Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Quem trabalha em cozinha sabe como o mau cheiro no ralo da pia pode ser incômodo. Quando o odor sobe, o desconforto é geral, capaz até mesmo de prejudicar a produtividade da equipe.

Além da insalubridade, o ambiente ganha um aspecto de falta de higiene, mesmo que nem sempre seja esse o caso.

Quer saber o que está por trás do problema? Então acompanhe as informações a seguir. Também vamos dar dicas de como eliminar odores. Aproveite!

De onde vem o mau cheiro no ralo da pia?

O mau cheiro na pia da cozinha pode ter diferentes origens. Em geral, está relacionado ao acúmulo de sujeira, embora a simples falta de uso também cause prejuízos. Acompanhe:

Sifão seco

A maior parte dos encanamentos tem um sifão. Trata-se de uma peça curvada, em forma de U, instalada abaixo da pia. Ela serve para acumular um pouco de água, impedindo que os vapores da tubulação subam pelo ralo.

Ou seja: em situações normais, o sifão bloqueia odores. Só que a utilização inadequada das estruturas compromete os resultados.

A primeira causa possível para o cheiro ruim do ralo é a falta de uso. Se o equipamento fica inativo por muito tempo, a água do sifão evapora, abrindo espaço para os gases do esgoto se espalharem além dos canos.

Vazamento

Obviamente, sifão seco não é o caso de refeitórios, restaurantes e cozinhas industriais em plena atividade. Nesses locais, uma hipótese mais provável é de falha no maquinário.

Peças mal colocadas, ou desgastadas pela ação do tempo, apresentam brechas e fissuras. É justamente por ali que exalam os odores.

Aliás, não só odores. A água também pode vazar por esses pontos, ocasionando infiltrações e aumentando o desperdício. Imagine a conta no fim do mês…

Saiba mais: Como aumentar a vida útil do encanamento e evitar vazamentos

Acúmulo de restos de alimentos

Ainda, o acúmulo de resíduos no sifão costuma causar bastante incômodo. Restos de comida também podem escoar para partes mais profundas da rede hidráulica.

Com o tempo, os dejetos depositados nos canos apodrecem, fazendo com que as colônias de bactérias e fungos se proliferem. Isso intensifica o mau cheiro do ralo.

E pior: não bastasse o fedor, essa matéria orgânica apodrecida vira alimento para pragas. O resultado é que a cozinha pode ficar infestada por baratas e moscas, entre outras criaturas nojentas, prejudiciais à saúde humana.

Leia também: Previna a contaminação cruzada em serviços de alimentação

Gordura e óleo acumulados

Para completar nossa lista, temos que citar o descarte irregular de óleo no ralo da pia. Sim, irregular, pois esse produto é extremamente poluente. (O ideal seria chamar uma empresa especializada para coletar o material, como explicamos neste artigo sobre emergências ambientais.)

Fora isso, a gordura que escorre pela tubulação se solidifica, criando pontos de bloqueio nas paredes internas dos canos. Isso aumenta as chances não só de fedor, como de entupimento.

O que fazer para se livrar do cheiro ruim do ralo da pia?

Agora que já mostramos as principais causas para o odor, você vai aprender como tirar cheiro ruim do ralo.

Considerando que muitos casos estão relacionados ao acúmulo de sujeira no sifão, sugerimos removê-lo e lavá-lo sempre que houver necessidade. Basta fechar o registro, desencaixar a peça e higienizá-la com água e sabão antes do reencaixe.

Também dá para amenizar o fedor com uma solução ecológica. Primeiro, despeje 100g de bicarbonato de sódio pelo orifício da pia. Depois, jogue uma mistura de 200ml de vinagre branco com 500ml de água quente. Deixe agir por uma hora e abra a torneira para limpar a área. Esse processo elimina boa parte das bactérias.

Nas situações em que houver entupimento da tubulação, recorra ao serviço profissional de hidrojateamento. Ele usa água em alta pressão para remover as incrustações. É um processo ambientalmente seguro e que não danifica as estruturas do encanamento.

Leia também: Você sabe o que é hidrojateamento? A Desinservice explica

Esgotamento de fossa e limpeza da caixa de gordura

Vale lembrar que muito do material orgânico que escorre pelo ralo vai parar na caixa de gordura, conhecida popularmente como graxeira. É lá que fica o conteúdo sólido mais denso, enquanto os líquidos são liberados na rede de esgoto.

Sem a devida manutenção, pode ocorrer entupimento ou transbordamento da estrutura. Aí, infelizmente, o prejuízo sanitário para sua cozinha é certo! Há riscos graves de contaminação, além de infestações por pragas que se alimentam dos rejeitos.

Portanto, você deve recorrer mais uma vez à higienização. Aqui no blog, temos um passo a passo para residências e outros ambientes com baixa demanda. Confira:

Veja também: Limpeza de caixa de gordura passo a passo

Restaurantes e indústrias alimentícias, por sua vez, precisam de ajuda especializada. 

O serviço profissional de limpeza de graxeira utiliza uma bomba de auto vácuo para esvaziar o recipiente. Em seguida, os resíduos são transportados para áreas determinadas pela Vigilância Sanitária, garantindo segurança ao meio ambiente e à saúde pública.

A Desinservice é uma desentupidora que conta com licença dos órgãos reguladores para realizar esse tipo de serviço de forma sustentável. Nossa equipe oferece limpeza te tubulações com hidrojateamento de tubulações, serviços de desentupimento como higienização de fossas e de caixas de gordura, além de controle de pragas.

Com nosso auxílio, você:

  • Garante maior vida útil aos equipamentos;
  • Previne contaminações e infestações;
  • Acaba com o mau cheiro no ralo da pia da cozinha.

Quer saber mais? Entre em contato com a Desinservice e solicite um orçamento! Fones: 0800 042-0291 / (55) 3028-6888 / (51) 3723-1502. Whatsapp: (55) 99905-3373. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Pinterest

Posts Relacionados