Será que existe algum procedimento para espantar os pombos de vez e se livrar dos problemas que esses animais causam? Ou algo que nos permita viver longe de qualquer risco de doença transmitida por essa ave?
Bom, você já deve ter percebido que os pombos são adotados como representação religiosa da paz, transporte de mensagens e até como forma de entretenimento por muita gente. Porém, a presença deles em locais como portos, aeroportos, escolas, hospitais, praças pode trazer transtornos e efeitos nocivos à saúde pública.
Mas como minimizar esses efeitos nocivos? Entre os quatro métodos para espantar pombos que você encontrará aqui, um deles é o principal meio de impedir os pombos a pousarem em seu telhado ou terraço.
Lembrando que esses animais são pragas urbanas responsáveis por causar até 50 doenças diferentes e a transmissão delas pode ser feita de várias formas.
Mas calma, não se preocupe! Após ler esse artigo até o final, você vai saber exatamente o que você precisa fazer para se livrar completamente dos pombos.
Quais são os prejuízos causados pelos pombos?
Seja por meio de alimentos infectados, inalação de poeira com fezes da ave ou contato direto com seus nichos, as consequências dessas enfermidades podem ser graves. Suas fezes podem trazer problemas respiratórios. De quebra, essas aves ainda disseminam carrapatos, que trazem agravos ao homem e aos animais domésticos.
Por isso, é extremamente necessário controlar a presença excessiva de pombos para evitar o contágio e o desenvolvimento de doenças.
Por que alimentá-los não é uma boa ideia
As autoridades sanitárias e médicos do país inteiro estão preocupados com a disseminação de doenças em potencial propagadas pelos pombos. Até leis foram criadas para proibir a alimentação desses animais.
Mas a verdade é que os pombos quando encontram abrigo, comida e água, acabam se instalando e claro, procriando nesses locais. E o objetivo dessa lei é destinar aos pombos outro lugar que não sejam nossas propriedades e locais públicos, para que continuem sua sobrevivência. Afinal, eles são de extrema importância ao nosso ecossistema.
Porém, eles trazem riscos à saúde e essa lei pode diminuir esse perigo. Suas fezes representam danos patrimoniais. Por ano são produzidos cerca de 2,5 kg de fezes por cada pombo em centro urbanos, e o grande problema está na acidez dessas grandes quantidades de excrementos, que acabam sujando os ambientes, arruinando pinturas, superfícies metálicas, monumentos, entupindo calhas e gerando mau cheiro, desvalorizando o seu imóvel.
Ou seja, além do prejuízo relativo à saúde pública e à infestação de alimentos, a presença dos pombos ainda gera gastos de manutenção.
Em Porto Alegre, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a criação da pomba doméstica (Columba livia) é proibida na zona urbana. O simples ato de alimentar os pássaros já configura contravenção, justamente pelos riscos sanitários que comentamos acima.
Saiba mais: Como limpar fezes de pombos sem arriscar sua saúde
Como eu me livro dos problemas causados pelos pombos?
Os pombos foram importados da Europa para servirem de animais de estimação. Porém, sem inimigos naturais nas metrópoles, eles se proliferaram desordenadamente por aqui, tornando-se um perigo real às pessoas.
Antes de seguir, tem algo que você precisa saber…
Há normas na legislação nacional que regulamentam o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva, a qual os pombos fazem parte. A Lei Nº 9.605/98, por exemplo, proíbe atividades lesivas ao meio ambiente, o que inclui a captura e o abate de animais com métodos inadequados.
Por isso, apenas uma empresa especializada em controle de pombos pode resolver infestações. Ela deverá seguir as orientações da Instrução Normativa 141, do Ibama, que versa sobre o manejo da fauna nociva.
Porém, há ações práticas que podem ser adotadas por qualquer pessoa para impedir a proliferação de pombos em zonas urbanas. Confira:
- Nunca alimentar essas aves;
- Não espalhar grãos, farelos e migalhas;
- Manter latas de lixo cobertas com tampas;
- Instalar telas protetoras nos espaços onde eles podem fazer ninhos ou se acomodarem;
- Fazer a higiene de locais com produtos desinfetantes.
Quais são os métodos profissionais para espantar pombos?
O que vamos compartilhar a partir de agora, são as ações realizadas por profissionais no serviço de controle de pombos, capazes de cessar todos os problemas causados pelas aves citados nesse artigo.
Os métodos profissionais para espantar pombos são os seguintes:
Restrição do acesso aos locais de pouso
Através da instalação de armações de hastes pontiagudas e espículas ou instalação de fios de nylon ou arame ao longo da superfície de pouso, como:
- Parapeitos;
- Grades de janelas;
- Marquises.
Vedação das Entradas
Bloqueio do acesso aos abrigos e locais onde as aves constroem seus ninhos.
Instalação de telas metálicas ou de plástico e repelentes
Geralmente são substâncias pegajosas em forma de gel que evitam o pouso dos pombos nos locais citados acima.
Tecnologia de controle de pombos
Chegou a hora de revelar o método mais relevante do controle de pombos para a expulsão destas aves em sua residência, condomínio, indústria, comércio e etc.
Esse método é tão poderoso, que é potencialmente a forma mais rápida e simples de conseguir acabar com os problemas trazidos pelos pombos.
O melhor, é que não compromete o meio ambiente e nem a saúde destas aves. Não é veneno, é tecnologia de controle de pombos através do uso de campos eletromagnéticos.
Como funciona a tecnologia de controle de pombos por campo eletromagnético?
O procedimento de controle é feito por meio de uma instalação de um campo eletromagnético em pontos estratégicos do seu telhado ou terraço. O campo dispara um pulso eletromagnético invisível aos olhos criando uma redoma onde as aves não conseguem penetrar, a intensidade do disparo é suficiente para provocar um desconforto, impedindo o seu pouso, pois ficam desorientados.
O processo reduz até 100% a presença dos pombos em residências, condomínios, indústrias, comércios e entre outros.
Confira os principais benefícios em contratar esse serviço:
Reduz os custos de manutenção e gera economia
Pombos trazem problemas na pintura, necessitando limpeza de forro, retirada de nichos e riscos para a saúde por conta das fezes e ácaros das aves (piolhos de pombos). Além disso, impedindo o pouso dos pombos, esse recurso faz com que você não comprometa a estética do telhado da casa ou terraço do prédio.
Outro ponto importante para você levar em conta é a economia e sustentabilidade que ele gera, já que não demanda gasto excessivo na conta de luz.
Emite pulsos de energia de baixa frequência
Os pulsos eletromagnéticos facilitam o afastamento desses animais sem exterminá-los, uma vez que eles são amparados pela Lei nº 9.605 de 12/02/1998 do IBAMA. Nessa lei, o Artigo 29 cita que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, poderá sofrer pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
Totalmente ecológico
O controle de pombos tem a preocupação em manter a biodiversidade. Isto é, são produtos que possuem na cadeia produtiva o princípio de não gerar grandes alterações no equilíbrio do ecossistema. Além disso, a instalação dos pulsos é rápida, limpa e segura. O campo eletromagnético não gera nenhum incômodo sonoro.
Conte com ajuda profissional para espantar os pombos
A execução desse serviço necessita seguir as normas legais para não causar problemas como o de crime ambiental. A vida dos pombos não pode ser ameaçada em hipótese alguma.
A Desinservice é especialista no controle de pombos. Atende em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina utilizando métodos ecologicamente corretos e respeitando a legislação ambiental.
Entre em contato pelo WhatsApp (55) 99905.3373 ou ligue para 0800 042-0291 e livre-se de vez por todas dos problemas com pombos.



