Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Você já deve ter ouvido aquela frase: “Esta casa é limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz!”. Um lar onde tem vida e alegria nunca está impecável! Mas existem várias atitudes, hábitos e medidas que ajudam a manter a casa limpa o suficiente para ser saudável! A organização e a limpeza são atividades diárias que demandam tempo e comprometimento, mas compensam criando um ambiente agradável e benéfico para nossa família viver.

Serviços como o controle de pragas e a sanitização são medidas curativas e preventivas. Ainda assim, é necessário que o dia a dia na casa não proporcione acesso, abrigo, alimento e água às pragas. Como fazer isso? Com uma rotina de organização e limpeza que seja possível de manter. E a gente sabe que isso não é fácil com a vida corrida!

Como criar uma rotina de organização e limpeza?

Às vezes, você pensa que é só a sua casa que está sempre virada de pernas para o ar! Mas não é! Organização e limpeza são rotinas complexas que dependem de muitas variáveis: seu estilo de vida, o tamanho da casa, quantas pessoas e animais vivem no local, quanto tempo você tem para cuidar das suas coisas, se você tem ajuda ou não, entre outras.

Existem centenas de canais no YouTube, blogs, perfis de redes sociais e influencers que falam exclusivamente de organização e limpeza. A profissão de personal organizer também já está presente até nas cidades do interior e vários livros trazem métodos diversos com esse tema.

Pensando em ajudar você a criar uma rotina, a Desinservice elaborou e está disponibilizando para download o Calendário Mensal de Organização e Limpeza!

Como usar o Calendário Mensal de Organização e Limpeza?

Aquelas atividades de limpeza que você faz todos os dias não estão previstas aqui para não tornar o material extenso e repetitivo.
Lavar louça, retirar o lixo, varrer ou aspirar o chão, recolher roupas e louças espalhadas, entre outras, são ações necessárias para manter a casa funcionando.

Calendário, por outro lado, dedica um dia do mês para cada um daqueles aspectos que costumamos ignorar ou que só resolvemos quando não dá mais para adiar.

Um exemplo disso é “limpar bem os eletrodomésticos”, retirando qualquer resíduo de alimento ou gordura, o que pode naturalmente atrair moscas, formigas e baratas. Outro exemplo é “Descartar mantimentos vencidos”, que muitas vezes podem já apresentar o desenvolvimento de carunchos.

Saiba mais: 5 doenças transmitidas por pragas

Utilizando o Calendário Mensal de Organização e Limpeza, você vai dedicar entre 15 minutos e 1 hora por dia para resolver UMA tarefa de cada vez.

Talvez isso seja um pouco mais demorado no primeiro mês, mas será mais rápido no segundo mês e assim por diante. Pense um pouquinho: qual foi a última vez que você limpou os ventiladores de teto e os lustres ou luminárias?

Muito importante: você pode usar o Calendário Mensal de Organização e Limpeza como base e alterar algumas atividades que não tenham aplicação na sua casa e substituir por outras que façam mais sentido na sua realidade. Por exemplo: “Tirar entulhos ou coisas amontoadas da garagem e do pátio” pode não ser aplicável a quem mora em apartamento.

Você também pode concluir que algumas atividades do Calendário são feitas na sua casa todas as semanas, em função da rotina e do fluxo de pessoas. Então, é só avaliar outra necessidade de cuidado da sua casa e substituir!

download calendário de limpeza grátis Desinservice

O que isso tudo tem a ver com os insetos?

Muita coisa! Pense nisso:

  1. Focos de água parada, seja por acúmulo de coisas no quintal ou por vazamentos, se transformam em criadouros de mosquitos e bebedouro de ratos;
  2. Água de vazamentos da pia da cozinha ou do banheiro é a fonte perfeita para baratas matarem a sede;
  3. Os resíduos de gordura nos eletrodomésticos, fornos, utensílios e armários são um banquete para baratas, formigas e moscas;
  4. Armários que não são limpos se tornam um ótimo esconderijo para aranhas e traças;
  5. Estofados, mantas, carpetes e colchões podem abrigar pulgas, percevejos, carrapatos, entre outros;
  6. Mantimentos vencidos na despensa ou na geladeira atraem vários tipos de pragas;
  7. Entulhos no pátio podem ser esconderijos para aranhas, ratos, baratas e escorpiões.

Essas são apenas algumas razões para colocar em prática uma rotina de organização e limpeza para tornar a casa um ambiente saudável. Baixe o Calendário no link abaixo e comece a aplicar hoje mesmo!

Kit Controle de Pragas Desinservice

Como ter uma casa livre insetos e pragas?

Além das medidas sugeridas no material, você pode contar com a ajuda da desinsetização profissional. O controle de pragas da Desinservice é eficaz e não agride o meio ambiente. Consulte-nos!

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios