Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Cupins são um problema não só para quem tem móveis de madeira, livros ou papéis em casa. Com mandíbulas poderosas, algumas espécies chegam a corroer paredes e até fiações elétricas para ir em busca de alimento.

Aliás, um prédio inteiro pode ficar comprometido pelos insetos. Estimativa da Associação Nacional de Controle de Pragas dos Estados Unidos indica que US$ 5 bilhões sejam perdidos, anualmente, em função de prejuízos na construção civil daquele país.

Por isso, é preciso encontrar maneiras de combater infestações. O artigo de hoje traz tudo que você precisa saber sobre cupins. Fique conosco!

Origem do cupim

Antes de tudo, precisamos informar de onde vêm os cupins. Esses insetos estão espalhados pela natureza e, inclusive, cumprem importantes funções no mundo.

O problema acontece quando a colônia se instala na cidade. Com o avanço das zonas urbanas e a diminuição das áreas florestais, essas criaturas migram para residências e estabelecimentos comerciais.

Além de não terem predadores nesses espaços, conseguem abrigo e comida em abundância. Resultado: as colônias crescem desordenadamente, tornando-se uma praga.

O pior é que cupins não comem apenas madeira. Como obtêm energia da celulose, podem consumir papel, papelão e até alguns tipos de tecido. É por isso que roupas, livros e caixas também sofrem avarias.

Leia também: Aprenda a se proteger de cupins em instrumentos musicais

Para que servem os cupins?

Bem, eles servem de alimento para outros seres, ajudando no equilíbrio da cadeia alimentar. Mas não é só isso.

Cupins ajudam a decompor árvores mortas. Também constroem túneis no solo, um movimento necessário para a drenagem da terra e a distribuição da matéria orgânica.

Em resumo, esses animaizinhos colaboram para manter as florestas mais férteis. São, portanto, um elemento essencial para o ciclo da vida.

Espécies de cupins mais comuns no Brasil

Há milhares de espécies de cupim na natureza. Porém, nem todas são consideradas pragas urbanas. Veja a seguir fotos de cupins que mais merecem nossa atenção:

Cupim de solo (Coptotermes gestroi)

Como o nome mais popular indica, esse tipo de inseto costuma viver na terra, pois gosta de umidade. Só que ele também é conhecido como “cupim de parede”, e por um motivo terrível: destrói a alvenaria em busca de alimento.

O bicho pode danificar materiais como betume, borrachas, cabos elétricos e telefônicos, couro, isopor, plásticos, metais, tijolos e tecidos. Tudo para chegar até a próxima refeição.

Cupim de solo (Coptotermes gestroi)
Cupim de solo (Coptotermes gestroi)

Cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis)

Essa espécie é muito comum em infestações de mobiliário, causando importante prejuízo econômico. A colônia vive exclusivamente nas estruturas de madeira e materiais celulósicos, corroendo-as de dentro para fora.

Cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis)
Cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis)

Cupim arbóreo (Nasutitermes corniger)

De origem brasileira, é uma espécie que infesta árvores e plantas vivas, mas também pode atingir edificações. Os cupins afetam o madeiramento do telhado, cercas de propriedades rurais, batentes de portas e armários embutidos. Eles infestam madeira dura ou mole, seca ou úmida, manufaturada ou não.

Cupim arbóreo (Nasutitermes corniger)
Cupim arbóreo (Nasutitermes corniger)

Onde os cupins fazem ninho?

A localização do cupinzeiro depende dos hábitos de cada espécie. Por exemplo, os cupins subterrâneos fazem ninho no solo por causa da umidade. A partir daí, constroem túneis de terra pelas paredes, por onde se deslocam em busca de comida.

Já os cupins de madeira seca se escondem em qualquer local, como móveis, rodapés e batentes de porta. Para piorar, eles podem estar nos alicerces de uma casa, no forro do telhado e nos caixões perdidos, que são peças de madeira instaladas em lajes de concreto. Dessa forma, comprometem a sustentação do prédio inteiro.

A reprodução da “família” também é rápida. A rainha dos cupins vive cerca de 30 anos, chegando a botar até 60 milhões de ovos no período. Como a maioria das crias fica protegida no solo ou em alvenarias, você dificilmente encontra as larvas, então os sinais de infestação só aparecem quando é tarde demais.

Saiba mais: 5 sinais de infestação por cupim

Por que ocorrem revoadas de cupins alados?

Talvez você já tenha reparado que existe cupim com asas e cupim sem asa, né? Isso não significa que sejam de espécies diferentes. É algo que ocorre entre todas as espécies urbanas, sendo as asas uma característica que diferencia os tipos de cupins dentro da colônia.

É que os cupins se dividem em castas. Enquanto os obreiros cavam galerias, buscam alimento, constroem a colônia e cuidam dos mais jovens, os soldados têm como principal função proteger o cupinzeiro dos predadores.

os reprodutores são responsáveis pela proliferação e pela criação de novas colônias. Apenas esses têm asas, pois devem abandonar o lar na revoada, encontrar um parceiro ou parceira de outro grupo (que também está em revoada) e estabelecer um local seguro para iniciar a reprodução.

Estes cupins alados são conhecidos como siriris ou aleluias. Eles voam principalmente no fim do dia, durante a primavera e o verão – justamente quando as janelas das casas estão abertas por causa do calor.

Os bichos não percebem diferença entre a luz artificial e a luz da lua, sendo atraídos pelas lâmpadas acesas. Então, invadem as residências e se instalam nas estruturas de madeira.

Leia também: Ataque de cupim destrói o móvel? Conheça um caso real

Como se proteger da revoada dos cupins alados?

É muito difícil barrar completamente a chegada dos cupins alados. No entanto, você pode adotar medidas paliativas para diminuir ou postergar os estragos. Acompanhe as sugestões:

Telas protetoras

Elas devem ser instaladas nas janelas e nas portas, barrando a entrada de insetos. Contudo, esse recurso não impede os cupins de se estabelecerem no madeiramento do telhado, ou mesmo no jardim e nas estruturas da área externa, como decks e pergolados.

Luzes apagadas

Desligar as luzes no interior do imóvel pode evitar que a revoada venha em direção ao quarto ou à sala. Outra opção é instalar armadilhas luminosas em pontos estratégicos para atrair cupins e outros insetos noturnos.

Veneno

Funciona, mas nem tanto. É que, muitas vezes, os cupins ficam em locais distantes da superfície, de modo que o cupinicida não chega ao núcleo da colônia. Assim, a infestação continua.

Os produtos vendidos no varejo tampouco evitam futuras infestações, pois não têm ação residual (ou seja, não criam uma barreira protetora duradoura).

Ah, e você provavelmente já ouviu várias receitas para afastar cupins, muitas delas à base de querosene, creolina ou óleo queimado. Nem pense nisso! Essas substâncias são altamente inflamáveis e, na ocorrência de um curto-circuito, podem causar uma tragédia.

Saiba mais: O veneno de cupim não resolveu a infestação. E agora?

Cartilha do Cupim Desinservice: respostas para as 50 perguntas mais frequentes

Ainda tem curiosidades que não respondemos? Pois a Desinservice preparou uma cartilha exclusiva com 50 perguntas sobre cupins.

Nossos especialistas organizaram esse material para esclarecer boatos e desfazer mitos sobre a praga. Afinal, a informação correta é essencial para você não investir em produtos e serviços ineficazes.

Com a cartilha, vamos explicar, por exemplo:

– Quais doenças são transmitidas pelos cupins?

– Móveis em MDF são imunes a cupim?

– Madeiras de lei estão protegidas naturalmente, ou isso é uma mentira?

Clique no banner abaixo ou acesse o link ao lado para receber a cartilha com perguntas sobre cupins gratuitamente no seu e-mail. Basta preencher seus dados. É fácil, rápido e seguro!

Baixe grátis a cartilha de 50 perguntas sobre cupins

Onde encontrar dedetizadora de cupim no RS?

A descupinização definitiva só é possível com ajuda profissional. Os especialistas em controle de pragas urbanas realizam uma investigação técnica para localizar possíveis focos de infestação. Depois, administram produtos específicos e de uso controlado.

Trata-se de uma prática tanto curativa quanto preventiva. Isto é: o serviço elimina colônias já existentes e impede a chegada de novos intrusos por até um ano.

No entanto, apenas empresas autorizadas podem realizar esse trabalho. No Rio Grande do Sul, as imunizadoras devem ter licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).

A Desinservice tem profissionais qualificados e experiência na área. Confira nossos telefones:

Descupinizadora em Porto Alegre e Região Metropolitana: (51) 3010.1377

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 em Santa Cruz do Sul: (51) 99548.6391

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 em Cachoeira do Sul: (51) 3723.1502

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 em Rio Grande: (53) 3010.1111

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 em Pelotas e Região Sul: (53) 99926.4175

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 em Passo Fundo: (54) 3310.1444

Descupinizadora em Santa Maria e Região Central: (55) 3028.6888 na Região Norte: (54) 99632.5381

WhatsApp Desinservice: (55) 99905-3373

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para controle de cupins e brocas. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados