Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Vamos ver quantas vezes a história a seguir se repetiu na sua casa: você já sabe qual roupa vai usar para ir a um compromisso, mas quando retira a peça do armário descobre que ela está com vários furinhos. Sua roupa foi banquete para traças. Infelizmente, isso acontece com roupas, documentos, livros e outros bens. Por isso, listamos neste post 3 coisas que você precisa saber sobre as traças.

Antes de começarmos a nossa lista, algumas informações gerais. Continue a leitura e confira!

O que são as traças?

Traça é um nome genérico para duas ordens distintas de animais: Thysanura e Lepidoptera.

Resumidamente, a ordem Thysanura inclui a traça-dos-livros. Sua metamorfose não é completa, então as ninfas (bebês) acabam sendo bem similares aos insetos adultos.

A ordem Lepidoptera, por sua vez, abrange os tineídeos, que ficam pendurados na parede dentro de uma casquinha. Esses vivem primeiro em forma de larva e depois se transformam em mariposas quando atingem a maturidade.

Cada uma tem as suas particularidades, mas também pontos em comum, como a preferência por lugares úmidos e escuros e a capacidade de estragar materiais por onde passam.

Há quem recorra a soluções caseiras para tentar conter o avanço desse bichinho, mas a eficácia desses recursos não vale o risco. Na maioria das vezes, o prejuízo com os bens estragados é muito maior do que o valor da prevenção. E, para conter realmente uma infestação, somente o serviço profissional de controle de pragas é a solução.

O que você também pode fazer é adotar medidas preventivas para diminuir a incidência das invasoras no ambiente. Veja as 3 coisas que você precisa saber sobre traças e entenda como evitá-las em sua casa.

1.  As traças possuem nomes e formatos muito diferentes

Vamos conhecer alguns dos tipos de traça mais comuns: a traça-dos-livros, a traça-das-roupas e a traça de produtos armazenados. Aprenda a identificar cada uma delas.

Traça-dos-livros

Os insetos da ordem Thysanura não têm asas. Seu corpo alongado e achatado, com antenas nas pontas, lembra o de uma barata miúda. A diferença está na coloração acinzentada. Por tal motivo, esses exemplares também recebem o nome de silverfish, ou peixe prateado. É a traça que aparece na imagem principal deste post.

Tanto o filhote quanto o adulto têm a mesma aparência. Apenas o tamanho pode variar – e dificilmente passa de 1,5 cm.

O alimento da traça-dos-livros (Lepisma saccharina) é o amido, que se encontra na cola dos papéis de parede, nas roupas engomadas e nos tecidos de cortinas e lençóis.

Traça dos livros
Livros e documentos não estão seguros sem o controle de insetos.

Como o nome indica, a praga ainda pode comer livros inteiros, pois aproveita o papel, o pigmento da tinta e a cola da encadernação. Portanto, é potencialmente perigosa para escritórios com grande quantidade de documentos arquivados, bibliotecas e museus.

Elas podem sobreviver por meses sem se alimentar e vivem entre quatro e sete anos.

Saiba mais: Como organizar o calendário de renovação de controle de pragas

Traça-das-roupas

Essa traça pertence à ordem Lepidoptera, a mesma das borboletas. Seu ciclo de reprodução compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto.

O tamanho depende da espécie. Quando falamos da traça da lã (Tineola bisselliella), estamos nos referindo a um bicho com cerca de 0,65 cm de comprimento, identificado por antenas grossas, asas e escamas cobrindo o corpo.

Nas casas e nos estabelecimentos comerciais, é comum encontrar essas criaturas quando elas estão no casulo, um envoltório achatado em formato de losango. Dentro desse “estojo”, a lagarta consegue se alimentar e completar a metamorfose, transformando-se numa mariposa.

O estágio larva/casulo pode ser considerado o mais preocupante. É nesse período que a praga ataca diversos materiais para comer.

Sua nutrição é à base de queratina, encontrada principalmente em tecidos de origem animal. Lã, couro e algodão são algumas opções. Além disso, a traça-das-roupas aproveita sujidades como restos de pelos humanos, penas e poeira acumulada no ambiente.

Traça das roupas
As traças se alimentam da queratina dos tecidos naturais e dos restos de pele e pelos humanos.

O local preferido dessas invasoras não poderia ser outro: o guarda-roupas. Lá, elas encontram um verdadeiro banquete feito de camisas, blusões e travesseiros. Depois da refeição, elas migram para frestas nos móveis ou fissuras nas paredes, podendo continuar a transmutação à fase adulta.

O ciclo de vida completo de uma Lepidoptera leva em torno de seis meses. Quando mariposa, ela sobrevive apenas por alguns dias.

Traças de produtos armazenados

Algumas espécies da ordem Lepidoptera são o terror das empresas alimentícias. Essas mariposas se reproduzem na massa estocada de milho, arroz, trigo e outros grãos armazenados. Assim, causam quebra na mercadoria, reduzindo o peso e a qualidade do produto.

Entre as criaturas, podemos citar a traça dos cereais (Sitotroga cerealella) e a traça indiana da farinha (Plodia interpunctella). O ciclo biológico de cada uma leva em conta fatores como temperatura, umidade relativa do ar e quantidade de alimento à disposição. Nas condições ideais (para os insetos, claro), a infestação pode ocorrer em poucas semanas.

Preste atenção à despensa e aos armários de mantimentos, especialmente se você tiver um restaurante, supermercado ou armazém. Os bichinhos gostam de farinha, leite em pó, achocolatados, frutas secas, biscoitos e cereais.

Traças de produtos armazenados
Conserve os mantimentos em potes e vidros herméticos.

Pet shops também devem tomar cuidado. Isso porque a ração de animais domésticos é capaz de atrair traças.

Saiba mais: Insetos na indústria alimentícia: fuja dos perigos

2. A roupa que você acabou de comprar pode ter ovos de traças

Você já entendeu as diferenças entre os principais tipos de traças que vivem na cidade. Ainda assim, fica a seguinte questão: COMO esses animais surgem na sua casa?

Existem várias formas deles chegarem: os bichos podem ser carregados para dentro de casa porque vieram num objeto, como uma camisa, um pacote de cereal ou um livro antigo.

Outra explicação está no ar: as mariposas aproveitam uma janela aberta e voam para dentro. Basta colocar alguns ovos e pronto, começa a proliferação!

Os locais úmidos e escuros são os principais esconderijos das traças. Frestas de móveis, rodapés, cantos de parede, caixas, armários e guarnições de portas são os locais preferidos.

Para evitar a infestação dessas destruidoras no seu ambiente, adote algumas medidas preventivas:

  • Lave roupas novas antes de usá-las ou guardá-las: pode haver ovos de traça grudados nessas peças;
  • Não guarde roupas usadas: suor, restos de pele e pelos atraem as traças;
  • Instale telas de proteção nas janelas para conter a entrada das mariposas;
  • Mantenha livros, revistas e jornais em prateleiras afastadas da parede;
  • Abra as janelas e permita a boa insolação do ambiente: a luz natural afugenta os insetos;
  • Zele pela limpeza do imóvel, com atenção especial aos cantos escuros e úmidos;
  • Utilize aspirador de pó para higienizar quinas de móveis, rodapés, frestas no assoalho e demais pontos que o paninho não alcança. É justamente ali que muitos bichos se alojam.

Confira o Checklist Organizando 2021: Casa limpa e funcional o ano todo criado para ajudar você a manter as tarefas da casa sempre em dia, evitando a permanência e a proliferação de pragas e insetos. É só clicar no banner abaixo e seguir os passos para receber o material gratuitamente.

Checklist 2021

3. É nojento, mas relativamente inofensivo

Quando você abre seu armário, pega um pacote de farinha de mandioca, por exemplo, e percebe que o produto não está todo soltinho, mas apresenta algumas teias e partes mais emboladas, pode saber que aquilo ali são os rastros que as traças deixaram, mais precisamente a saliva delas. É bem nojento. Por isso o ideal é descartar alimentos que apresentem esses sinais e passar a guardar seus mantimentos em potes e vidros herméticos.

Enfim, o que as traças causam são danos materiais – que podem custar muito caro. Em se tratando de saúde humana, as traças são relativamente inofensivas. Não há registro de insetos desse tipo transmitindo doenças a pessoas. O que eles causam, isto sim, é uma tremenda incomodação pelos danos causados às coisas que você gosta e que podem ter um valor sentimental muito maior do que o valor material.

Saiba mais: 5 doenças transmitidas por pragas

Como eliminar as traças

Primeiro, adote os cuidados preventivos, que já ajudam bastante no controle das pragas. No entanto, para não correr nenhum risco, conte com ajuda profissional.

O tratamento com pulverização de domissanitários é a única maneira eficiente de eliminar focos de infestação, principalmente em prédios e condomínios. O procedimento ainda cria uma barreira invisível de proteção, impedindo que novas invasoras se instalem no perímetro.

Lembre-se, no entanto, que apenas empresas licenciadas podem administrar essas substâncias com segurança. Por isso, você deve contratar uma imunizadora especializada em desinsetização.

Conte a experiência da Desinservice. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados