Blog Desinservice

Novidades e conteúdo exclusivo sobre saúde ambiental.

Essa dúvida sempre surge: o controle de pragas deve ser um serviço avulso ou contratual?

Muitas pessoas não querem se comprometer com um Serviço Contratual e acabam preferindo Serviço Avulso.

O grande problema é que elas só buscam o serviço quando a infestação já existe e, muitas vezes, está num nível avançado!
Então, como saber quando escolher cada modalidade de serviço: avulso ou contratual? Vamos conferir!

Quando o Serviço Contratual é melhor?

Antes de tudo, é importante entender que o objetivo do Serviço Contratual é manter sua casa ou empresa LIVRE de pragas! Estamos falando de prevenção, ou seja: EVITAR a entrada e a proliferação de insetos, ratos, baratas e outras pragas urbanas. Isso é muito diferente de agir APÓS a infestação já estar presente.

Por isso, na maioria dos casos, tanto para empresas quanto para residências, o melhor é ter o suporte contínuo do Serviço Contratual.

Esse tipo de serviço considera a renovação das barreiras protetoras para cada tipo de praga e mantém o ambiente saudável.

Isso significa que o efeito de cada proteção não “passa do vencimento”, pois quando o produto utilizado está perdendo sua eficácia são feitas novas aplicações.

Quanto tempo dura o Controle de pragas?

É muito importante compreender que o controle de pragas não é realizado UMA VEZ e pronto. As substâncias utilizadas têm um ciclo de vida útil, que pode ser de 3 meses até 12 meses, dependendo do tipo da praga combatida. Passado esse período, é necessário que novas aplicações sejam feitas, assim a barreira protetora é renovada.

Serviço contratual obrigatório

As empresas do segmento de alimentação – tanto indústrias quanto serviços – obedecem determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece o serviço de Controle de Pragas como um plano continuado MENSAL.

Para essas empresas, o controle de pragas é previsto em lei e a falta de documentação comprobatória, durante a fiscalização, pode levar à suspensão do alvará de funcionamento.

Empresas de outros segmentos, condomínios, escolas, órgãos públicos e demais organizações podem ter menos frequência no controle de pragas. Ainda assim, é recomendado que ele seja realizado a cada 6 meses ou, no máximo, 1 ano, dependendo da garantia do serviço.

Serviço contratual para Pessoa Física

E, no caso das residências, serviço contratual também é melhor?

Digamos que, na sua casa, você utilize os inseticidas comprados em mercados e lojas e que, no seu animal de estimação, você utilize os antipulgas da petshop. O que você está fazendo é CONTROLAR os insetos e pragas aparentes. Dificilmente seu esforço vai chegar a eliminar a colônia ou a impedir a chegada de novos insetos.

Neste ponto, o Serviço Contratual é uma escolha vantajosa, pois ele consegue unir as funcionalidades CURATIVAS + PREVENTIVAS. Por se manter renovado ao longo do tempo, ele cria um ambiente em que insetos e pragas não conseguem mais se proliferar.

Existe, também, o fator da confiança e da segurança: ao contratar uma empresa com credibilidade, você passa a conhecer e confiar nos profissionais que estarão transitando pela sua residência ou empresa a cada período de renovação do controle de pragas.

Prevenir é melhor que remediar – e mais econômico também

Além das vantagens funcionais, o Serviço Contratual é mais econômico!

Primeiro, porque ele busca SANAR e EVITAR infestações. Imagine a quantidade de substâncias necessárias para conter infestações de cupins, baratas, formigas, ratos, pulgas e outras pragas em locais que não foram tratados!

Em segundo lugar, a manutenção de um ambiente sem pragas evita prejuízos ao imóvel, aos móveis e à saúde da família.

Saiba mais: Cupins Alados – A revoada do prejuízo

E quando o Serviço Avulso é mais indicado?

O Serviço Avulso pode ser uma ótima alternativa quando se busca combater um problema pontual que não requer manutenção.

Alguns exemplos:

  • Sanitização ou desinsetização de um imóvel na praia, que será utilizado apenas por um período;
  • Desinsetização de um pátio ou terreno onde antes havia animais e há infestação de pulgas e/ou carrapatos;
  • Controle de pragas em um imóvel que será disponibilizado para locação;
  • Sanitização e controle de pragas em empresas que não tem nenhum sinal de infestação de insetos e nem intenso fluxo de pessoas e que podem se beneficiar de medidas curativas.

Saiba mais: Tiramos 8 dúvidas sobre dedetização de ambientes

Qual você deve escolher?

E então? Depois dessas considerações, o que é melhor para você: controle de pragas como serviço avulso ou contratual? Bem, cada pessoa tem uma realidade diferente!

Um mesmo cliente pode, inclusive, utilizar os dois! Pode preferir o Serviço Contratual na sua residência e, se for um profissional como um advogado, por exemplo, pode utilizar os Serviços Avulsos no seu escritório.

O melhor é conversar com a nossa equipe e realizar o diagnóstico das suas necessidades, para então traçar um plano com as soluções mais adequadas!

Saiba mais: Como escolher a dedetizadora certa

Desinservice segue as melhores práticas para realizar um trabalho eficaz e seguro. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o controle de pragas. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Orçamentos para Controle de Pragas, Sanitização e Higienização de Reservatórios