Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Muitas pessoas têm medo de morcegos, mas parte desse temor é infundada. Isso porque os animais, além de dóceis, desempenham importantes funções na natureza.

Não que essas criaturas sejam completamente inofensivas. A questão é que nem sempre elas representam ameaça – tanto que são protegidas por lei e não podem ser eliminadas com veneno.

No artigo de hoje, você vai entender por que os morcegos são benéficos e quando eles realmente se tornam uma praga. Aproveite e conheça, também, a maneira correta de mantê-los afastados de sua casa.

Dica: você provavelmente vai precisar de ajuda profissional.

Morcegos podem ser benéficos?

Sim. Morcegos desempenham diversas funções que contribuem para o equilíbrio ecológico. Por isso, preservá-los significa preservar ecossistemas inteiros. Entenda como isso acontece:

Polinização

Pode parecer estranho, mas morcegos, assim como o beija-flor e as abelhas, são agentes polinizadores! É isto mesmo, estas criaturas ajudam a natureza a se renovar e a expandir-se, tornando-se grandes reflorestadores naturais. Além de flores, diversas árvores frutíferas são polinizadas apenas pelos morcegos.

Acredite se quiser, mas podemos comer banana, caju, manga e muitas outras frutas, graças ao trabalho dos morcegos, que são os únicos a polinizarem estas árvores! Ou seja, sem que esta criatura voasse por aí, florestas tropicais inteiras deixariam de existir.

Morcego polonizando bananeira
Morcego polinizando flor de bananeira – Foto: Divulgação

Dispersão de sementes

A maioria dos morcegos que vivem no Brasil se alimenta de frutas. Dessa forma, os bichos acabam carregando sementes no estômago.

Quando essas sementes são excretadas, elas podem germinar em novas áreas. Ou seja: a presença de morcegos ajudar a regenerar ecossistemas ameaçados por queimadas ou pela depredação humana.

Fonte de alimento

Esses mamíferos são alimento para diversos predadores, como aves de rapina, cobras e felinos. Desse modo, protegê-los também contribui para a sobrevivência de outros exemplares da nossa fauna, equilibrando a cadeia alimentar.

Controle de pragas

Ao mesmo tempo que servem de alimento, os morcegos comem outros seres que podem, inclusive, ameaçar a saúde humana. Uma única colônia consegue consumir milhões de insetos a cada noite.

Com isso eles controlam, por exemplo, populações de mosquitos causadores de doenças. Ainda, podem eliminar mariposas e outras pragas agrícolas, evitando quebra nas lavouras.

Saiba mais: As pragas na lavoura estão cada vez mais resistentes

Mas, afinal, morcegos são perigosos?

Em geral, os morcegos não são perigosos para os seres humanos. Porém, algumas espécies podem transmitir doenças por meio de mordidas ou arranhões. Por esse motivo, o ideal é que pessoas mantenham uma distância respeitosa dessas criaturas.

Doenças transmitidas por morcegos

Embora raras no meio urbano, as ocorrências de doenças transmitidas por morcegos incluem:

Raiva (hidrofobia)

A raiva humana é uma doença viral transmitida por mordedura ou arranhão de morcegos infectados. Essa, sem dúvidas, é a principal ameaça da nossa lista.

Há poucos casos registrados anualmente no Brasil, mas eles são graves e quase sempre fatais. Saiba mais no artigo que preparamos sobre o assunto:

Leia também: Raiva humana – como se prevenir dessa doença mortal

Histoplasmose

A histoplasmose é uma doença fúngica transmitida aos seres humanos a partir do contato com fezes de morcegos. Ela pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, tosse e dores no corpo.

SARS

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) é uma enfermidade causada por um tipo de coronavírus. Similar à Covid-19, pode ocasionar febre, tosse e dificuldade respiratória. Existem registros de transmissão por meio de algumas espécies de morcegos.

Criptococose

Eventualmente, as fezes dos morcegos podem estar contaminadas com fungos causadores da criptococose. Essa também é uma das doenças transmitidas por pombos.

Morcegos mordem?

Eles até podem morder pessoas, mas esse comportamento é relativamente raro. Normalmente acontece apenas quando o animal se sente ameaçado ou perturbado.

Na maioria das vezes, os morcegos evitam contato com seres humanos. De qualquer modo, se você sofrer um ataque, procure atendimento médico imediatamente. Afinal, esses seres selvagens podem carregar parasitas nocivos.

Morcego Vampiro
Morcego voando à noite – Foto: Divulgação

Em caso de infestação de morcegos, o que fazer?

Antes de tudo, lembre-se de que morcegos pertencem à fauna brasileira. Portanto, são protegidos pela Lei Federal Nº 5.197/1967.

Isso significa que não dá para usar veneno contra essas criaturas, pois a prática caracteriza crime ambiental. A maneira correta de controlar uma infestação é com o manejo de morcegos. Algumas técnicas envolvem:

Exclusão

Basicamente, o trabalho consiste em identificar a área de entrada e saída dos morcegos. Em seguida, selar a passagem para que a colônia não consiga retornar ao local.

Esse processo pode levar alguns dias, já que nem todos os animais saem da toca ao mesmo tempo. (Pode haver filhotes no ninho, por exemplo, e eles só vão sair quando atingirem a fase adulta.)

Armadilhas

Esses equipamentos podem ser usados para capturar morcegos vivos e transferi-los a uma área segura. Tal como na vedação das áreas de passagem, trata-se de um trabalho minucioso e que exige paciência.

Repelentes

Existem repelentes químicos capazes de afastar os morcegos. No entanto, vale lembrar que esses produtos podem ser tóxicos se usados em excesso, causando danos aos animais e ao meio ambiente. Sendo assim, melhor deixar o uso para profissionais.

Aliás, fica o alerta: qualquer tentativa de espantar morcegos por conta própria pode ser prejudicial a você e sua família. Como dissemos anteriormente, esses mamíferos costumam ser inofensivos, mas podem atacar caso se sintam acuados. E o contato com as fezes dos animais eleva o risco de transmissão de doenças.

Saiba mais: Controle ou dedetização de morcegos – qual serviço procurar?

Conte com a ajuda profissional da Desinservice para lidar com morcegos

A melhor forma de lidar com uma infestação de morcegos é contratando uma equipe especializada em controle de pragas. O manejo envolve o uso de técnicas seguras para resolver a infestação sem causar danos ao meio ambiente nem pôr em risco a saúde das pessoas.

Por isso, conte com o trabalho da Desinservice. Nós fazemos parte de um grupo empresarial com mais de 35 anos de experiência no controle de pragas urbanas.

Nosso serviço de manejo de morcegos utiliza métodos ecologicamente corretos para restringir o acesso das criaturas ao esconderijo e à fonte de alimento. Já nossos técnicos ficam devidamente municiados com equipamentos de proteção individual (EPIs), o que garante o bem-estar de todos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Também atuamos com controle de pombos, controle de ratos, controle de insetos e controle de cupins e brocas.

Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados