Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre o uso de soda cáustica para desentupimento, certo? Com um simples sinal de entupimento, é corriqueiro que muitas pessoas apelem para qualquer tipo de produto que acham na internet ou que alguém, sem nenhum sinal de conhecimento acerca do assunto, tenha recomendado. Na inquietação para dar um basta neste problema tão inoportuno, vale de tudo. Mas, muitas vezes, as pessoas acabam colocando em risco o seu patrimônio ou até sua própria vida.

O uso da soda cáustica é, de fato, bem comum para os desentupimentos superficiais. A soda cáustica é conhecida também por sua fórmula molecular, NaOH, o Hidróxido de sódio. Este hidróxido é um produto químico muito poderoso que possui ação altamente corrosiva. Muito utilizado pela indústria na fabricação das mais diversificadas categorias de produtos, como: papel, alumínio, sabão, detergente, biodiesel, pode ser utilizado até mesmo em alimentos. A soda cáustica possui o cloreto de sódio como sua matéria-prima. Dessa mesma substância, através da eletrólise, são extraídos o cloro e a soda cáustica.

Soda cáustica funciona para desentupir?

Um fato é que essa dica é passada de geração para geração. Por conta disso, atualmente, é considerada uma técnica caseira para acabar com os entupimentos. Mas, apesar de parecer uma ideia eficiente e prática, é preciso ficar atento quanto à indicação de especialistas sobre essa prática. A realidade é que essa prática não seja utilizada para esse tipo de reparo.

A verdade é que ela funciona de maneira bem simples por ser um produto corrosivo. Através da corrosão, ela dissolve totalmente o dejeto que está obstruindo o cano, podendo ser do banheiro, da pia, do box, ou pia da cozinha. A soda cáustica consegue dissolver o papel, material orgânico, alimentos, cabelo e objetos biodegradáveis. Apesar disso, quando o assunto é desentupimento, é necessário tomar alguns cuidados e atentar-se a algumas questões importantes.

Apesar de conseguir dissolver tantos dejetos, não se iluda ao pensar que a soda cáustica irá ser a solução de todos os seus problemas: NÃO SERÁ! A questão é que ela funciona apenas com produtos totalmente orgânicos. Isto é: se houver a presença de outro elemento, este problema não será solucionado.

Saiba mais: Causas para o mau cheiro no ralo da pia

Soda Cáustica pode ser usada para desentupir qualquer coisa?

É verdade que a soda cáustica pode solucionar pequenos entupimentos, principalmente caseiros, como em pias de cozinha, pias de banheiro, ralos e pequenas obstruções de encanamentos, ou seja, casos superficiais.

Não são apenas as pessoas que estão em risco ao utilizar a soda cáustica, os canos e o encanamento também sofrem com esse problema! Como falamos, a soda é um material corrosivo.
Enquanto a soda não é suficiente para corroer os canos, ela é capaz de amolecer o material e danificar toda a sua estrutura. Pode até ser que você seja capaz de desobstruir o cano, porém, pode acabar danificando o PVC e prejudicando sua estrutura. Isso ocorre pois quando o hidróxido de sódio entra em contato com a água, ele sofre uma reação química que o esquenta e eleva a sua temperatura a mais de 100ºC. A função da Soda Cáustica é corroer toda a obstrução do encanamento. Entretanto, ela também acaba por corroer o próprio cano, podendo, assim, danificá-lo. Assim, pode acabar gerando problemas muito mais complicados do que um entupimento e levá-lo a um prejuízo dobrado: o desentupimento e a nova tubulação. Além disso, será necessário contratar duas mãos de obra para solucionar os problemas.

Riscos de usar soda cáustica para desentupir

O pior dos riscos está ligado ao uso da soda cáustica ligada aos perigos à saúde. As pessoas não se atentam, mas, a soda cáustica é uma solução química corrosiva extremamente poderosa. O produto químico, ao entrar em contato com a pele, é um grande vilão que pode gerar queimaduras químicas gravíssimas.

Diversas vezes, as pessoas utilizam a soda cáustica misturada a água quente para causar um borbulhamento e ficar mais forte a reação. Mas, caso você cometa um leve descuido, é bem provável que saia com uma grande queimadura. Por isso, essa tarefa pode ser bem difícil, então, deve exigir equipamentos de proteção, como: óculos, luvas e máscaras.

Mas, se mesmo com todos esses cuidados, você sofrer algum acidente, é necessário ficar atento. Toda a queimadura causada por agentes químicos deve ser imediatamente acompanhada por um médico. Além de causar lesões no local do contato com o hidróxido de sódio, a absorção do produto pela pele pode causar danos desastrosos. É extremamente importante, no momento da lesão, a limpeza da ferida com bastante água. Também é fundamental que a água esteja em temperatura ambiente. Posteriormente, você deve proteger a ferida com curativo e procurar atendimento médico imediato. Em lesões que sejam mais leves, o tratamento pode ser feito apenas com pomada de sulfadiazina de prata e óleos hidratantes. Esses cuidados são suficientes para auxiliar a cicatrização correta. O uso de antibióticos só deve ser feito com a prescrição de um médico.

Então, ATENÇÃO: queimaduras nos membros devem ser bem avaliadas, pois corre o risco de perda de função da área acometida!

Profissionais não indicam usar soda cáustica para desentupimentos

A soda, pode parecer ter um custo benefício interessante, mas, pode gerar alguns prejuízos bem piores do que somente um entupimento. Quando o produto entra em contato com gordura e água, ele pode solidificar todos os dejetos que estão entupindo o cano. Assim, tudo o que poderia ser um simples entupimento pode virar uma grande obstrução sólida, ou seja: empedrar. Este tipo de entupimento pode ser bem mais difícil de ser solucionado. Além disso, há uma diminuição da vazão de água. Então, por esse motivo, é mais aconselhável ser resolvido por uma empresa profissional para não duplicar o prejuízo.

Na pia da cozinha, por exemplo, para evitar que este problema ocorra, aconselha-se sempre despejar água quente pelo ralo, para derreter a gordura que fica presa nas paredes dos canos. Este processo pode ser feito uma vez por semana. Assim, há uma maneira de prevenir que a gordura entupa a encanação e tenha que usar a soda cáustica.

Saiba mais: Desentupimento – conheça os diferenciais da Desinservice

Como fazer desentupimento com soda cáustica?

Para desentupir o vaso sanitário entupido, a primeira coisa que se deve pensar é na sua própria segurança. Sempre deve usar luvas e óculos de proteção para garantir que nenhum acidente ocorra.
Em segundo momento, não se esqueça de colocar não colocar a soda cáustica diretamente no vaso sanitário, pois os cristais podem se solidificar, gerando assim, um entupimento ainda maior. Para dissolvê-la, basta misturar em água.

É comum, e pode ajudar muito a desentupir pias, vasos, ralos de banheiro, mas NUNCA tubulações. Você amolecerá o cano de PVC, podendo ocasionar rachaduras, vazamentos e comprometer toda a sua tubulação.

Mas atenção: não indicamos realizar o desentupimento com soda cáustica, pois é extremamente perigoso.

Afinal, como efetuar o desentupimento com a soda cáustica? Confira as dicas abaixo:

Passo 1

Adicione aproximadamente quinhentos gramas de soda cáustica em dois litros de água. Para isso, é necessário manter os olhos e o nariz longe;

Passo 2

Em um grande recipiente, misture a soda cáustica com água, cuidadosamente. O recipiente precisa de plástico. Certifique-se de que o produto não seja derramado do recipiente;

Passo 3

Após a mistura de água e soda cáustica estar bem efetuada, despeje tudo dentro do vaso sanitário, ou do local desejado, e feche a tampa;

Feito isso, repita o procedimento novamente, caso o seu problema não seja resolvido. Deixe agir por algumas horas. No dia seguinte, despeje, com muito cuidado, baldes de água quente dentro do vaso, até atingir a metade da louça.

Se isso não ocorrer, não prepare a solução como mencionado acima novamente e descarregue-a no vaso sanitário porque o produto, quando utilizado em excesso, pode estragar a tubulação e provocar vazamentos de água no banheiro. Nesse caso, chame uma desentupidora especializada.

A Soda Cáustica é eficiente em desentupimentos?

Pode ser verdade, mas nem sempre. Em alguns tipos de entupimentos que ocorrem em casa são solucionados com o auxílio deste produto. Geralmente, entupimentos mais superficiais e localizados podem ser facilmente desobstruídos com o uso da Soda Cáustica.

A obstrução, quanto maior ela for, menos a soda cáustica será capaz de solucionar. Quando o problema é grande e corriqueiro, ou seja, sempre se repete, a melhor saída sempre é buscar uma empresa que possui equipamentos e profissionais para resolver o entupimento. Além disso, é importante que você saiba, antes de efetuar o desentupimento, que além de desentupir, a soda cáustica também poderá corroer sua tubulação.

O que fazer quando a soda cáustica não funciona?

A recomendação que oferecemos é para não utilizar a soda cáustica para desentupir canos! O uso desse produto pode gerar um prejuízo duas vezes maior do que somente um desentupimento. Além do pior dos danos: à sua saúde!

Uma forma de prevenir antes que o problema ocorra, é despejar 1 litro de água quente pelo encanamento da cozinha, ao menos uma vez por semana.
Mas, se o problema persistir, o mais indicado é contratar um serviço especializado e eficiente. Conte conosco para te ajudar e solucionar o problema de uma vez por todas!

Desentupimento profissional

A Desinservice presta o serviço profissional de desentupimento e possui uma equipe altamente treinada e preparada para lidar com os mais variados tipos de entupimentos. Ligue ou fale conosco pelo Whatsapp:

Ou entre em contato clicando no botão abaixo e solicite um orçamento grátis!

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn

Posts Relacionados