Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Os mosquitinhos de banheiro são uma praga bem inconveniente. Embora não representem risco à saúde humana, eles transmitem certo ar de falta de higiene. Afinal, tomar banho num lugar cheio de insetos não parece uma boa ideia, né?

Hoje vamos explicar por que as criaturas invadem residências e espaços comerciais. Também daremos dicas de como evitar infestações.

Cuidados simples na faxina e na manutenção dos ambientes podem ajudar bastante no controle de seres indesejados, mas às vezes a dedetização também é necessária. Fique conosco e tire suas dúvidas!

O que são os mosquitinho de banheiro?

Primeiro, você saberia dizer qual é o nome do mosquito de banheiro? A realidade é que diversas espécies do gênero Psychoda podem ser classificadas dessa forma.

Entre as mais comuns, estão Psychoda alternata, P. cinerea, P. satchelli. Elas têm corpo robusto e asas peludas, às vezes sendo confundidas com pequenas mariposas. As adultas medem cerca de 2mm e apresentam coloração que varia entre o cinza e o marrom claro.

Pela descrição física, já deu para saber de que inseto estamos falando, não é verdade? Na linguagem popular, muita gente também os chama de moscas de ralo.

Mas, afinal, para que essas criaturas servem? De onde vêm? Onde vivem? Do que se alimentam? As respostas estão logo a seguir.

Psychoda alternata

Psychoda alternata

Como surgem os mosquitinhos de banheiro

Como tantas outras pragas urbanas, esses animaizinhos agem com mais vigor durante a noite. Ou seja: eles se alimentam e se proliferam justamente quando a maioria das pessoas não está olhando.

A preferência por lavabos e casas de banho se justifica porque a reprodução ocorre em áreas úmidas. A fêmea escolhe pontos como ralos, canos de esgoto, fissuras de azulejos, junções de vasos sanitários e canaletas de boxes para depositar os ovos – que podem chegar a 200 de uma única vez.

Ciclo de vida das moscas de ralo

Já o ciclo de vida dos mosquitinhos de banheiro é curto e geralmente não dura mais que quatro semanas, isso contando do ovo até o fim da fase adulta.

Após a desova, as larvas eclodem em, no máximo, 48 horas. Depois de viverem nessa forma por um período entre nove e 15 dias, elas viram pupa. Então, passam por uma metamorfose que dura de 20 a 40 horas, atingindo, enfim, o estágio adulto.

A velocidade do ciclo de reprodução e a quantidade de ovos que a fêmea põe dependem da disponibilidade de alimento no local. E o que os mosquitinhos de banheiro comem? Matéria orgânica.

Imagine os resíduos de cabelo e pele que se acumulam próximos ao ralo após uma chuveirada. Agora some-os aos fungos que se multiplicam devido à umidade.

O resultado dessa mistura é uma película gosmenta. Parece asquerosa para você, mas funciona como uma refeição altamente nutritiva para as larvinhas.

Quanto mais alimento ao redor, mais mosquitos tendem a aparecer. E eles são criaturas de “hábitos caseiros”, digamos assim. Como têm pequeno porte e voam com irregularidade, eles não costumam ir muito além do local de origem.

Resumindo: se ali nasceram, ali vão ficar, a menos que você tome providências para controlar a infestação.

Saiba mais: Mantenha os insetos noturnos longe

Para que serve o mosquito de banheiro?

Ainda que a presença de insetos seja um incômodo, algumas pessoas consideram benéfica a companhia dos mosquitos de banheiro. Dá para imaginar?

A explicação é simples: como essas criaturas se alimentam da matéria orgânica acumulada no ralo, elas de certa forma limpam aquela região. Aí, sem tantos dejetos escoando pelos canos, há menos risco de entupimento.

Claro que não dá para estender essa lógica a uma larga escala. Você precisaria de um exército de bichinhos para eliminar completamente a sujeira. Então tomar banho ou fazer as necessidades em meio a tantos insetos ficaria impraticável.

No fim das contas, vale a máxima de que todo inseto tem alguma função na natureza. Só que, dentro das casas, eles acabam se tornando pragas urbanas.

Os mosquitinhos de banheiro transmitem doenças?

Os especialistas explicam que os mosquitinhos não são vetores de doenças. Eles não picam nem causam nenhuma alergia.

No entanto, como circulam em ambientes como ralos e tubulações de esgoto, podem carregar coliformes fecais para lugares limpos. Dessa maneira, contaminam esses espaços.

Ainda assim, as moscas de banheiro só são motivo de preocupação sanitária caso haja uma enorme quantidade da bichos. Nesses casos, o indicado é entrar em contato com uma empresa de controle de pragas urbanas para realizar a desinsetização.

Veja também: Alerta! Listamos 5 doenças transmitidas por pragas

Como evitar uma infestação de mosquitos de banheiro

Quem acompanha nosso blog sabe o que fazer para dificultar a ação dos insetos. É preciso evitar os 4 As do controle de pragas: acesso, abrigo, alimento e água. Quando as criaturas não conseguem comer nem se refugiar dos predadores, elas não encontram motivos para infestar o território.

Acontece que um banheiro reúne as características ideais para os mosquitinhos. Há matéria orgânica de sobra para se alimentar (água, nem se fala).

As dimensões diminutas desses seres também favorecem que eles se escondam em qualquer cantinho. Portanto, os cuidados para eliminar criadouros da mosca de ralo devem ser redobrados. Veja o que fazer:

Limpeza

A prevenção começa por uma boa faxina, então lave o banheiro com frequência. Lembre-se de escovar nas bordas dos ralos, atrás do vaso sanitário e ao redor da pia. Em seguida, seque o piso e as paredes, pois a umidade favorece a proliferação de fungos.

Conserto

Preste atenção a possíveis infiltrações. Onde houver acúmulo de água, haverá um cenário favorável para as larvas do mosquito de banheiro crescerem e atingirem a fase adulta.

Vede quaisquer rachaduras encontradas nas ligações do vaso e da pia. Observe, ainda, se o rejunte dos azulejos está em perfeito estado.

Ralo

Instalar uma proteção no ralo do chuveiro é uma medida extra para barrar o acesso de pragas urbanas. O encanamento pode ser a porta de entrada tanto para mosquitos quanto para baratas e escorpiões. Grades e telas conhecidas no mercado como paramax são uma boa opção.

Limpeza… De novo

Locais que registrem grande circulação de pessoas requerem medidas mais contundentes. Pense no vestiário de um clube, por exemplo. São tantos banhistas por dia que a quantidade de matéria orgânica escoando pelo ralo é enorme!

Nesse cenário, a aplicação de água sanitária ou outra substância com cloro pode resolver. Contudo, existem alguns inconvenientes. Além do odor desagradável, produtos dessa categoria são abrasivos, o que significa que, se usados muitas vezes, danificam a tubulação do banheiro.

Mas há uma alternativa para higienizar o encanamento sem danificá-lo. Estamos falando do hidrojateamento. Esse processo utiliza um jato d’água em alta pressão para remover as incrustações acumuladas nas superfícies. O serviço serve, ainda, para desentupimento e eliminação do mau cheiro. A operação é rápida, eficaz e totalmente sustentável.

Saiba mais: Aprenda sobre os 4 As do controle de pragas

Como eliminar os mosquitinhos de banheiro

Antes de encerrar, vale dizer que os mosquitos não infestam apenas o banheiro, apesar de carregarem esse nome. Pode haver mosca de ralo na cozinha, na varanda e até mesmo no seu quarto, dependendo das condições de manutenção do imóvel.

E você deve ter percebido que em nenhum momento falamos de inseticida para lidar com essas criaturas, né? Isso porque os venenos disponíveis em supermercados são apenas paliativos.

Pois é: inseticidas não eliminam mosquitinhos de banheiro. Eles matam os insetos adultos, mas não agem sobre ovos, larvas e pupas. Desse modo, são ineficazes para resolver uma infestação.

Os cuidados de limpeza e manutenção da área devem ser suficientes para afastar a maioria das pragas. Porém, se o problema continuar, chame ajuda especializada. Uma equipe de desinsetização profissional (dedetização) será capaz de controlar os invasores.

As imunizadoras utilizam domissanitários, substâncias de uso restrito a empresas autorizadas. Na quantidade certa, esses produtos eliminam pragas em qualquer estágio reprodutivo, do ovo ao inseto maduro. E o melhor: não agridem o meio ambiente.

Dicas para escolher a imunizadora

Cabe ressaltar que os domissanitários podem ser tóxicos a humanos durante a aplicação. Sendo assim, os profissionais responsáveis pela imunização devem tomar medidas de segurança. Elas incluem o isolamento do perímetro e o uso de equipamentos de proteção individual.

O órgão que fiscaliza essa atividade no Rio Grande do Sul é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). Ao contratar uma dedetizadora, verifique se a licença está em dia e se os colaboradores seguem manuais de boas práticas no controle de pragas.

A Desinservice conta com uma equipe altamente qualificada para o controle de insetos. Assim, não sobrará mosquito de banheiro nenhum para importunar você.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados