Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

O controle de pragas é um trabalho para profissionais. Apenas equipes treinadas conseguem identificar os focos de infestação e realizar a dedetização do ambiente com segurança. Sendo assim, como um leigo pode saber se o trabalho das imunizadoras deu certo?

Nós já comentamos várias vezes, aqui no blog, que insetos e ratos se escondem com facilidade. A proliferação da colônia começa de maneira discreta. Quando há marcas nos móveis, barulhos no telhado ou fezes atrás dos armários, é porque a situação está grave, mesmo que você nunca tenha visto os invasores.

Ou seja: se a presença dessas pragas pode passar despercebida, quem garante que a empresa responsável pela desinfestação resolveu o problema? É sobre isso que vamos falar a seguir.

Por que contratar uma imunizadora

Você pode até conhecer truques supostamente eficazes para acabar com as pragas que causam transtornos na sua casa. Porém, não se engane: essas soluções caseiras podem, por vezes, mais atrapalhar do que ajudar.

Em vez de gastar o seu dinheiro com produtos que prometem falsos milagres, que tal investir num método certificado pelos órgãos reguladores? O serviço de uma imunizadora é a opção certa para controlar e prevenir a presença de pragas na sua casa ou onde for. Abaixo listamos 2 importantes motivos para essa escolha. Acompanhe:

Investimento que traz resultado

Todo leigo tem uma receita caseira para eliminar algum tipo de praga. Dizem que usar produtos como vinagre, querosene ou lustra-móveis pode ajudar a evitar alguma infestação específica. Tudo boato!

As substâncias de cheiro forte podem até irritar os insetos, mas não apresentam componentes capazes de matá-los. Se você aplicar um desses produtos, vai só gastar material e, em alguns casos, correr riscos de intoxicação (trataremos deste ponto logo mais).

Como exemplo, podemos citar os cupinicidas vendidos em supermercado, que têm limitações. Primeiro, porque eles agem apenas sobre os insetos adultos e dificilmente eliminam larvas ou ovos. Segundo, porque o veneno para cupim não é o mesmo para broca, formiga ou outras pragas – já que cada uma exige uma solução específica. Terceiro, porque é improvável que você consiga identificar o núcleo da colônia sem equipamentos e técnicas profissionais.

Ou seja, é melhor deixar o serviço a cargo de especialistas. A equipe da imunizadora tem conhecimento para identificar a espécie que está causando o estrago. Assim, ela pode administrar os produtos mais eficazes contra a infestação.

Ainda, é feito um trabalho minucioso de inspeção nas áreas afetadas, de modo que nenhum inseto fique para trás. O resultado disso é um ambiente imunizado de verdade, minimizando-se o risco de reincidência de pragas.

Veja também: como é a dedetização de frotas automotivas

Cuidado com a saúde

Quando você usa inseticida por conta própria, pode pôr a sua saúde e a saúde de sua família em perigo. Isso porque esses produtos são tóxicos.

Ao aplicar uma dose muito alta do produto no ambiente, você corre o risco de inalar veneno. Os sintomas de intoxicação incluem visão turva, dificuldade para respirar, tosse, sudorese e até alterações cardíacas. Imagine o susto (para não dizer coisa pior…)!

Mesmo quando são tomadas precauções, do tipo usar máscara e tirar as crianças da sala, ainda assim o procedimento é arriscado. Gotículas do inseticida podem se espalhar pelo local, ficando concentradas no chão ou nas paredes.

Crianças e animais de estimação aproveitando um ambiente imunizado
Crianças e animais de estimação aproveitando um ambiente saudável – Foto: Divulgação

E os riscos não existem apenas para os seres humanos, até mesmo os seus animais de estimação podem ser prejudicados pelo uso indiscriminado destes químicos. É por isso que uma imunizadora especializada toma todas as providências para garantir não somente a segurança de pessoas, como também o bem-estar dos seus pets após a dedetização. Durante o procedimento, somente o pessoal autorizado pode permanecer no perímetro, contanto que utilize equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos.

Por fim, após a dedetização, ainda há todo um roteiro a seguir. O cliente precisa aguardar algumas horas para retornar ao local. Depois, existem cuidados de limpeza e ventilação que devem ser respeitados. A orientação de uma equipe capacitada é fundamental nessas horas, justamente para assegurar a proteção de todos.

A Desinservice tem um manual de recomendações sobre os cuidados antes e depois dos procedimentos de dedetização. Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente.

Manual de Recomendações - Desinservice

Como escolher a imunizadora

O controle de pragas urbanas deve ser realizado por uma empresa séria. Como o serviço envolve a aplicação de substâncias químicas, é preciso que os profissionais tomem as medidas de segurança necessárias. Esse cuidado resguarda a saúde de pessoas e animais, além de proteger o meio ambiente.

Infelizmente, porém, existem casos de companhias que não seguem as regras. Essas equipes de dedetização não só põem os consumidores em risco, como oferecem um serviço ineficaz. Nesse ramo, há até mesmo quadrilhas de estelionatários que oferecem soluções “milagrosas” para eliminar mosquitos, baratas e ratos.

Portanto, se você enfrenta problemas com infestação, precisa tomar algumas precauções para não passar por transtornos mais tarde. A seguir, veja como escolher a imunizadora com segurança.

1. Verifique se a empresa tem licença

É bom saber que companhias que atuam nesta área precisam de registro junto aos órgãos competentes, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E somente profissionais autorizados podem conduzir procedimentos de controle de pragas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o órgão responsável pela licença e pela fiscalização da atividade é a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler).

Portanto, certifique-se de que o registro da companhia está em situação regular. A imunizadora também deve respeitar a resolução RDC Nº 622/2022, da Anvisa.

2. Informe-se sobre a reputação da marca

Antes de fechar um contrato, procure observar a trajetória que a dedetizadora mantém no mercado. Você pode solicitar referências junto a clientes anteriores, facilitando a busca. Pesquise, ainda, se há ocorrências em sites de atendimento ao consumidor, como o Reclame Aqui.

3. Desconfie de orçamentos muito abaixo da média

Fique com um pé atrás quando o preço for muito “camarada”. Pense que existe um custo operacional mínimo para atingir a excelência do serviço. É preciso treinar os trabalhadores que farão a dedetização, comprar equipamentos de proteção individual (EPIs) e investir em produtos de boa procedência. Todos esses elementos vão incidir sobre o preço final. Se o valor estiver muito abaixo da média do mercado, pense duas vezes antes de fechar negócio.

4. Exija garantia

Não basta apenas fazer a dedetização. Também é preciso monitorar o ambiente por algumas semanas para ter certeza de que a operação foi bem-sucedida.

Às vezes acontece de uma ou outra praga escaparem à inspeção minuciosa dos profissionais. E essas criaturas encontram novos esconderijos com facilidade.

Se essa for a situação, está aí mais um motivo para contratar uma imunizadora especializada em dedetização. Quando a infestação resiste aos procedimentos de controle de pragas, a equipe tem que retornar ao local para sanar o problema.

Profissional verificando o ambiente
Profissional verificando o ambiente – Foto: Divulgação

Portanto, ao escolher a empresa, verifique se ela oferece garantia. Essa assistência é imprescindível, tanto para atestar a credibilidade do serviço quanto para resguardar seu bolso. Afinal, se você pagou pelo controle de pragas, o mínimo que se espera é um resultado satisfatório, não é mesmo?

Ah, mas fica o alerta: o prazo de garantia depende do produto. Imagine um processo de descupinização, por exemplo. Os domissanitários empregados nesse tipo de atividade têm vida útil limitada. Então, o efeito passa em alguns meses. Após esse período, é necessário renovar o serviço para manter a área sempre a salvo de cupins e brocas, além de outras pragas.

Veja mais: Como planejar o calendário de renovação do controle de pragas

Como avaliar a imunizadora durante o serviço

Escolher uma imunizadora não significa confiar irrestritamente no trabalho dela. O comportamento da equipe durante a execução da tarefa reflete a competência e seriedade da empresa – e você deve prestar atenção nisso. Conheça os indicadores de avaliação:

Investigação técnica

Primeiro, é importante que os especialistas façam uma investigação técnica no perímetro. Essa etapa engloba a identificação das espécies invasoras e a localização dos núcleos das colônias.

O procedimento é imprescindível para saber quais substâncias domissanitárias utilizar. Por exemplo, o princípio ativo que funciona contra mosquitos não é o mesmo para controlar cupins. Além disso, a quantidade de cada produto varia, dependendo do grau de infestação do ambiente.

Já na desratização, a investigação técnica serve para definir os pontos de iscagem. Esses são os lugares onde serão fixadas armadilhas para capturar os roedores.

Boas práticas

Após a fase inicial, parte-se para o que importa: a imunização. Alguns procedimentos, como a instalação de armadilhas luminosas, não interferem na rotina do cliente. Porém, quando o controle de pragas envolve a pulverização de substâncias químicas, exige-se a evacuação do local por um período mínimo de 12 horas. Você pode observar se a empresa contratada segue um manual de boas práticas, como o manual fornecido pela Desinservice, que indicamos anteriormente.

Durante a realização do controle de insetos, apenas o pessoal designado pode permanecer no interior do prédio. Todos devem estar uniformizados e vestir EPIs. Portas e janelas são vedadas, impedindo o vazamento dos produtos tóxicos. Essa é outra prova de que a operação está sendo conduzida em segurança.

Como saber se a dedetização funcionou

Depois de tanta cautela, espera-se um resultado satisfatório, certo? A maior prova de que a desinsetização funcionou é a ausência de formigas, aranhas ou baratas no entorno, assim como a sujeira deixada por essas pragas tende a sumir. Mas é importante lembrar que tanto insetos quanto ratos têm hábitos noturnos. A maioria deles foge da presença humana e só vê a luz do dia em raras ocasiões. 

E aí retomamos a dúvida inicial deste artigo: se as pragas conseguem se esconder, como ter certeza de que o problema foi resolvido? A resposta é: com relatórios técnicos que forneçam dados reais sobre a dedetização. A lista sempre terá desde o parecer do biólogo responsável até o comprovante de execução do serviço.

Infográfico - Sinais da presença de pragas urbanas

Onde encontrar imunizadora de confiança

A esta altura já deu para entender os motivos para confiar numa empresa especializada em controle de pragas, não é mesmo? E se você quer uma imunizadora séria para acabar com as criaturas indesejadas, conte com a Desinservice. Temos décadas de experiência no ramo de controle de pragas e nossos colaboradores passam por capacitações constantes, seguindo todas as normas de segurança ambiental.

Outra coisa para você ficar atento: aqui, nossos clientes têm a opção da modalidade contratual, na qual enviamos informativos mensais sobre os procedimentos realizados. Incluímos, ainda, fotos dos locais, sugerindo melhorias contínuas no controle de pragas.

Vale destacar que todos os mapeamentos, relatórios e documentos fiscais ficam disponíveis na área do cliente. O dashboard on-line pode ser acessado sempre que você quiser. Esse é um compromisso que assumimos para assegurar a transparência e, consequentemente, a qualidade do nosso trabalho.

Gostou? Faça contato conosco agora e solicite um orçamento para controle de insetos, controle de ratos, controle de pombos ou controle de cupins e brocas.

Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados