Eles têm hábitos noturnos e costumam fugir da presença de humanos. Por isso, é difícil encontrá-los ao vivo no dia a dia, mesmo em locais densamente povoados por essa praga. Como os roedores podem contaminar alimentos e transmitir doenças, você precisa aprender a identificar sinais de infestação de ratos. Quanto antes houver suspeita de problemas, mais cedo pode-se chamar ajuda especializada, o que diminui prejuízos.
Sinais de infestação de ratos
– Roeduras: As marcas deixadas pelos ratos são ranhuras paralelas. Os animais precisam manter seus dentes afiados e, portanto, roem diversos materiais, da madeira ao concreto. É comum encontrar esses indícios em rodapés, quinas de móveis, fiações elétricas, caixas de papelão, tecidos, potes plásticos e alimentos – especialmente frutas e cereais.
– Manchas: Os roedores se habituam a traçar os mesmos caminhos, quando buscam comida. Assim, podem deixar um rastro de sujeira e gordura pelos espaços onde circulam. Paredes, móveis e outros objetos com coloração adulterada podem levantar suspeita de infestação.
– Pegadas: Esse é um sinal bastante óbvio da presença de animais num recinto. Os vestígios são mais visíveis em ambientes empoeirados, como sótãos e depósitos. Caso haja desconfiança de que ratos andaram atacando a mercadoria, uma dica é polvilhar farinha sobre a área e tirar a prova no dia seguinte.
– Fezes: Os excrementos variam de tamanho conforme a espécie do bicho. Em geral, são escuros e têm formato cilíndrico, podendo medir de três a seis milímetros. A presença se torna mais frequente à medida que a ninhada aumenta. Os pontos mais corriqueiros são armários, cantos com entulho e a parte inferior dos móveis.
– Barulhos e odores: Se o bando crescer demais, ouvem-se com mais facilidade ruídos característicos, principalmente à noite. Já o cheiro desagradável pode ser decorrente tanto da urina quanto da decomposição de roedores mortos.
Algumas espécies de ratos, como o rato de telhado (rato-preto), uma das mais encontradas nas zonas urbanas, tem características e hábitos bem específicos. Por isso, preparamos um artigo exclusivo sobre como identificar sinais de infestação e evitar os ratos de telhado. Confira!
Saiba mais: O que estes barulhos no telhado significam?
O que fazer em caso de infestação de ratos
Alimentos com sinais de roeduras devem ser descartados imediatamente. A saliva dos ratos pode conter bactérias nocivas, que contaminam a comida.
Ao encontrar um animal sem vida, vista luvas de borracha e máscara antes de manuseá-lo. Use vassoura e pá para transferi-lo a uma sacola plástica. Vede o saco e jogue-o no lixo. Em seguida, tome banho para eliminar quaisquer resquícios de pelos.
Para saber mais sobre o que fazer em casos de infestação de ratos, confira nossos artigos sobre como eliminar ratos e ratazanas e sobre quais as melhores armadilhas para ratos.
Saiba mais: Ciclo de vida dos ratos pode dificultar o controle de pragas
Conte com ajuda profissional
O procedimento de controle de ratos deve ser conduzido por uma equipe especializada, que cumpra normas de segurança ambiental e ofereça garantia dos serviços. Entre em contato com a Desinservice e faça um orçamento. Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.