Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

O entupimento de canos é uma das situações mais irritantes que alguém pode enfrentar. Chega a ser constrangedor quando a água não desce pelo ralo da pia, ou então quando a privada “devolve” os dejetos após uma descarga. Mas você sabe o que é hidrojateamento? Essa técnica ajuda a prevenir problemas hidráulicos.

O artigo de hoje vai trazer todos os detalhes. Continue conosco para saber como funciona a limpeza com hidrojato e quais são os benefícios do serviço na preservação de seu patrimônio.

O que é hidrojateamento de alta pressão?

O hidrojateamento é uma das tecnologias mais avançadas para limpar fossas e tubulações. Esse processo utiliza jatos de água com alta velocidade e pressão para remover a sujeira. Dessa forma, ocorre a desobstrução completa do encanamento.

Nenhum detrito resiste à potência da água. Dos pequenos objetos às raízes de árvores que invadam os canos, tudo é levado pela torrente. Até mesmo as incrustações mais difíceis saem nessa limpeza.

Porém, apesar de tamanha força, trata-se de um método bastante seguro para as estruturas. Como o hidrojato não utiliza produtos químicos, os riscos de danos são praticamente nulos.

Como funciona o hidrojateamento?

O hidrojateamento é realizado com um caminhão equipado com reservatório de água e bomba de alta pressão. Os técnicos posicionam a mangueira num local específico, como a fossa séptica ou uma saída de esgoto, e em seguida começam o procedimento.

A aplicação dos jatos de água em alta velocidade gera uma pressão intensa, que pode variar entre 100 e 1.000 kgf/cm². Isso resulta na movimentação dos resíduos dentro da tubulação. O material é deslocado, ou mesmo destruído, de forma a liberar por completo as paredes internas do encanamento.

Vale ressaltar que existe a possibilidade de aplicar diferentes tipos de pressão. Ou seja: a técnica de hidrojateamento pode ser ajustada para diversas demandas, conforme as particularidades de cada caso.

Por exemplo, os canos de PVC numa residência são menos resistentes, se comparados às estruturas internas de uma indústria. Portanto, exigem uma limpeza com baixa pressão.

Já em setores como a construção civil, o jorro d’água deve ser mais potente. Somente assim é possível remover restos de cimento ou outros detritos pesados.

Tem, ainda, o nível mais alto de pressão. Esse é indicado para situações bem pontuais, como a manutenção das tubulações em companhias metalúrgicas e petroquímicas.

Saiba mais: Principais causas para o entupimento de canos

Quando recorrer ao hidrojateamento?

Muitos clientes só acionam o serviço de hidrojateamento quando têm uma urgência a resolver. É o que geralmente acontece nos episódios graves de entupimento. Esses levam às piores consequências, como o transbordamento do esgoto.

Nesse ponto, é importante dizer que um alagamento na cozinha ou no banheiro vai muito além dos danos materiais. Fora o quebra-quebra para consertar os canos, você acaba mantendo contato com água contaminada por matéria orgânica. Pode haver ali bactérias, protozoários e fungos causadores de doenças. Sem contar o risco de atrair baratas e outras pragas!

Portanto, o hidrojateamento não deve ser visto apenas como uma solução curativa para desentupir canos. O serviço também funciona em caráter preventivo, para deixar a manutenção das estruturas em dia. Esse cuidado pode evitar transtornos no futuro.

Quais são as vantagens do hidrojateamento?

Agora que você já sabe o que é hidrojateamento e como a limpeza de alta pressão funciona, chegou a hora de elencar os benefícios desse serviço. Escolhemos três vantagens para destacar hoje. Acompanhe:

1. Desobstrução das tubulações

Essa solução permite limpar as mais variadas superfícies de uma maneira muito rápida, prática e eficaz. Pode-se dizer que é impossível encontrar outro procedimento tão bom para desentupimento de canos. Com eficiência e economia de recursos, o hidrojato ainda previne problemas futuros, garantindo o funcionamento das tubulações por mais tempo.

Saiba mais: Como elevar a vida útil do encanamento e evitar vazamentos

2. Solução sem danos à estrutura

A bomba de hidrojateamento pode ser regulada de acordo com as necessidades do ambiente. Desse modo, ainda que haja alta pressão para a limpeza das paredes internas, a força da água não será tão severa a ponto de danificar as estruturas. E devemos reforçar que nunca são utilizados produtos químicos, o que também evita ressecamento e corrosão dos materiais.

3. Preservação ambiental

O hidrojateamento recorre apenas à pressão da água, inclusive na remoção de gorduras, graxas e óleos. Esse recurso de limpeza é totalmente natural. Logo, causa zero impacto ao meio ambiente. Bem melhor que liberar substâncias químicas na natureza, né? Até porque elas são potencialmente poluentes e oferecem risco à saúde humana.

Onde o serviço pode ser utilizado?

A limpeza com hidrojateamento é uma técnica bastante versátil. Ela pode ser contratada por pessoas físicas, empresas e órgãos públicos, sendo útil nos mais diversos cenários. Entre eles:

– Limpeza da rede de esgoto pluvial ou sanitário em condomínios;

– Manutenção de galerias de esgoto da cidade;

– Desobstrução de coifas e tubulações com presença de gordura (algo recorrente em restaurantes e na indústria alimentícia);

– Limpeza de reservatórios de combustível (em postos de abastecimento, garagens de companhias de transporte e fábricas do setor petroquímico);

Limpeza industrial em diversas áreas do mercado;

– Remoção de resíduos de óleo industrial.

Saiba mais: O que são emergências ambientais e como lidar com elas

Como contratar o serviço de hidrojateamento no Rio Grande do Sul?

A Desinservice é uma empresa de desentupimento especializada em saúde ambiental. Nossa equipe executa o serviço de hidrojateamento em todos os municípios do estado, sempre seguindo rigorosas normas de segurança.

Nossos caminhões contam com a máquina Jurop para realizar o esvaziamento de resíduos líquidos e sólidos das fossas. Trata-se de uma tecnologia italiana de ponta, rara de ser encontrada aqui no Brasil. Após a sucção do material, o hidrojateamento é utilizado para limpar todas as galerias e tubulações.

Além disso, seguimos todas as recomendações do órgãos reguladores (Corsan, Ibama e Fepam). Nosso licenciamento nos autoriza a operar na remoção e no transporte de resíduos orgânicos, em consonância com os protocolos de proteção ambiental e sanitária.

Precisa dar aquela manutenção nas tubulações da casa ou de seu local de trabalho? Então entre em contato com a Desinservice e solicite um orçamento. Você vai se surpreender com os resultados.

Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Aproveite, ainda, para ler nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre desentupimento. Aqui explicamos quais detritos são os mais danosos aos canos e qual é a frequência ideal para a manutenção das estruturas.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados