Os cupins e as brocas talvez sejam as pragas mais difíceis de eliminar do ambiente doméstico. Essas criaturas se escondem com facilidade na madeira, resistindo a variadas técnicas de combate. Sendo assim, contratar uma empresa de descupinização, especializada no controle de cupins, é a única saída para dar jeito na infestação.
Por que contratar uma imunizadora para descupinização
Você pode até conhecer truques supostamente eficazes para acabar com insetos. Porém, não se engane: essas soluções caseiras mais atrapalham que ajudam.
Em vez de torrar o seu dinheiro com produtos que prometem falsos milagres, que tal investir num método certificado pelos órgãos reguladores? Uma imunizadora é a opção certa para controlar e prevenir a presença de cupins na sua casa. Abaixo listo três motivos para essa escolha. Acompanhe:
1. Investimento que traz resultado
Todo leigo tem uma receita caseira para eliminar cupim. Dizem que usar vinagre, querosene ou lustra-móveis ajuda a controlar a infestação. Tudo boato!
As substâncias de cheiro forte podem até irritar os insetos, mas não apresentam componentes capazes de matá-los. Se você aplicar um desses produtos no móvel infectado, vai só gastar material. Ou pior: pode até causar um incêndio!
Até mesmo os cupinicidas vendidos em supermercado têm limitações. Primeiro, porque eles agem apenas sobre os insetos adultos e dificilmente eliminam larvas ou ovos. Segundo, porque o veneno para cupim não é o mesmo para broca, formiga ou outras pragas (cada uma exige uma solução específica). Terceiro, porque é improvável que você consiga identificar o núcleo da colônia sem equipamentos profissionais.
Ou seja: melhor deixar o serviço a cargo de especialistas. A equipe da imunizadora tem conhecimento para identificar a espécie que está causando o estrago. Assim, ela pode administrar os domissanitários mais eficazes contra a infestação.
Ainda, é feito um trabalho minucioso de inspeção nas áreas afetadas, de modo que nenhum cupim fique para trás. O resultado disso é um ambiente imunizado de verdade, minimizando-se o risco de reincidência de pragas.
Saiba mais: Aprenda a se proteger de cupins em instrumentos musicais
2. Cuidado com a saúde
Quando você usa cupinicida por conta própria, pode pôr a sua saúde e a saúde de sua família em perigo. Isso porque a substância é tóxica.
Ao aplicar uma dose muito alta do produto no ambiente, você corre o risco de inalar veneno. Os sintomas de intoxicação incluem visão turva, dificuldade para respirar, tosse, sudorese e até alterações cardíacas. Imagine o susto (para não dizer coisa pior…)!
Mesmo quando são tomadas precauções, do tipo usar máscara e tirar as crianças da sala, ainda assim o procedimento é arriscado. Gotículas do cupinicida podem se espalhar pelo local, ficando concentradas no chão ou nas paredes.
Agora pense no seu cachorro passando por ali e dando uma lambida no rodapé cheio de veneno. Nesse caso, é o cão que tem chances de passar mal!
Por isso, uma empresa de descupinização especializada toma todas as providências para garantir a segurança de pessoas e animais. Durante o procedimento, somente o pessoal autorizado pode permanecer no perímetro, contanto que utilize equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos.
Por fim, após a descupinização, ainda há todo um roteiro a seguir. O cliente precisa aguardar algumas horas para retornar ao local. Depois, existem cuidados de limpeza e ventilação que devem ser respeitados. A orientação de uma equipe capacitada é fundamental nessas horas, justamente para assegurar a proteção dos indivíduos.
Saiba mais: Guia de boas práticas no controle de pragas
3. Garantia do serviço
Não basta descupinizar. Também é preciso monitorar o ambiente por algumas semanas para ter certeza de que a operação foi bem-sucedida.
Às vezes acontece de um ou outro bicho escaparem à inspeção minuciosa dos profissionais. Pois é! As criaturas penetram fundo na madeira e encontram novos esconderijos com facilidade.
Se essa for a situação, está aí mais um motivo para contratar uma companhia especializada em descupinização. Quando a infestação resiste aos procedimentos de controle de cupins, a equipe tem que retornar ao local para sanar o problema.
Portanto, ao escolher a empresa, verifique se ela oferece garantia. Essa assistência é imprescindível tanto para atestar a credibilidade do serviço quanto para resguardar seu bolso. Afinal, se você pagou pelo controle de pragas, o mínimo que se espera é um resultado satisfatório, né?
Ah, mas fica o alerta: o prazo de garantia depende da eficácia do cupinicida. Os domissanitários empregados nesse tipo de atividade têm vida útil limitada, então o efeito passa em alguns meses. Transcorrido esse período, é necessário renovar o serviço para manter a área sempre a salvo de cupins e brocas.
Nós preparamos um material super completo para nossos leitores tirarem todas as suas dúvidas sobre cupins. Trata-se da cartilha com as 50 perguntas mais comuns sobre esse tema, agora respondidas pelos nossos especialistas! Para baixar esse material gratuitamente é só clicar no banner abaixo e seguir os passos.

Quer conferir antecipadamente algumas das perguntas da cartilha e suas respostas? Assista duas das 50 perguntas sendo respondidas no vídeo abaixo. Visitando nosso canal no YouTube, você consegue assistir mais dois vídeos desta série. É só clicar!
Como escolher a empresa de descupinização
A esta altura já deu para entender os motivos para confiar numa empresa especializada em controle de cupins, não é verdade? Agora só falta escolher a companhia certa. Antes de fechar contrato, vale a pena verificar alguns pontos. A saber:
a) Toda imunizadora deve ter licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Esse é o órgão que autoriza e fiscaliza a atividade no Rio Grande do Sul. Veja se o registro está em situação regular.
b) Confira o tempo de garantia oferecido pela empresa. Como dito anteriormente, a equipe técnica deverá retornar ao local para reforçar o serviço de controle de pragas, especialmente se houver uma infestação grave.
c) Faça pesquisa de preços. Uma imunização de qualidade exige compra de domissanitários apropriados, treinamento de colaboradores e investimento em EPIs. Esses elementos geram custos operacionais à empresa.
Com a comparação de valores finalizada, fuja de orçamentos muito abaixo da média de mercado. Eles provavelmente denunciam falta de qualificação da equipe.
E aí, gostou das dicas? Então aproveite para fazer um orçamento com a Desinservice. Nós pertencemos a um grupo com mais de 30 anos de experiência no ramo de controle de pragas. Nossos colaboradores passam por capacitações constantes e seguem todas as normas de segurança ambiental. Resumindo, podemos acabar com os invasores de uma vez por todas!
Fale conosco sobre controle de cupins e brocas (descupinização). Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.