(55) 3028.6888 | (51) 3723.1502 | (55) 99905.3373

Blog

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Uma imunizadora de qualidade segue as normas dos órgãos reguladores. Entre essas medidas, está a adoção de boas práticas no controle de pragas.

Mas você também pode fazer sua parte para garantir a eficácia do serviço. A seguir, damos orientações para clientes que recorram não só ao controle de insetos, cupins e ratos, como também à sanitização, à higienização de reservatórios e ao expurgo de grãos. Confira!

Procedimentos para o controle de pragas

Soluções como a aplicação em gel e as armadilhas luminosas não interferem na rotina. O controle de ratos e o controle de pombos também são relativamente simples. Nesses casos, o serviço ocorre durante o expediente da empresa, ou enquanto os moradores da casa realizam suas atividades cotidianas.

No entanto, situações mais sérias de desinsetização e descupinização podem demandar o uso de uma substância líquida. Nessas circunstâncias, você deve preparar a área.

Acondicione alimentos, utensílios de cozinha e pertences pessoais em armários fechados. Proteja aquários e eletrodomésticos com plástico. Feche as portas e as janelas. Depois, remova plantas e animais do local.

Durante o procedimento, apenas o pessoal autorizado permanece no ambiente. Os especialistas vestem máscaras de respiração e outros equipamentos de segurança.

Após algumas horas, já se permite a circulação natural de ar. Um tempinho mais tarde, os recintos podem ser ocupados por pessoas – convém que plantas e animais retornem somente no dia seguinte. Consulte a equipe para verificar o período adequado de evacuação.

Por fim, use luvas e máscara descartável para limpar os cômodos com pano úmido.

Boas práticas para a sanitização

A sanitização de ambientes funciona de modo semelhante ao citado acima: deve-se isolar a área por um tempo. Porém, existem alternativas mais simples para remover ácaros e bactérias. Vale lembrar que esse cuidado evita alergias e problemas respiratórios.

Na sanitização de colchões, tapetes e estofados, você só precisa remover os lençóis e manter o espaço arejado. Aguarde uma hora até que o material seque e possa ser utilizado novamente.

Já a sanitização de ar-condicionado requer o desligamento do aparelho. Ele poderá ser acionado uma hora depois do serviço. O objetivo dessa manutenção é melhorar a qualidade do ar em escritórios, lojas, escolas e hospitais, entre outros estabelecimentos.

Sanitização de Ar-condicionado

A sanitização de ar-condicionado melhora a qualidade do ar

Cuidados na higienização de reservatórios

Para a limpeza de caixa d’água, feche os registros com antecedência. O nível de líquido no reservatório tem que ficar abaixo dos 20 cm.

Em prédios com alta circulação de pessoas, o público precisa ser avisado previamente sobre o desabastecimento. Cabe a cada indivíduo evitar a abertura de torneiras e o acionamento de descargas para impedir entrada de ar nos canos.

Por segurança, apenas a equipe de higienização terá acesso aos registros durante o trabalho. Terminada a operação, a água estará própria para consumo em cerca de 30 minutos. Basta verificar se todos os registros foram abertos e, aí, utilizar as torneiras normalmente.

Boas práticas para o expurgo de grãos

O expurgo de grãos é um procedimento que utiliza o gás fosfina para prevenir pragas em silos, armazéns e outros espaços graneleiros. O procedimento é semelhante à higienização de reservatórios: deve-se isolar o perímetro e desligar o quadro de comando, para que os profissionais possam dar seguimento à aplicação.

Lonas e fitas ajudam a proteger a massa estocada. Não tente removê-las durante a fumigação. Após o serviço, a equipe contratada determina quando a entrada no silo será permitida novamente. É que, mesmo com as máquinas paradas, ainda pode haver gás no ar.

Mais informações sobre boas práticas no controle de pragas

Quer saber mais sobre as ações necessárias antes, durante e depois dos procedimentos listados neste artigo? Então baixe gratuitamente o Manual de Recomendações sobre os serviços da Desinservice. O documento oferece orientações para que você conquiste mais qualidade de vida em casa e no trabalho.

Manual de Recomendações - Desinservice

Sempre que necessário, conte com nossa experiência. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios