fbpx

Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Quem aí nunca viu aquela fila de formigas, perfeitamente alinhada, passando em busca de alimento? Isso acontece porque elas são insetos sociais, que vivem em colônias – imensas, diga-se de passagem -, e formam uma sociedade muito organizada.

Então, para você saber um pouquinho mais antes de iniciar o combate, leia esse dossiê que preparamos para você e descubra como eliminar as formigas da sua casa ou local de trabalho. Siga a leitura!

 

MODO DE ATAQUE:

Como eliminar as formigas

As formigas podem arruinar estruturas e plantações para obter alimento

 

As formigas são divididas em castas e cada grupo possui uma função específica: as operárias, responsáveis pela coleta de alimento, e os soldados, que guardam a entrada do ninho.

Dessa forma, quando as operárias precisam transpor um obstáculo para buscar alimento elas passam por qualquer coisa, inclusive locais contaminados (espalhando bactérias por onde passam), e abrem túneis em móveis e estruturas sem pudor algum. Daí, estes túneis vão deixando as estruturas ocas e frágeis, degradando seus bens.

Saiba mais: Formigas – perigo no campo e na cidade

PREFERÊNCIAS: 

Geralmente, as formigas se instalam em locais que fornecem os 4 As: acesso, abrigo, água e alimento. Ou seja, sua casa ou empresa são alvos perfeitos.

No entanto, algumas espécies possuem gostos mais específicos: elas são atraídas por materiais esterilizados, sendo, inclusive, indicadores naturais de limpeza. Infelizmente, elas carregam fungos, vírus e bactérias para esses locais em que a higiene é imprescindível, como os hospitais e clínicas. 

E, desfazendo um mito: elas não comem madeira! Elas se alimentam de outros insetos, inclusive cupins. O grande porém dessa história é que, para ter acesso aos insetos, elas podem danificar sua casa, criando caminhos em frestas das estruturas.

 

PONTOS FORTES: 

Reprodução rápida: uma vez instalada, a colônia cresce exponencialmente.

Mandíbulas fortes com alto poder de destruição.

Olfato: com visão e audição ruins, as formigas se comunicam pelo olfato. Elas liberam feromônios de acordo com a mensagem que querem transmitir, inclusive para recrutar as colegas quando encontram alimento ou alertar sobre possíveis ameaças. Eis um grande problema com os inseticidas comuns: como possuem cheiro forte, eles espantam as formigas, que se espalham para depois iniciarem o recrutamento novamente.

Força: a saúva pode sustentar até 20 vezes o próprio peso.

Saiba mais: 5 curiosidades sobre formigas que vão surpreender você

 

COMO IDENTIFICAR: 

Surpreendentemente, existem cerca de 18 mil espécies de formigas no mundo, muitas delas consideradas pragas urbanas. 

Entre elas, uma das principais é a formiga-argentina (Linepithema humile), de cor marrom. Ela instala sua colônia em locais com abundância de alimento e se prolifera em locais de difícil acesso, como atrás de azulejos e dentro de eletrodomésticos. Além de alimentos, as formigas vão atrás de água, por isso é importante manter louça e pia secas.

Outra espécie muito comum são formigas do gênero Camponotus, conhecidas por diversos nomes, como traguá, sarassará, sararau, formiga-doceira e formiga-de-cupim. Em regiões florestais, elas ocupam cupinzeiros abandonados ou entrenós de bambus. Também podem estar em troncos de árvores podres.

Na cidade, a preferência é por estruturas de madeira danificadas. Então, qualquer fenda na parede ou no forro serve para instalar a colônia. Outros lugares suscetíveis à infestação são portas, assoalhos, decks e galpões, principalmente nas áreas com alguma infiltração ou com acúmulo de água, já que a umidade amolece as fibras da madeira e facilita o trabalho das operárias.

A formiga saúva é uma das espécies que prejudicam a produção agrícola. Conhecida também como “cortadeira”, ela recorta partes das plantas para levar até o ninho. Árvores frutíferas e lavouras de soja são seus alvos favoritos.

E agora, continue a leitura e descubra como eliminar as formigas!

 

COMO ELIMINAR as formigas?

Como eliminar as formigas: aplicação de gel por técnico da Desinservice

Técnico da Desinservice aplicando tratamento em gel contra formigas

Primeiramente, a prevenção de infestação por formigas se baseia em eliminar os quatro As. Seguem algumas dicas:

  • faça a poda de árvores e arbustos que possam encostar nas edificações;
  • observe a presença de infestação na lenha;
  • não deixe nenhuma fresta em pisos, paredes, portas;
  • instale telas em janelas e portas;
  • mantenha a pia sem louça e seca, pois a umidade também atrai os insetos;
  • conserte vazamentos e infiltrações;

Saiba mais: Baixe Grátis – Guia de boas práticas para controle de pragas e sanitização

Estes cuidados são importantes, mas se a infestação já está instalada, o melhor a fazer é procurar uma imunizadora o quanto antes.

Infelizmente, os inseticidas de supermercado não são eficientes, pois simplesmente afugentam as formigas, extremamente sensíveis a odores. Ou seja: elas vão perceber o perigo e se espalhar, piorando ainda mais a infestação.

Um tratamento altamente eficaz contra formigas é a aplicação de gel, realizada apenas por profissionais.

Após uma investigação técnica, que identifica o ninho e quais são as áreas pelas quais as invasoras circulam, é feita a aplicação do produto em locais estratégicos.

Neste caso, o gel adere às patas das formigas, que carregam o inseticida para o formigueiro, passando para todos os insetos, inclusive para a rainha. Sem genitora para botar novos ovos, a infestação termina.

 

Preciso desocupar o local da dedetização?

Não necessariamente, isso depende do procedimento necessário para o combate às formigas (atualmente, não usamos mais o termo dedetização e sim desinsetização) indicado pela equipe técnica.

Por exemplo, a aplicação em gel dispensa a desocupação do local. Deste modo, você não precisa sair de casa nem fechar seu estabelecimento. Por ser inodoro, o público não vai notar que houve alguma intervenção no espaço.

Por isso, o procedimento com gel é especialmente indicado para empresas do ramo alimentício, que seguem regras rígidas de vigilância sanitária. Outros empreendimentos que podem se beneficiar do serviço são escolas, hospitais, clínicas médicas, escritórios e lojas com grande circulação.

Saiba mais: Conheça os serviços de controle de pragas da Desinservice

No entanto, se a infestação estiver muito avançada, a equipe de desinsetização recorre à aplicação líquida, ou pulverização. Esse recurso pode ser empregado em qualquer território, das plantas industriais até os prédios históricos que não devem sofrer alterações nas cores e na textura dos móveis.

Neste caso, o tratamento demanda o isolamento do local, pois os domissanitários utilizados para a imunização podem ser tóxicos se inalados nas primeiras horas. Sendo assim, é necessário preparar o ambiente para receber a imunizadora. 

Escolha uma empresa certificada

controle de pragas urbanas utiliza substâncias concentradas e, portanto, eficientes no combate aos insetos. Por isso, as equipes são treinadas para realizar o manuseio de acordo com normas de segurança ambiental. Então, não há risco de desequilíbrio ecológico, muito menos de prejuízo à saúde das pessoas.

Os profissionais da Desinservice utilizam equipamentos de proteção individual e seguem manuais de boas práticas. Além disso, oferecem garantia de quatro meses, disponibilizando assistência técnica durante todo o período.

Com certeza, o controle de insetos reduz o risco de conviver com aranhas, baratas, escorpiões, formigas, pulgas, moscas, mosquitos e traças. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios