diversas áreas, como redes de esgoto, galerias pluviais, bueiros e limpeza de fachadas. Além disso, quando se faz a limpeza de calhas também é bastante comum usar esse método, pois limpa e desobstruiu sem danificar as estruturas.
Saiba mais: Principais causas para o entupimento de canos
Quais os tipos de hidrojateamento?
Como já comentamos, a técnica de hidrojateamento pode ser ajustada conforme as particularidades de cada caso, de acordo com a demanda, com diferentes tipos de pressão: baixa, média e alta pressão.
Baixa pressão
Utilizado para limpar superfícies menos exigentes, como fachadas de prédios, calçadas e tubulações de esgoto residenciais. A pressão da água geralmente é menor que 5.000 psi.
Média pressão
É uma faixa de pressão utilizada para limpezas mais profundas, desobstrução de tubulações e limpeza de superfícies onde há necessidade de maior poder de remoção de sujeira do que com baixa pressão.
Alta pressão
Ideal para desentupimento de redes de esgoto, limpeza de caldeiras industriais e remoção de incrustações mais resistentes e difíceis de limpar. A pressão da água varia entre 5.000 e 10.000 psi.
Quais são as vantagens do hidrojateamento?
Agora que você já sabe o que é hidrojateamento e como a limpeza de alta pressão funciona, chegou a hora de elencar os benefícios desse serviço. Escolhemos três vantagens para destacar hoje. Acompanhe:
1. Ecológico
Essa solução traz maior eficiência na remoção de sujeira e corrosão. Sem contar que vai oferecer menor dano às superfícies, especialmente em materiais delicados, pois vai fazer uso apenas da água, sem produtos químicos.
2. Solução sem danos à estrutura
A bomba de hidrojateamento pode ser regulada de acordo com as necessidades do ambiente. Desse modo, ainda que haja alta pressão para a limpeza das paredes internas, a força da água não será tão severa a ponto de danificar as estruturas. E devemos reforçar que nunca são utilizados produtos químicos, o que também evita ressecamento e corrosão dos materiais.
3. Preservação ambiental
O hidrojateamento recorre apenas à pressão da água, inclusive na remoção de gorduras, graxas e óleos. Esse recurso de limpeza é totalmente natural. Logo, causa zero impacto ao meio ambiente. Bem melhor que liberar substâncias químicas na natureza, né? Até porque elas são potencialmente poluentes e oferecem risco à saúde humana.
Saiba mais: O que são emergências ambientais e como lidar com elas
Quando recorrer ao hidrojateamento?
Muitos clientes só acionam o serviço de hidrojateamento quando têm uma urgência a resolver. É o que geralmente acontece nos episódios graves de entupimento. Esses levam às piores consequências, como o transbordamento do esgoto.
Neste ponto, é importante dizer que um alagamento na cozinha ou no banheiro vai muito além dos danos materiais. Fora o quebra-quebra para consertar os canos, você acaba mantendo contato com água contaminada por matéria orgânica. Pode haver ali bactérias, protozoários e fungos causadores de doenças. Sem contar o risco de atrair baratas e outras pragas!
Se você tem problemas com entupimentos, aproveite também para ler nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre desentupimento. Nele explicamos quais detritos são os mais danosos aos canos e qual é a frequência ideal para a manutenção das estruturas.
Qual a importância do hidrojateamento para empresas?
O hidrojateamento não deve ser visto apenas como uma solução curativa para desentupir canos. O serviço também pode funcionar em caráter preventivo, para deixar a manutenção das estruturas em dia. Esse cuidado pode evitar transtornos no futuro.
Por ser uma tecnologia que possibilita a limpeza pesada de estruturas, tubulações e equipamentos, o hidrojateamento é muito utilizado por empresas de todos os portes. Ou seja, o número de setores que podem se aproveitar desse serviço é bastante vasto.
Qual o valor do hidrojateamento?
Como o serviço de hidrojateamento é feito so medida, de acordo com a demanda, não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Porém, podemos indicar que o valor do serviço dependerá de alguns fatores como: tamanho da área atendida, tipo de sujeira, necessidade ou não de descarte de resíduos, equipamentos e tecnologia necessárias para o procedimento, sem contar o nível de expertise da empresa. Ou seja, o preço do serviço pode variar bastante.
Como contratar o serviço de hidrojateamento no Rio Grande do Sul?
A Desinservice é uma desentupidora especializada em saúde ambiental. Nossa equipe executa o serviço de hidrojateamento em todos os municípios do estado, sempre seguindo rigorosas normas de segurança.
Nossos caminhões contam com a máquina Jurop para realizar o esvaziamento de resíduos líquidos e sólidos das fossas. Trata-se de uma tecnologia italiana de ponta, rara de ser encontrada aqui no Brasil. Após a sucção do material, o hidrojateamento é utilizado para limpar todas as galerias e tubulações.
Além disso, seguimos todas as recomendações do órgãos reguladores (Corsan, Ibama e Fepam). Nosso licenciamento nos autoriza a operar na remoção e no transporte de resíduos orgânicos, em consonância com os protocolos de proteção ambiental e sanitária.
Precisa de manutenção nas tubulações da casa ou de seu local de trabalho? Precisa executar limpeza pesada ou de grandes superfícies? Então entre em contato com a Desinservice e solicite um orçamento. Você vai se surpreender com os resultados.
Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.